Uma boa narrativa é capaz de criar conexão com o público, melhorando a relação com o cliente. Essa prática, inerente à natureza humana, tem o poder de transformar o marketing de qualquer negócio.
Você sabia, por exemplo, que colocar o fato em uma história faz com que ele seja 22 vezes mais memorável? E que 92% dos consumidores desejam que as marcas produzam anúncios que se assemelhem a uma história? Isso demonstra a importância de aplicar essa estratégia no marketing da organização.
Mas, para utilizar essa técnica na sua empresa, é preciso saber o que é storytelling. Leia nosso artigo e descubra!
O que é e como funciona o storytelling?
Storytelling, ou “contação de história”, envolve a habilidade de produzir conteúdo por meio de um enredo elaborado, com uma narrativa envolvente. Para isso, utilizamos recurso audiovisual, texto criativo e imaginação.
Um material publicitário que emprega storytelling tem maior chance de se conectar com o cliente, gerando engajamento. Além disso, a técnica contribui para a promoção da empresa e de seu produto ou serviço.
Como utilizá-lo para otimizar o marketing da empresa?
A história contada precisa comover, pois o resultado é melhor. Afinal, quando é marcante, ela tem maior chance de ser compartilhada e de se tornar viral.
A narrativa deve ser relevante, tendo começo, meio e fim. Também necessita capturar a atenção do consumidor, o que pode ser feito com a inserção de um elemento dramático, cômico ou impactante, por exemplo.
Veja a seguir um rápido guia para montar sua ação!
Defina seu tema
Para começar a estruturar uma campanha com storytelling, é importante determinar a área que será envolvida, como vendas, marketing ou comunicação. Depois, defina uma mensagem principal. Nesse caso, encontre o conceito que você gostaria que fosse lembrado pelo público.
Pode ser um valor, um estilo de vida associado à marca, uma ação social da empresa… Depois disso, é importante converter a ideia em uma mensagem forte e fácil de ser lembrada, como um slogan.
Planeje a estrutura
Em seguida, planeje cada etapa da história — com especial enfoque no começo, que deve ser chamativo, e no final, que precisa de um desfecho marcante. Você pode incluir uma metáfora, um diálogo ou um exemplo.
Escolha o meio
Na produção de conteúdo, também é importante observar qual recurso de mídia tem maior potencial para a sua ação. Graças à revolução tecnológica, hoje é possível utilizar mais de um canal para contar a história, potencializando o seu alcance. Pode haver um complemento entre os meios adotados (transmídia), o que colabora para ampliar o resultado da narrativa.
Além disso, dá para misturar conteúdo digital e físico. Nesse caso, a história pode ser contada ou complementada pelo setor de vendas ao atender o cliente. O vendedor poderá relatar um caso de sucesso, uma curiosidade ou algum evento que desperte a vontade pelo produto ou serviço.
Quais são as principais vantagens geradas pelo storytelling?
Uma vantagem do storytelling é reter a atenção do cliente por um tempo maior, permitindo que ele descubra mais sobre o produto ou serviço anunciado. Isso, por sua vez, é capaz de aumentar as vendas. A marca também passa a ser identificada com o valor transmitido pela história.
Entender o que é storytelling é importante para todo negócio que deseja se conectar com o público. Afinal, uma boa história tem o poder de não só captar a atenção de outra pessoa, como de fomentar um sentimento nela. Se ele for positivo, tem chance de melhorar a relação entre a empresa e o cliente.
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