Com o objetivo de incentivar a luta contra os excluídos ao redor do planeta, o Dia Mundial da Justiça Social foi comemorado pela primeira vez em 2009.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data existe para fortalecer o tema, acompanhando as metas criadas pela Câmara Mundial do Desenvolvimento Social, de 1995.
O conceito de justiça social está ligado a uma convivência igualitária que ignore diferenças sociais e raciais ou religiosas.
Já há algum tempo, principalmente nas grandes corporações, o conceito de justiça social deixou de ser temática apenas dos governantes e está presente no ambiente empresarial.
A ideia se fortalece a cada ano e passa a representar um diferencial no descritivo de cada uma dessas empresas em comparativo com o seu segmento de atuação.
No Dia Mundial da Justiça Social, conheça projetos nessa área ao redor do mundo!
Benefícios de fazer trabalho voluntário
Empresas em busca de um mundo melhor
Uma forma de incentivar a justiça social a partir de iniciativas internas está na colaboração com as comunidades.
A General Electric (GE), por exemplo, por meio da GE Foundation, doou US$ 88 milhões de dólares para projetos de educação comunitária.
Já a Deloitte se esforça diariamente para que seus funcionários desempenhem trabalhos voluntários nas comunidades.
Saúde e meio ambiente
A gigante de tecnologia Cisco utiliza recursos da empresa para auxiliar comunidades carentes em áreas como saúde, educação, empoderamento econômico e, se for o caso, recuperação de desastres naturais.
Ainda no campo da tecnologia, a Apple tem sua preocupação extremamente ligada a um mundo melhor, por meio da sustentabilidade ecológica.
Em seu desenvolvimento de produtos – bem como a seus parceiros –, prevalece o incentivo ao uso racional de energias renováveis. E 99% das embalagens da companhia são feitas de papel reciclado.
Diante dessas práticas, o Greenpeace nomeou, por três anos consecutivos, a “empresa de tecnologia mais verde do mundo”.
Promover bem-estar
A Walt Disney Company é ranqueada como uma das companhias mais admiradas do mundo.
Não é em vão. A empresa possui em seu DNA uma inclinação muito forte a fortalecer comunidades carentes. Em seu lema está “promover esperança, felicidade e conforto a crianças e famílias necessitadas”.
Nessa jornada, a empresa doou, apenas em 2016, mais de US$ 400 milhões para organizações sem fins lucrativos que proporcionem essas assistências.
*
Utilize esses exemplos ao redor do mundo como inspiração para a difusão da Justiça Social aqui mesmo, na sua empresa!