Quem atua no setor rural sabe da importância de contar com um apoio financeiro para cobrir os custos envolvidos no longo período de produção até que chegue o momento de comercialização. A boa notícia é que produtores rurais de todos os portes podem contar com um produto sob medida para essa situação: a Cédula de Produto Rural, conhecida como CPR.
Por meio dela, o produtor pode antecipar os recursos para sua atividade de acordo com a entrega da sua produção rural futura ou estocada. Ficou interessado?
Saiba mais sobre a CPR:
Quem pode emitir uma CPR?
A possibilidade de emissão de CPR é bastante ampla:
- Produtores rurais (pessoa física ou jurídica)
- Cooperativas agropecuárias e associações de produtores rurais
- Agroindústrias (pessoas físicas ou empresas que atuam no beneficiamento ou primeira industrialização de produtos rurais)
- Pessoas físicas ou empresas que atuam no manejo de florestas nativas – quem se dedica à exploração sustentável de florestas nativas ou plantadas também pode emitir CPR.
Quais as vantagens da CPR?
- Poder de negociação com fornecedores e compradores – ter recursos “em mãos” gera maior força de negociação no momento de aquisição de insumos (pela possibilidade de pagamento à vista, por exemplo) e, também, dá margem para realizar uma melhor comercialização do produto, pois é possível aguardar o momento ideal do mercado para efetuar a venda.
- Isenção de IOF – as operações de crédito envolvendo CPR são isentas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), diferente de outros tipos de financiamento.
- Destinação conforme necessidade – o valor recebido pode ser destinado para qualquer uso, seja na aquisição de insumos, tratos culturais e de animais, colheita, industrialização ou beneficiamento dos produtos, por exemplo. Esse é um diferencial interessante diante de outros produtos financeiros cuja destinação é previamente determinada.
- Contratação em qualquer fase da produção – a CPR é bastante flexível, podendo ser contratada a qualquer momento. Ou seja, caso o produtor rural perceba a necessidade de financiamento para apoiá-lo na colheita, pode realizar a CPR nessa etapa.
Como realizar a emissão de uma CPR?
- É preciso estabelecer relacionamento com uma instituição financeira que opere com CPR. Clientes Santander contam com um atendimento especializado, bastando procurar um gerente comercial agro, disponível em todas as regiões do Brasil. No Santander, a CPR tem condições especiais de contratação como:
- Pagamento por ciclo – acertado de acordo com a conveniência do cliente, o pagamento é programa por ciclo, podendo ser mensal, semestral, anual ou, ainda, irregular.
- Taxas de juros pré-fixada ou pós-fixadas
- Taxas competitivas
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<