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Black Friday: 8 dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Black Friday

A  Black Friday  pode ser considerada como a data mais importante do ano para o comércio e varejo online, por isso, é importante que a estratégia para esse evento seja pensada com antecedência pelas empresas. 

Com uma data cada vez mais voltada para o digital, já que o e-commerce tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, outros eventos como a Cyber Monday estão se destacando no cenário brasileiro e estimulando as compras digitais. 

Tendo em vista esse cenário positivo, é necessário reconhecer que a concorrência também é grande. Sendo assim, não basta fazer campanhas somente na Black Friday: é preciso estar presente o ano todo para os seus consumidores, com ações promocionais que façam com que eles se lembrem da sua marca no momento de escolher seus produtos favoritos.  

Neste conteúdo, trouxemos 8 ideias que podem aumentar suas vendas antes e depois da Black Friday. Confira com a gente! 

Quando é a Black Friday em 2024?  

Em 2024, a Black Friday será realizada no dia 29 de novembro. Como o nome sugere, o evento é sempre celebrado em uma sexta-feira.  

A data varia de acordo com cada ano, mas acontece sempre no dia seguinte ao dia de Ação de Graças, que é comemorado na última quinta-feira de novembro nos Estados Unidos.   

Como aumentar as vendas na Black Friday? 

Desde fazer ações antes da data da Black Friday até criar comunicações online com seus clientes, veja estratégias para colocar em prática e aumentar suas vendas! 

1. Faça ações Pré-Black Friday 

Algo muito interessante para incentivar as compras é realizar ações desde o começo da semana. É uma tática que promove um “esquenta” para que seus clientes já se mantenham engajados com as promoções da sua loja. 

Oferecer descontos com antecedência também é uma forma de se destacar diante da concorrência. Como a Black Friday acontece numa sexta-feira, uma boa estratégia é começar as ações no início da semana. 

Para que a divulgação funcione da melhor forma, use e abuse dos meios de comunicação disponíveis, como redes sociais, SMS, WhatsApp Business, push e e-mail marketing. 

2. Invista em live commerce 

Conhece o conceito de live commerce? Trata-se de uma estratégia aplicada para estabelecer a interação direta entre marcas e usuários por meio de transmissões de vídeo ao vivo. 

Durante a Black Friday, é possível criar uma live especial para divulgação dos descontos e promover ainda mais vendas. 

3. Crie dark posts nas redes sociais 

Dark posts são publicações que podem ser feitas em redes sociais como Facebook e Instagram com foco numa campanha e num público específico. 

Ao criar um dark post, é possível segmentar e atingir exatamente quem se deseja. O nome dark post se dá porque o “anúncio” não será publicado no feed da fanpage da sua marca, ou seja, ele teoricamente “não existe” como post, mas aparece nesse formato para o público que foi segmentado. 

Para a Black Friday, pode ser um excelente recurso para impactar exatamente as pessoas que têm mais chances de converter no seu site ou visitar a sua loja, já que é possível direcionar a exibição para o público que se deseja atingir, por localidade, preferências, idade etc. 

4. Distribua materiais ricos 

A ideia aqui é criar e disponibilizar materiais ricos gratuitos que atendem da melhor forma o seu cliente durante o período da Black Friday. 

Aproveite o período do evento para promover conteúdo de valor que entregue os seus produtos de uma forma diferente e inovadora, com diferenciais perante as ações da concorrência. 

Para exemplificar, uma ação interessante é criar materiais ricos e interativos como podcasts, quizzes, e-books e infográficos que trabalhem os benefícios e soluções do seu produto entregando valor para o seu cliente – e que, além disso, estimulem a curiosidade. Eles podem ser distribuídos no formato de campanha nas mídias sociais e também via e-mail marketing para a sua base de contatos – como uma forma de estimular o engajamento. 

5. Faça ações de e-mail marketing 

Utilizar de ações de e-mail marketing é fundamental durante a Black Friday. Por isso, aposte nesse meio de comunicação para a sua campanha, mas não deixe para a última hora! 

É importante que se tenha um planejamento antecipado e um fluxo de e-mails com foco na divulgação dos principais descontos. 

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6. Crie senso de urgência 

Método bastante utilizado nas campanhas de Black Friday, criar um senso de urgência é importante para destacar as ofertas e incentivar as vendas. Lembre-se de utilizar uma linguagem persuasiva com o intuito de fazer com que os seus clientes sintam que vão perder a oferta se não aproveitarem. 

Uma forma eficiente de trabalhar a urgência durante esse período é utilizar call to actions (chamadas para a ação) específicas com contagem regressiva, tais como: 

  • Só hoje: tenha frete grátis 

  • Por tempo limitado: confira os últimos produtos com 70% de desconto 

  • Os 30 primeiros clientes vão ganhar um brinde 

  • Promoção relâmpago esquenta Black Friday 

7. Ofereça descontos progressivos 

Muitos clientes se preparam para aproveitar as vantagens da Black Friday. Pensando em vender mais neste período, é interessante oferecer promoções progressivas como um incentivo para que seu público consuma mais.  

Exemplo: comprando duas unidades, a terceira sai com 50% de desconto.  

8. Pós-Black Friday 

Tem a pré e também tem a pós! 

Não se esqueça da pós-Black Friday ao criar uma estratégia para o evento. Sendo assim, se o seu negócio se trata de um e-commerce, é possível também já pensar numa campanha estendida pensando na Cyber Monday, que ocorre sempre na segunda-feira posterior à Black Friday. 

O foco aqui é utilizar os dias seguintes da Black Friday para promover uma “queima de estoque” e fechar as vendas de novembro com chave de ouro. 

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