O que você precisa saber:
-
O programa de CPF na nota traz diversas vantagens para o consumidor, como cashback e participação em sorteios;
-
Ele foi criado para ajudar no combate à sonegação de impostos;
-
Cada vez mais estados brasileiros tem aderido ao CPF na nota;
-
Apesar de todas as vantagens, colocar CPF na nota não aumenta o score do consumidor.
“CPF na nota?”. Você já respondeu não para essa pergunta, afinal, nem todo mundo sabe para que serve o CPF na nota ou como usá-lo para ganhar essas vantagens. Mas saiba que você perdeu a chance de ganhar benefícios!
Nesse artigo, nós do Avançar vamos te falar mais sobre eles e te explicar por que você deveria sempre responder sim quando te perguntarem se você quer colocar seu CPF nas notas de suas compras.
Leia agora nosso guia completo sobre CPF na nota!
O que é CPF na nota?
O CPF na nota – que pode receber nomes diferentes de acordo com o estado ou cidade – é um programa criado pelos estados para evitar a circulação de notas fiscais falsas e a sonegação fiscal, além de controlar a cobrança de impostos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para estimular que os usuários coloquem o CPF na nota e tornem a medida eficaz, os governos também criaram benefícios para quem usasse o programa, como cashback e sorteios.
Quais são os estados que têm programa de CPF na nota?
Cada vez mais estados estão aderindo ao programa de CPF na nota, trazendo benefícios para seus consumidores e empresários.
Os estados adeptos do CPF na nota até agora são:
-
Alagoas;
-
Amazonas;
-
Bahia;
-
Ceará;
-
Distrito Federal.
-
Espírito Santo;
-
Goiás;
-
Minas Gerais;
-
Pará;
-
Paraná;
-
Pernambuco;
-
Rio de Janeiro;
-
Rio Grande do Norte;
-
Rio Grande do Sul;
-
Rondônia;
-
São Paulo – onde o CPF na nota recebe o nome de “Nota Fiscal Paulista”;
-
Sergipe.
Como funciona o CPF na nota?
O CPF na nota funciona de uma maneira muito simples: ao colocar o número do documento na nota fiscal ao fazer uma compra, o consumidor faz com que a emissão da nota seja obrigatória.
Isso garante que o estabelecimento onde a compra está sendo feita emita a nota e não consiga esconder seus ganhos na hora de declará-los para a Receita Federal no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
Essa prática de não declarar ganhos para pagar menos impostos é conhecida como sonegação de impostos ou sonegação fiscal. Ou seja, ao colocar o CPF na nota, você está ajudando a combater um crime e ainda ganha com isso.
Por que colocar CPF na nota?
Para o consumidor, colocar o CPF na nota na hora de fazer compras é importante para que concorrer aos prêmios oferecidos pelos estados, além de garantir descontos em impostos e conseguir cashback.
Para quem empreende, é uma forma de garantir segurança fiscal de suas operações.
O que eu ganho com CPF na nota?
Ao colocar o CPF na nota, você passa a ter direito a uma série de benefícios que vão de cashback até desconto no IPVA e no IPTU. Porém, é preciso se atentar ao que o seu estado oferece, então, não deixe de acessar o site do CPF na nota do seu estado para saber as informações completas sobre o assunto.
Os principais benefícios de se colocar o CPF na nota são:
Cashback
Alguns estados permitem que você pegue de volta uma porcentagem do dinheiro gasto em compras com CPF na nota. Outros transformam esse cashback em recarga de celular, o que ajuda na hora de economizar.
Descontos
Colocar o CPF na nota pode te ajudar a pagar menos no IPTU da sua casa ou no IPVA do seu carro. Em alguns estados, o abatimento é de até 10% do valor total.
Sorteios
Com o CPF na nota, você concorre a prêmios, como ingressos para shows, ou até mesmo dinheiro! Alguns estados sorteiam prêmios de até R$1 milhão mensalmente para quem é adepto ao CPF na nota.
Como cadastrar CPF na nota fiscal?
Cadastrar o CPF na nota é simples e rápido!
Você só precisa:
-
Conferir se seu estado é adepto do programa;
-
Entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
-
Procurar pela página do programa CPF na nota;
-
Fazer o cadastro fornecendo as informações requisitadas;
-
Informar uma conta bancária ativa — pode ser a do Santander;
-
Concluir o cadastro.
Depois disso, é só começar a colocar o CPF na nota quando você fizer compras.
Como consultar o dinheiro do CPF na nota?
Consultar o dinheiro do CPF na nota é tão simples quanto se cadastrar para recebê-lo.
Basta entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, fazer login e conferir se você já tem dinheiro disponível para cashback.
Por lá, você também pode participar de sorteios de prêmios.
Como faço para resgatar o dinheiro do CPF na nota?
O resgate de dinheiro do CPF na nota é diferente para cada estado. Por exemplo, no Rio de Janeiro, é preciso ter um saldo mínimo de R$25 para pedir o resgate; em São Paulo, o resgate é feito automaticamente a cada seis meses.
O resgate pode ser feito por depósito em conta bancária ou PIX. Além disso, o valor pode ser convertido em créditos para celular.
Por isso, para resgatar o dinheiro do CPF na nota, procure informações sobre o processo no site da Secretaria da Fazenda do seu estado.
Preciso pagar alguma coisa para se cadastrar e resgatar dinheiro do CPF na nota?
Não! Todo o processo é completamente gratuito. Suspeite de golpes caso alguém faça uma cobrança ou ligue pedindo informações sobre o sistema para você.
Como você viu, colocar o CPF na nota pode te ajudar a ter uma graninha extra que aparece quando você menos espera e pode ser muito útil para te livrar de dívidas. No nosso blog, você encontra outras maneiras de trocar suas dívidas caras por baratas e arrumar sua vida financeira.
Colocar CPF na nota aumenta o score?
Não. O CPF na nota não é usado para o cálculo de crédito feito por empresas como Serasa e SPC.
Por isso, colocar o CPF na nota não aumenta o score do consumidor. Mas, como você viu, vale colocar o CPF na nota para aproveitar todos os outros benefícios para quem é consumidor!
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<