Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

O que é um lead? Entenda a importância para o marketing do seu negócio

ímã atraindo bonecos que representam leads

Quando uma empresa se torna capaz de despertar o interesse por seus produtos ou serviços, pode-se dizer que ela está no caminho certo. Afinal, é o público quem faz o sucesso de uma marca. Para alcançar este resultado e converter visitantes em clientes, é necessário criar e saber aproveitar oportunidades.  

Nesse sentido, entram os chamados leads, uma importante estratégia de marketing digital para o seu negócio. Se você deseja aumentar sua base de clientes, vale a pena ler com atenção todos os tópicos que separamos por aqui: 

  • O que é um lead?  

  • Qual a diferença entre visitantes e leads?  

  • Qual a importância de um lead? 

  • Como gerar leads no digital?  

  • O que são leads qualificados?  

  • Como fazer a gestão dos seus leads?  

O que é um lead?  

Lead é o nome dado para um cliente em potencial. Isto é, uma pessoa que já demonstrou interesse pela empresa e cedeu suas informações pessoais ou profissionais (como nome, e-mail e telefone) em troca de alguma recompensa.  

Para ficar mais claro, vamos a exemplos: quando alguém baixa um conteúdo exclusivo no seu site ou solicita um orçamento e deixa seus contatos para concluir a ação, pode-se dizer que ele é um lead.  

Qual a diferença entre leads e visitantes?  

Os visitantes são pessoas que entram no site ou nas redes sociais da sua marca. Nesse caso, eles já podem estar familiarizados com ela ou até mesmo ter acabado de conhecê-la.  

É importante entender que nem todos os visitantes se tornarão leads. Isso porque as pessoas podem chegar às suas mídias por diversos motivos — desde estudo de concorrência até uma simples curiosidade. Portanto, é possível afirmar que esta é uma fase mais distante da venda.  

Qual a importância de um lead? 

Leads representam oportunidades de negócio. Dessa forma, cabe à empresa desenvolver estratégias para concluir a venda e até mesmo fidelizar o consumidor. 

Quando um visitante se transforma em lead, é sinal de que seus produtos, serviços e comunicações estão atrativos o suficiente para despertar o desejo do público-alvo

Para que uma marca cresça no mercado e apresente bons resultados em suas vendas, é essencial ter uma base de leads engajada e desenvolver ações que visam a conversão.  

Como gerar leads no digital? 

Para ser mais assertivo em suas ações, vale a pena compreender como funciona a evolução de um lead. Por isso, atente-se às informações abaixo. 

1 - Atração 

Quando a intenção é gerar leads, o primeiro passo é trazer novas pessoas para os canais de divulgação da sua empresa. Você pode alcançar este resultado por meio de conteúdos qualificados em seu blog e nas redes sociais, além de mídia paga.  

2 – Conversão 

Nesta etapa, a marca deve incentivar o possível consumidor a realizar alguma ação para se tornar lead. Para isso, é interessante investir em newsletter, e-books, podcasts e outros formatos que chamem atenção do público a ponto de ele se conectar com os produtos ou serviços oferecidos.  

3 – Relacionamento 

Após converter seu possível cliente, é importante conectá-lo à essência da sua marca. De nada adianta ter muitos leads e não promover ações suficientes para conquistar engajamento a longo prazo.  

Por isso, vale a pena continuar oferecendo conteúdos de qualidade, seja por e-mail ou com postagens constantes nas redes sociais. Para fazer com que os seus leads se sintam únicos e contribuir para a decisão de compra, você também pode disponibilizar cupons de desconto exclusivos para eles.  

4 – Fidelização 

Nesse ponto, a venda já foi concluída. Por isso, além de continuar investindo nas estratégias do passo anterior, seu negócio deve contar com um excelente atendimento ao cliente.  

Tendo o suporte rápido e necessário para qualquer problema ou dúvida que possam surgir, as chances de que seu novo cliente passe a recomendar sua empresa se tornam bem maiores. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

O que são leads qualificados?  

Mesmo que o seu público-alvo seja bem definido, nem todos os leads esperam receber o mesmo tratamento. Por isso, para garantir uma melhor experiência, o segredo é personalizar sua comunicação.  

Os chamados leads qualificados dividem os consumidores que já estão em um estágio de maturidade avançado para concluir a compra. Existem dois tipos: 

  • MQL, qualificado para o marketing; 

  • SQL, qualificado para as vendas.  

O MQL se define por um possível cliente que já avançou bastante em seu funil de vendas. Nesse caso, ele tem consciência de que possui um problema e deseja resolvê-lo. Porém, ainda não está em busca de uma empresa para este fim. 

Leads classificados como SQL, por sua vez, tem ainda mais chances de concluir a compra, já que além de saberem a melhor solução para o seu problema, também estão em busca de uma empresa para solucioná-lo.  

Com as estratégias corretas, um MQL pode facilmente se tornar um SQL. Para abordar cada um de forma individual e efetiva, vale a pena investir em ferramentas que automatizam os processos de CRM e e-mail marketing, que são capazes de avaliar e filtrar campanhas de acordo com os dados disponibilizados.  

Como fazer a gestão dos seus leads?  

Ferramentas de automatização de dados são essenciais para uma boa gestão de leads. Por isso, o primeiro passo é fazer esta contratação para aprimorar o marketing digital do seu negócio e, consequentemente, facilitar este processo.  

Após esta etapa, você deve: 

  • Entregar conteúdos de qualidade, levando em conta os dois tipos de qualificação; 

  • Recolher dados de engajamento; 

  • Elaborar estratégias que incentivem a finalização do negócio.  

Lembre-se de que as métricas são essenciais para medir a performance da sua estratégia. Se necessário, ajuste suas ações de acordo com os resultados.  

Quer mais dicas sobre produção de conteúdo?  

Com o Programa Avançar, você tem acesso a diversos cursos gratuitos e com certificado. Um deles é sobre Marketing Digital, que visa aprimorar seus conhecimentos para o crescimento do seu negócio na internet. Conheça clicando aqui

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 1056

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.