Você sabe o que é o viés inconsciente? Veja como identificá-lo

Saiba como lidar com o mecanismo na sua empresa, podendo torná-la mais inclusiva e igualitária

31-01-2017

vies-consciente-identificar-empresaFoto: Shutterstock

Você sabia que nosso cérebro demora 1/4 de segundo para julgar se pode confiar em alguém? Todos nós possuímos um viés inconsciente, conjunto de estereótipos que mantemos sobre diferentes grupos de pessoas a partir de situações e experiências que vivenciamos ao longo da vida, como memórias de infância, conversas com amigos e até mesmo notícias que vimos na televisão. Ele funciona como um banco de dados pessoal que nos permite formar uma visão a respeito de tudo ao redor em nosso ambiente de interação.

No momento em que conhecemos alguém pela primeira vez, nosso cérebro, ao basear-se nesses julgamentos intuitivos, tira conclusões próprias, nos ajudando a criar uma imagem estereotipada da pessoa a nossa frente. Esse processo de percepção é tendencioso. Acreditamos que enxergamos as pessoas como elas são, mas, na verdade, enxergamos da maneira que queremos enxergar, por isso tendemos a nos aproximar somente daqueles que são mais parecidos conosco e demonstramos desconfiança daqueles que se mostram diferentes.

Ou seja, sim, somos preconceituosos. Todas as pessoas possuem o viés inconsciente e, infelizmente, tendem a criar uma imagem pré-concebida de pessoas que sequer sabem algo a respeito. Mas nem tudo está perdido! Ao compreender e reconhecer esse mecanismo, conseguimos policiar melhor nossas decisões. Por isso é importante observarmos constantemente como pensamos e agimos, para não deixar que os impulsos conduzam todas nossas escolhas.

OS DIFERENTES TIPOS DE VIÉS INCONSCIENTE
O viés de afinidade explica nossa tendência em avaliar melhor pessoas que tenham gostos parecidos com os nossos. Já o de percepção, acontece quando reforçamos estereótipos sem base concreta em fatos. O viés confirmatório esclarece quando só damos importância para dados que estejam de acordo com nossas crenças.

Há também o efeito de auréola, que mostra nossa propensão a avaliar algo de forma positiva quando recebemos uma informação agradável antes de o conhecermos propriamente, e o efeito de grupo, que explica nossa tendência a seguir o comportamento do grupo em que estamos inseridos.

POR QUE FALAR DE VIÉS INCONSCIENTE NA MINHA EMPRESA?
No mundo corporativo, o viés inconsciente dos funcionários reflete, inclusive, nas contratações realizadas pela empresa, resultando em equipes compostas por pessoas com perfis similares.

Observe sua empresa. Se ela está precisando melhorar seus índices de diversidade, você deve começar a se preparar para treinar seus funcionários acerca do tema. Lidar com as diferenças não é uma tarefa fácil e exige treinamento, por isso a organização deve oferecer atividades aos empregados que os auxiliem a desenvolver essa habilidade. Só assim o ambiente pode tornar-se mais inclusivo e igualitário.

“É necessário mostrar que não existem pessoas sem viés ou que façam escolhas imparciais. A partir dessa conscientização, fica mais fácil filtrar melhor as escolhas que geram maior impacto nos negócios e na sociedade em geral. Temos que educar as pessoas sobre o que elas têm que enfrentar”, explica Ana Malvestion, sócia da PwC Brasil.

COMO LIDAR COM O VIÉS INCONSCIENTE NA MINHA EMPRESA
Antes de tudo, identifique como estão funcionando os processos de sua empresa como contratações, distribuição de tarefas e avaliações de desempenho para descobrir se estão servindo como pontos de entrada para o viés inconsciente dos funcionários. Observe, também, a maneira como você se comunica com eles. Mesmo sem perceber, você pode alimentar preconceitos subconscientes daqueles que trabalham ao seu redor.

Considerando que você pode treinar o cérebro para ações através da visualização, comece a incluir imagens e palavras otimistas em newsletters, relatórios e cartazes para influenciar positivamente o comportamento das equipes. Estimule o trabalho em conjunto, isso auxilia os funcionários a aceitarem melhor pensamentos diferentes aos seus, eliminando pensamentos ocultos.

PRIMEIRO GUIA CORPORATIVO SOBRE O TEMA
O Movimento Mulher 360, em conjunto com Insper, PwC e ONU Mulheres lançaram a primeira publicação sobre o tema no Brasil. “Vieses inconscientes, equidade de gênero e o mundo corporativo: lições da oficina vieses inconscientes” traz um overview sobre o assunto com foco em gênero e nas barreiras que o mecanismo cria no mundo corporativo, especialmente na igualdade entre homens e mulheres.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finançasr
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Modelos de contratação de funcionários: saiba como escolher

Notícias e Atualidades

Confira 4 dicas para construir uma equipe de alta performance

Desenvolvimento

Quem é grande não pensa pequeno

Desenvolvimento

Pessoas e a Organização

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR