Foto: Envato Elements
Pesquisa realizada pelo Sebrae com donos de micro e pequenos negócios aponta que a maioria dos empreendedores (63%) pretende realizar investimentos em 2021, enquanto 27% dos entrevistados afirmaram não ter condições de fazer investimentos e 10% preferem guardar dinheiro para uma emergência.
Confira onde os pequenos empresários pretendem aplicar seus recursos:
Fonte: Sebrae
Outro dado trazido pela pesquisa mostra a continuidade do aumento do acesso ao crédito pelos pequenos negócios: a proporção de empreendedores que tiveram seus pedidos de empréstimo aprovados pelos agentes financeiros saltou de 11% (abril de 2020) para 34% (novembro de 2020), sendo que 52% das empresas buscaram por crédito. Do total de entrevistados, 12% afirmaram ter obtido empréstimo do Santander. Nós, do Programa Avançar, te ajudamos a tomar a melhor decisão, apresentando quais as linhas de crédito mais adequadas para o seu negócio e se sua empresa está preparada para tomar um empréstimo no mercado, com o Podcast Avançar sobre crédito. Cadastre-se gratuitamente e ouça agora mesmo.
Com relação ao impacto da pandemia nos negócios, a pesquisa mostrou que as micro e pequenas empresas estão vivenciando uma recuperação, com 73% relatando redução no faturamento mensal frente 81% em agosto. Para 11% dos entrevistados, o faturamento aumentou em novembro.
Fonte: Sebrae
Fonte: Sebrae
Fonte: Sebrae
A pesquisa foi realizada pelo Sebrae e FGV, entre os dias 20 a 24 de novembro de 2020 e ouviu 6.138 empresários de todos os 26 estados e do Distrito Federal.