Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Tudo o que você precisa saber para atuar como vendedor ambulante

Você já pensou em ser vendedor ambulante?  

Quem quer voltar ao mercado de trabalho ou quer uma renda extra para complementar o salário pode começar a trabalhar nesse ramo.  

Também conhecidos como camelôs, os trabalhadores nesse mercado aumentaram durante a pandemia — segundo o IBGE, em 2020, 27.9 milhões de pessoas trabalhavam como vendedores —, mas isso não significa que não exista espaço para novas pessoas interessadas nele. 

Se você é uma delas, preparamos esse conteúdo para que você descubra tudo o que precisa saber para começar nessa profissão! Leia agora! 

O que é vendedor ambulante? 

O vendedor ambulante – também chamado de camelô, marreteiro ou galego – é um vendedor autônomo que não tem ligação com empresas e trabalha por conta própria, escolhendo seu horário de trabalho, cuidando de seus produtos, recebimentos e lucros. 

Esses profissionais podem vender desde itens artesanais até produtos falsificados – o que pode trazer problemas para o trabalhador. 

Vendedores ambulantes podem vender seus produtos nas ruas, em lugares fixos ou no lugar onde seu público está. 

E o melhor de tudo é que essa é uma profissão legalizada: como você vai descobrir nesse texto, é possível se regularizar — ou seja, ter seu trabalho registrado no governo para evitar problemas com ele. 

Ser vendedor ambulante é crime? 

Não. A profissão de vendedor ambulante regularizada pela lei. Para começar a atuar nessa profissão, é preciso se regularizar com a prefeitura da sua cidade. 

Como se cadastrar para ser vendedor ambulante? 

Para se cadastrar e se tornar um vendedor regularizado, é preciso se registrar na prefeitura, mas os processos para fazer isso podem mudar de cidade para cidade. 

Na maior parte das cidades, basta ir até a prefeitura, levando RG, CPF e Título de Eleitor, e fazer o registro. 

Além disso, as regras de atuação também mudam de um lugar para o outro. Em São Paulo, por exemplo, os vendedores precisam pagar a DAMSP (Documento de Arrecadação do Município), uma taxa que muda de valor de acordo com o local de trabalho; já em Curitiba, é preciso respeitar os horários do comércio e informar qual o tipo de produto que será vendido. 

Portanto, para se tornar um vendedor ambulante regularizado, pesquise as regras da sua cidade ou entre em contato com a prefeitura. A única coisa que você não deve fazer é deixar de se registrar como vendedor. 

Vendedor ambulante pode vender em qualquer lugar? 

Vendedores ambulantes podem vender seus produtos nas ruas, em lugares fixos ou no lugar onde seu público está. 

Ou seja, as vendas feitas por vendedores ambulantes podem acontecer em locais móveis, como food trucks, barracas e carrinhos, locais abertos, como feiras, ou até mesmo locais fixos, como quiosques

Evite problemas financeiros e abra sua conta PJ

O que um vendedor ambulante pode vender? 

Um vendedor ambulante pode vender diversos produtos e mercadorias. 

Algumas delas são: 

  • Alimentos, como pipoca, cachorro-quente, lanches, tortas, churrasco, bolos e doces; 

  • Artesanato, como itens de decoração, roupas, colares, brincos e acessórios, de produção própria ou não; 

  • Utensílios domésticos, como talheres, panos de prato, vassouras e rodos; 

  • Eletrônicos, como fones de ouvido e controles de televisão. 

Quais as vantagens de ser vendedor ambulante? 

Trabalhar como vendedor autônomo não é só uma maneira de ter um emprego e uma renda extra: é também um jeito de escolher seus próprios dias e horários de trabalho, onde e como você irá trabalhar. 

Além disso, o investimento inicial para começar a vender produtos é baixo, os gastos com aluguel, água, luz e internet de uma loja não existem e, na maioria das vezes, só é preciso pagar uma taxa para a prefeitura. 

Vendedor ambulante pode ser MEI? 

Sim! Quem é vendedor ambulante pode se regularizar como MEI e garantir todos os direitos que o microempreendedor individual tem – como aposentadoria pelo INSS e auxílio-doença. 

Me regularizei como vendedor ambulante. E agora? 

É hora de começar a trabalhar! E nós temos algumas dicas de como fazer isso: 

  • Sempre calcule o quanto você gastou comprando ou fazendo seus produtos, quanto você precisa para cobrir esses gastos e ainda conseguir um dinheiro, ou seja, um lucro, para você. Essa é a margem de lucro, um cálculo muito importante para qualquer negócio; 

  • Sempre registre quanto você recebe e quanto você gasta por dia. Pode ser em um caderno, no computador ou até mesmo no celular. Essa é uma maneira de manter controle financeiro das suas vendas e garantir que você não tenha prejuízos; 

  • Sempre preste um bom atendimento aos clientes! Assim, eles vão lembrar de você e, além de voltar a fazer negócio, te indicar para outras pessoas, aumentando seu número de clientes. 

  • Estude. Dessa forma, você consegue descobrir formas de vender mais e expandir o seu negócio, além de equilibrar as contas e a cuidar do seu dinheiro. No Programa Avançar, você encontra todo o conteúdo que precisa para estudar e aprender mais sobre negócios! Acesse agora! 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.