SEO para YouTube: otimize seus vídeos e alcance mais pessoas

Videomarketing é tendência para os próximos anos.

10-04-2019

.

Entre 2014 e 2018, o tempo que o usuário passa assistindo a
vídeos do YouTube cresceu 135%. Estima-se, ainda, que oito em cada dez pessoas fazem consulta sobre produtos nessa mídia social antes de comprar.

Por isso, a plataforma cada vez mais contribui para a divulgação e comercialização de uma mercadoria ou serviço. Nesse contexto, o videomarketing se tornou tendência para os próximos anos e, para se destacar no mercado, a empresa deve observar técnicas de SEO para YouTube.

Tendo em vista a importância de melhorar a estratégia de ranqueamento de um vídeo e otimizar o conteúdo exibido, elencamos algumas dicas imperdíveis. Confira!

Escolha a melhor palavra-chave

Para otimizar o seu vídeo do YouTube, é interessante observar as palavras-chave mais pesquisadas na plataforma.

Você pode fazer um teste na própria ferramenta de busca. Ao escrever qualquer palavra, é possível verificar as sugestões de frases mais procuradas pelo público por meio do autocomplete (quando a ferramenta tenta completar a sua intenção de busca).

Outra dica é observar quais são as tags mais usadas pela concorrência. Ao comparar termos e agir sobre essa informação, o negócio poderá contar com um melhor ranqueamento do conteúdo.

Crie um título adequado

O título é um ponto essencial a ser observado, uma vez que é ele o responsável por chamar a atenção do leitor para o conteúdo. Vale lembrar que, diferentemente de outras mídias, a produção em imagem não é lida pelo YouTube.

Por esse motivo, aproveite cada termo disponível para captar o interesse do consumidor e obter melhor ranqueamento na plataforma.

Inclua a palavra-chave e toda informação que achar necessária para buscar a atenção do público-alvo — mas sem exagerar! Lembre-se ainda de incluir o nome da sua empresa ao final do título.

Capriche na descrição

A descrição, assim como o título, orienta o motor de busca na plataforma e serve para informar o usuário sobre o tema abordado no vídeo. Portanto, elabore um detalhamento relevante, fiel ao propósito do conteúdo.

Aproveite o espaço para incluir links de referência e direcionar o cliente para o site da sua empresa. Dessa forma, você contribuirá para a experiência do consumidor.

Observe a duração e a qualidade

Não basta chamar a atenção do público-alvo, é preciso fazer com que ele tenha interesse no conteúdo ofertado. Para tanto, é necessário observar a duração e a qualidade do vídeo.

O YouTube Analytics pode ser uma ótima ferramenta para mensurar por quanto tempo o usuário consegue manter a atenção no conteúdo.

A partir desse dado, você poderá identificar alguma falha de videomarketing e construir uma estratégia para otimizar tempo de duração, aumentar a qualidade da imagem e melhorar a abordagem do conteúdo.

Crie uma playlist

Classificar e distribuir os vídeos em uma playlist auxilia na organização das informações do canal, tornando a proposta mais clara para o cliente. A lista de reprodução também cumpre um papel importante para o ranqueamento nas buscas.

Para aumentar a visibilidade do seu canal no YouTube e aparecer mais no resultado de busca, agrupe conteúdos similares de cada esfera de interesse.

Em um contexto de alta competitividade no mercado, é crucial que a empresa esteja atenta às novas formas de divulgar seu produto ou serviço. Por esse motivo, as técnicas de SEO para YouTube são cada vez mais estudadas. Por intermédio da plataforma, o negócio poderá veicular conteúdos de forma a atrair e educar o público.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Marketing com influenciadores é uma boa opção para meu negócio?

Desenvolvimento

E-commerce de A a Z

Desenvolvimento

E agora como é que faço para vender isto?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR