Quem pensa em estruturar um negócio visando o mercado externo deve ficar de olho nos Estados Unidos, país que concentra um grande mercado consumidor e é um importante parceiro comercial do Brasil.
Em 2024, as vendas do Brasil para os Estados Unidos somaram US$ 40,4 bilhões – um crescimento de 9,4% na variação anual. Isso coloca o país como o segundo maior importador de produtos brasileiros.
Por isso, uma empresa que deseja começar o processo de internacionalização deve conhecer os produtos brasileiros mais vendidos para os norte-americanos. Principalmente agora, em que há uma ameaça tarifária de 50% para produtos brasileiros, por parte do governo Trump.
Então é fundamental estar por dentro das novidades para planejar novas estratégias. Confira a seguir os produtos brasileiros mais vendidos para os Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, com a taxa de participação no total de exportações e o volume em dólares:
Exportações para os EUA em 2025
(Janeiro a junho)
- Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus: 12% de participação – US$ 2,4 bilhões
- Produtos semi-acabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço: 9,7% de participação – US$ 1,95 bilhão
- Café não torrado: 5,8% de participação – US$ 1,17 bilhão
- Aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes: 5,2% de participação – US$ 1,044 bilhão
- Ferro-gusa, spiegel, ferro-esponja, grânulos e pó de ferro ou aço e ferro-ligas: 4,3% de participação – US$ 866 milhões.
Exportações para os EUA em 2024
- Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus: 14% de participação – US$ 5,8 bilhões
- Produtos semi-acabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço: 8,8% de participação – US$ 3,5 bilhões
- Aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes: 6,7% de participação – US$ 2,7 bilhões
- Café não torrado: 4,7% de participação – US$ 1,90 bilhão
- Ferro-gusa, spiegel, ferro-esponja, grânulos e pó de ferro ou aço e ferro-ligas: 4,4% de participação – US$ 1,79 bilhão
Oportunidades de mercado para os EUA
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgou recentemente o Mapa Estratégico de Mercado e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras nos EUA, onde é possível explorar diversas oportunidades em setores como:
- Alimentos, bebidas e agronegócio;
- Máquinas e equipamentos;
- Tecnologia da informação e comunicação;
- Saúde;
- Casa e construção;
- Moda e economia criativa.
Vale ressaltar que a ferramenta é exclusiva para usuários cadastrados na Plataforma ApexBrasil. Por isso, caso queira se aprofundar no assunto, é possível navegar através de filtros por estado, grupos de produto e tendências.
Essa é uma ótima maneira para extrair ideias e se aprofundar mais em produtos que brasileiros que são ou que podem se tornar mais exportados para os Estados Unidos.
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Tarifas nas importações brasileiras
Em julho, o Brasil foi duramente atingido pelo "tarifaço" de Donald Trump, que impôs uma alíquota de 50% para produtos importados. Considerando que os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, essas tarifas podem tornar mais caro tudo aquilo que é exportado para os consumidores americanos.
Ao impactar produtores, indústrias e trabalhadores brasileiros, esta medida pode resultar em menos vendas e, consequentemente, em menos emprego, renda e até mesmo o preço de produtos do dia a dia.
Vale destacar que as medidas entram em vigor a partir de 1º de agosto, caso não ocorra avanço ou recuo nas negociações.
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