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“Nós vamos ser julgados daqui a 5 ou 10 anos pelo que fazemos hoje com os valores e regras de daqui 5 ou 10 anos”. A afirmação é de Fábio C. Barbosa, sócio-conselheiro do Gávea Investimentos. A fala ilustra a importância de que administradores de empresas pratiquem o foward looking, ou seja, que estejam preparados para olhar para frente.
O tema foi discutido no 17º Congresso IBGC de Governança Corporativa, realizado em São Paulo, onde foi destacada a importância de não apenas seguir as leis vigentes, mas também de estar preparado também para os valores e regras do futuro.
A realidade da afirmação é universal. Como exemplificou Barbosa, a atualidade é recheada de casos em que regras atuais são aplicadas a ações feitas há anos. Ele usa como exemplo a questão ambiental que não era tão relevante há 10 anos, mas que agora é inescapável em qualquer ramo. “Eu mesmo já tive que lidar com isso em uma empresa”, contou. “A pessoa dizia: ‘mas isso não era proibido! Porque eu tenho que pagar a multa agora?’ Pois é. Não era, agora é. Porque o mundo está mudando”, completou.
É possível se prevenir desse tipo de dano. Isso porque essas novas normas não aparecem do nada, elas se desenvolvem na sociedade por anos antes de serem impostas como lei. O olho atento do administrador deve ser capaz de identificar essas tendências e perceber se - e como - a sua empresa pode se adaptar a elas.
A Coca-Cola, esse ano, tomou uma medida desse cunho. Juntamente com a Ambev e a PepsiCo Brasil, a empresa suspendeu a venda de refrigerantes em escolas com crianças até 12 anos. Certamente a ação não se deu porque a venda nessas cantinas não era um bom negócio, mas com a obesidade infantil sendo um assunto relevante na atualidade, por mais que a lei ainda não exista, em breve ela existirá.
Esse tipo de medida preventiva é essencial para manter uma boa imagem da empresa e para evitar multas nos próximos anos. A situação atual será julgada sobre a luz de uma nova interpretação. Não vai importar se o regulamento estava sendo seguido, as morais mudaram.
COMO IDENTIFICAR NOVAS TENDÊNCIAS
Se a única constante do mercado é que ele vai mudar, como se preparar? Como exercer uma visão que englobe não apenas as leis do presente, mas que se antecipe para as morais do futuro? A chave para se preparar para a mudança é pensar nas tendências atuais do mercado, nas novas tecnologias, na globalização e na inovação.
Uma área com grande chance de mudança é o direito do consumidor. Os consumidores estão cada vez mais bem informados, mais conscientes, entendem cada vez mais o próprio papel. Além disso, as redes sociais facilitam esse processo criando uma tendência na sociedade.
Com isso em mente, é vital que o administrador examine o próprio negócio e identifique pontos que podem causar problemas no futuro. O que o consumidor pede hoje que pode se tornar uma exigência no futuro? Que tipo de discussão está acontecendo que poderia afetar o seu modelo de negócio?
As relações internacionais, seja entre empresas ou entre clientes, também merecem atenção. Com o mundo conectado, como a sua empresa poderia ser afetada? Que tipo de práticas internacionais da sua empresa são malvistas hoje, e podem ser reguladas amanhã?
Esse tipo de discussão remedia um problema antes que ele apareça, e é vital para garantir a longevidade de qualquer companhia. Se há 10 anos as empresas tivessem tido essa perspectiva de pensamento sobre a preservação ambiental, hoje não estariam pagando multas. Agir antes da lei é, acima de tudo, agir responsavelmente. Pense em como esse conceito pode se aplicar a sua empresa.