Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

MEI: saiba como selecionar um funcionário

Para quem é MEI, o processo de contratação de um empregado pode ser algo complexo. Afinal, não dá para contar com especialistas em recursos humanos com técnicas para fazer uma boa seleção. No entanto, algumas dicas podem ajudar nessa tarefa. Confira alternativas para encontrar candidatos e o que levar em conta no momento de selecionar seu futuro funcionário:

Para encontrar candidatos

Use sua rede de contatos e conhecidos

Vale pensar bem na forma como você pretende divulgar sua vaga. Usar redes sociais do próprio negócio pode não ser uma boa ideia. Talvez você atraia um número alto de candidatos, tornando bastante complexo e demorado o processo de escolha. Antes de fazer um anúncio aberto, pergunte para pessoas conhecidas se elas têm alguém para indicar. Quem já te conhece terá mais facilidade para enxergar possíveis afinidades e facilitar o encontro de uma pessoa com o perfil adequado para o trabalho. 

Cuidado com contratações muito pessoais

Esse é um ponto de atenção à dica anterior e ao que muitos pequenos empreendedores costumam fazer: é preciso muito cuidado e evitar contratações muito pessoais. O filho do melhor amigo ou uma sobrinha podem até ter muito potencial, mas será que eventuais conflitos no dia a dia do trabalho não irão estragar a amizade ou as relações familiares? E como tudo ficará diante de uma demissão? 

Busque candidatos em locais de formação próximos ao seu negócio

Se você procura alguém em começo de carreira, mas com algum conhecimento no seu segmento de atuação, uma boa ideia é entrar em contato com instituições que ofereçam cursos e formação no seu ramo. Consulte ONGs (Organizações não-governamentais), fundações, institutos, unidades do SESC e Senai, próximos do local onde seu funcionário irá atuar. Converse com professores: eles podem indicar alunos que se destacaram.

Na entrevista para seleção

Avalie se a pessoa tem iniciativa e autonomia

Um pequeno negócio pede pessoas com iniciativas e com capacidade de tomar decisões sozinhas de maneira adequada, pois nem sempre você está disponível para que seu funcionário pergunte o que precisa ser feito. 

Comunicação é fundamental

Veja se a pessoa se comunica bem; se a conversa entre vocês flui, se ela parece entender suas explicações facilmente. Isso fará diferença no dia a dia, pois vocês precisarão se entender bem.

Entenda o que motiva a pessoa para o trabalho que você está oferecendo

Num primeiro momento, um pequeno negócio pode parecer não ter muito a oferecer: não há, por exemplo, possibilidades muito rápidas de crescimento de carreira. Mas, um pequeno negócio tem muito a ensinar. Pessoas que gostem de desafios e de aprender coisas novas tendem a permanecer mais em um local onde podem conhecer a operação de forma mais abrangente do que ocorre em uma empresa de médio porte.

Seja bastante claro com relação ao dia a dia da vaga

Explique claramente quais as funções serão desempenhadas, qual é o horário de trabalho e o que você espera da pessoa que irá contratar. Dessa forma, você evita contratar uma pessoa que não vai se encaixar no que precisa.

Estas dicas ajudam você a encontrar e selecionar uma pessoa adequada para seu pequeno negócio. Mas, atenção: é essencial seguir à risca as regras para contratação de funcionário por quem é MEI, como o pagamento de salário conforme a legislação e o respeito aos direitos trabalhistas para não ter problemas futuros, como um processo na Justiça. 

Precisando de crédito para o dia a dia do seu pequeno negócio? Sabia que quem tem uma conta corrente Pessoa Jurídica pode obter empréstimos em condições especiais? Abra agora mesmo no Santander e tenha acesso a uma seleção completa de soluções para você seguir avançando!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.