5 práticas para gerenciar equipes remotas

Com boas orientações, esses times podem ser tão ou mais produtivos do que equipes presenciais

05-08-2019

5 práticas para gerenciar equipes remotas
Foto: Envato Elements

Segundo uma
pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Citrix e divulgada pela revista Exame, a projeção é que até 2020 cerca de 90% das organizações ofereçam modalidade de trabalho a distância. Com o crescimento de empresas que adotam esse modelo de trabalho, que traz entre os benefícios maior produtividade e redução de custos, criou-se também uma necessidade por gerenciar equipes remotas.

Como é uma tendência de trabalho relativamente recente, algumas empresas ainda têm dificuldades com o gerenciamento. Confira algumas das melhores práticas para que você possa coordenar o trabalho remoto com qualidade.

1) Defina o sistema de comunicação que será utilizado

A comunicação é primordial para gerenciar equipes remotas com qualidade. Por isso, defina um meio pelo qual isso será feito e treine os colaboradores que trabalham nessa modalidade com eficácia. Por exemplo, para tratar assuntos mais complexos é preciso muitas vezes realizar reuniões, o que faz com que a videoconferência seja essencial. No entanto, para comunicados mais rápidos e-mails e outros meios podem ser bastante eficazes.

O importante é que a empresa invista em tecnologia e que essa funcione com qualidade, a fim de que existam alternativas que tornem a comunicação entre os membros da equipe mais fluida.

2) Tenha clareza e objetividade

Para que o trabalho remoto não tenha risco de fracassar é essencial que haja clareza tanto da parte dos gestores quanto dos colaboradores. A maior liberdade não deve ser indício para a pouca comunicação, pelo contrário.

Por isso, não só defina as tarefas que devem ser feitas, mas tenha objetividade quanto às metas a serem atingidas. Logo, é essencial manter manuais com o padrão das ações, sempre reforçando a importância dos canais oficiais para a comunicação, a fim de sanar dúvidas.

3) Tenha atenção a horários ao gerenciar equipes remotas

Colaboradores de trabalho remoto que moram em regiões distintas são afetados por uma série de fatores relativos a horários, desde feriados até os próprios fusos. Para garantir eficácia ao gerenciar equipes remotas cabe ao gestor analisar essas questões previamente e definir alguns padrões para a entrega de resultados.

Para isso estabeleça um plano de trabalho com as ações e os prazos a serem cumpridos. Não se esqueça de monitorar de perto os resultados, a fim de entender o que funciona ou não para cada equipe, assim, é possível garantir maior qualidade das entregas.

4) Procure documentar os processos na nuvem

Uma das ações mais importante no gerenciamento do trabalho remoto é relativa à documentação dos processos. E-mails, etapas dos projetos, os próprios projetos e suas modificações, entre outros documentos precisam ser armazenados na nuvem para evitar problemas futuros.

Ter essa documentação em mãos ajudará na hora de gerenciar a equipe com foco em resultados, pois você saberá exatamente o que precisa ser melhorado e onde isso deve acontecer, minimizando erros. Além de evitar problemas de perdas, questionamentos de clientes, entre outros.

5) Integre a equipe

Um dos maiores benefícios do trabalho presencial é justamente a integração entre os membros da equipe. No entanto, é tarefa do gestor fazer com que haja união mesmo quando o trabalho for remoto. A cultura colaborativa ajuda não só no desenvolvimento de projetos, mas também no melhor relacionamento entre o grupo de trabalho.

Por isso, manter meios de comunicação eficazes, realizar reuniões periódicas de maneira presencial e comemorar as vitórias, reconhecendo o trabalho dos envolvidos, são tão importantes no processo de gestão remota.


Leia também: Quer trazer inovação para o ambiente de trabalho? Tenha uma cultura de igualdade

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Pequenos e médios empresários retomam confiança no terceiro trimestre de 2019

Notícias e Atualidades

As dez habilidades profissionais mais requisitadas nos currículos, segundo o LinkedIn

Desenvolvimento

Os novos empreendedores digitais com Romero Rodrigues Herman Kazah e Gustavo Arjones

Desenvolvimento

Cultura Organizacional e Modelo de RH

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR