O que você precisa saber:
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Grandes eventos, como festivais, jogos de futebol e Carnaval, são uma ótima oportunidade para que empresas aumentem suas vendas;
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A chave para vender nesses eventos é se planejar com antecedência;
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Apostar em promoções, produtos personalizados e em itens básicos é uma boa ideia para chamar atenção do público.
Com o fim da pandemia, cada vez mais eventos tem atraído o público, fazendo-os sair de suas casas para participar de shows e festivais à eventos esportivos e lançamentos de filmes nos cinemas.
E, se você empreende, esses eventos são a oportunidade perfeita para aumentar suas vendas e ganhar uma renda extra!
Por isso, nós do Programa Avançar preparamos esse texto com dicas que você pode seguir para aproveitar os grandes eventos na sua cidade para vender mais.
Leia agora!
Por que aproveitar os grandes eventos para vender mais?
Os grandes eventos, como Carnaval, festas de São João e festivais de música, são responsáveis por movimentar a economia das cidades: por exemplo, em 2023, o Carnaval movimentou cerca de R$2,7 bilhões só no estado de Pernambuco; já o Lollapalooza, um dos principais festivais de música do Brasil, movimentou mais de R$400 milhões na cidade de São Paulo.
Ou seja, quando esses eventos acontecem, a cadeia produtiva passa a girar: o público está disposto a fazer compras e adquirir serviços – seja alugando um quarto de hotel para se hospedar, procurando como se locomover pela cidade, comprando bebidas e comidas nos arredores dos eventos etc.
Com o aumento da demanda por serviços e produtos, nem sempre há a oferta necessária pelas grandes empresas e é aí que os pequenos negócios podem lucrar.
Como aproveitar os grandes eventos para vender mais?
Para lucrar com os grandes eventos que acontecem na sua cidade, você precisa seguir alguns passos e dicas. Reunimos elas para você aqui!
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Pesquise qual o calendário de eventos da sua cidade
O primeiro passo para lucrar com grandes eventos é saber quando eles vão acontecer. Então, use a internet para pesquisar o que vai acontecer, quando e onde.
Nessa fase, você consegue também descobrir quais são as rotas que os participantes do evento podem fazer, onde podem se hospedar e quais são as principais atrações.
Ter um calendário com essas datas é útil para que você possa se programar para esses grandes eventos.
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Planeje com antecedência
Nada de deixar para pensar no que você vai fazer na semana anterior ao evento: quanto antes tudo estiver planejado e pronto, melhor para você e seu negócio.
Por isso, não deixe nada para última hora e se planeje o quanto antes para qualquer evento que você queira aproveitar para aumentar sua renda. Assim, você diminui o risco de passar por imprevistos ou prejuízos em seu negócio.
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Entenda o público
Dessa vez, você precisará se adaptar ao público do evento. Por isso, é preciso estudar para entender que tipo de cliente irá comparecer a ele.
Se atente a características como:
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Idade do público;
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Se o evento é voltado para algum gênero;
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Renda, que pode ser estimada de acordo com o preço cobrado pelos ingressos;
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Costumes do público.
Essas informações vão te ajudar a definir o que vender e como precificar seus produtos e serviços.
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Decida o que será vendido
Agora que você já sabe qual o evento, o público e informações sobre ele, é hora de decidir o que será vendido!
Se você vende alimentos, drinks ou bebidas, você pode escolher vende-los em um carrinho próximo ao evento, por exemplo. Se você presta serviços de transporte, você pode anunciar que tem vagas reservadas para transporte de algum lugar até o local do evento nas redes sociais.
Use a criatividade para tomar essa decisão: mesmo que você ache que seu negócio não tem nenhum tipo de produto ou serviço adequado para o tipo de evento que está acontecendo, você sempre pode se adequar e descobrir coisas novas que se encaixem em seu ramo de atividade.
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Procure as permissões necessárias
Nem sempre é possível só colocar sua empresa no meio da rua e vender o que você quiser no dia de um evento. Por isso, é importante procurar saber quais autorizações são necessárias para vender nas ruas e nos arredores de eventos.
Cada cidade costuma fazer exigências diferentes, por isso, é necessário pesquisar quais protocolos seguir antes de ir vender na rua: isso é importante para garantir que sua atividade seja legalizada e que você não tomará multas.
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Procure pontos perto do evento ou em locais onde o público irá passar
Vender perto do evento é bom, mas traçar a rota onde o público irá passar para chegar nele e procurar vender nesse caminho pode ser ainda melhor. Isso porque, além de estar pronto com o que o público pode precisar no caminho onde ele está, também diminui a concorrência que sempre está presente na porta dos eventos.
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Crie produtos personalizados
Criar produtos personalizados vai te ajudar a se diferenciar da concorrência e a chamar mais atenção do público. E isso pode ir além de vender camisetas e bottons em um show: criar um cardápio com referências ao evento é uma opção para oferecer itens personalizados, por exemplo.
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Faça promoções para atrair o público
Para vender perto de grandes eventos, você vai ter que lidar com a concorrência: isso é um fato. Por isso, é importante saber como atrair o público para quem você quer vender.
Fazer promoções do tipo 2x1, dar descontos para diferentes formas de pagamento e até mesmo criar promoções para grupos de pessoas são boas opções que vão te destacar da concorrência e te ajudar a vender mais.
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Aposte em itens básicos
Seja o que for que você vende ou os serviços que você presta, é importante se lembrar de oferecer os itens básicos que todos procuram para essas ocasiões.
Capas de chuva para shows em dias chuvosos, garrafas de água e outras bebidas e até mesmo carregadores portáteis são itens que tem grande saída em grandes eventos e podem ser uma ótima aposta para quem quer aumentar a renda nessas datas.
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