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Dia do Cliente: Guia completo para sua empresa em 2023

mulher sorridente atendendo cliente em hotel

Independentemente do segmento, toda empresa precisa estar atenta às datas especiais para criar conexão com seus clientes e desenvolver ações para vender mais. Uma delas é o Dia do Cliente, que ajuda a movimentar o mercado em uma época em que o fluxo de venda costuma ser menos expressivo.  

Para que a data traga um bom retorno financeiro, é interessante aplicar estratégias que tragam vantagens tanto para o empreendedor quanto para os consumidores. Se você tem dúvidas de como ter boas ideias e ser assertivo para aplicá-las na prática, este é o artigo certo para o seu caso.  

Confira os tópicos do nosso guia para que o seu negócio tenha sucesso no Dia do Cliente em 2023:   

  • Quando é o Dia do Cliente? 

  • Por que é importante pensar em estratégias para o Dia do Cliente? 

  • 7 estratégias para adotar no Dia do Cliente 

  •  5 exemplos de mensagens para o Dia do Cliente 

Quando é o Dia do Cliente?   

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro de cada ano. A data foi definida em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo especialista em marketing e recursos humanos João Carlos Rego. 

Para que a ideia fosse levada em consideração, o profissional escreveu artigos argumentando sobre a importância que este dia traria e o enviou para câmaras de vereadores e assembleias legislativas de várias partes do país. Por conta desta iniciativa, a data passou a ser aplicada em alguns estados.  

Foi somente em setembro de 2019 que o Dia do Cliente foi aprovado pela Câmara Federal e começou a ser considerada em todo o país.  

Por que é importante pensar em estratégias para o Dia do Cliente?  

Todo empreendedor deseja que o seu negócio dê bons resultados, certo? Para isso, não basta contar com produtos ou serviços de qualidade. É necessário saber divulgar o que você oferece e ter habilidade de criar interesse no seu público-alvo.  

Suprir as expectativas dos clientes, de fato, está cada vez mais difícil. Afinal, o imediatismo da tecnologia tem criado grandes expectativas para as novidades. Além disso, o consumidor atual está cada vez mais engajado com as marcas que consome — e pode te trocar pela concorrência caso ele não se sinta reconhecido e você não tenha um diferencial. 

Por isso, é muito importante que datas sazonais, como o Dia do Cliente, sejam levadas em consideração no seu negócio. Com as estratégias corretas, é possível não somente agradar seus clientes fiéis, mas também chegar a novos consumidores.  

7 estratégias para adotar no Dia do Cliente 

Preparamos diversas opções para que você possa analisar o que melhor se encaixa com o seu público-alvo e segmento. Confira e aproveite para colocar em prática! 

Pense em um brinde especial 

Oferecer brindes personalizados fará com que o seu cliente perceba o quanto ele é importante para você. Além disso, funciona como uma vantagem extra no momento de decisão de compra. Todos gostam de receber um mimo, não é mesmo?  

Canecas, copos, canetas e pen drives são algumas opções de baixo custo que podem funcionar. Uma escolha ainda mais interessante é pensar em um produto que esteja relacionado ao seu produto ou serviço. 

Programe lançamentos 

Se mostrar aos consumidores que a sua marca está atualizada com as tendências do mercado já é bom, trazer novidades em uma data sazonal é ainda melhor. Por isso, lançar produtos ou serviços especialmente para o Dia do Cliente é uma estratégia eficiente.  

Pense em promoções atrativas 

De fato, divulgar promoções é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Nesse caso, vale ficar atento para fazer uma oferta vantajosa para ambos os lados e evitar que o seu negócio saia no prejuízo. 

Dê descontos progressivos 

Se você precisa limpar o seu estoque, esta pode ser a estratégia ideal para o seu caso. Isto é, oferecer descontos cada vez maiores conforme o cliente leva mais produtos ou serviços. 

Exemplo: compre um produto e ganhe 30% de desconto na segunda unidade. 

Ofereça frete grátis  

Quem nunca desistiu de finalizar uma compra por conta do preço do frete? Esta situação é muito comum. Por isso, se a sua empresa tem um e-commerce, vale a pena oferecer frete grátis no Dia do Cliente.  

Invista em uma decoração diferenciada para a sua loja  

Esta dica vai especialmente para empreendedores que têm uma loja física. Se você deseja deixar seu espaço mais atrativo, faça uma decoração específica para o Dia do Cliente, com itens como banners, balões e uma iluminação diferenciada. 

Dê ao seu cliente o poder de decisão 

Nesta lista, disponibilizamos várias opções para que o seu Dia do Cliente seja um sucesso. Para que tudo seja ainda mais assertivo, você pode utilizar o poder das redes sociais para perguntar ao seu cliente o que ele prefere.  

É possível fazer isso por meio de enquetes no Instagram, por exemplo, questionando se o público prefere promoções, brindes ou qualquer outra opção que faça sentido para o seu negócio.

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5 exemplos de mensagens para o Dia do Cliente 

Além de desenvolver ações interessantes para o seu cliente, você deve programar a sua comunicação. O ideal é que o texto seja disparado com o nome do cliente, para dar a sensação de personalização. Para acertar na linguagem, separamos exemplos de mensagens que podem te ajudar: 

  • “Ficamos muito contentes em ter pessoas incríveis como você valorizando a nossa marca. Feliz Dia do Cliente!”.  

  • “Você faz parte da nossa história e estimula nossa motivação para que possamos entregar a melhor qualidade em produtos e serviços. Feliz Dia do Cliente!”.  

  • “Querido cliente, somos muito gratos por ter você conosco. Feliz Dia do Cliente!”.  

  • “Feliz Dia do Cliente! Sem a sua confiança, nosso sucesso não seria possível! Somos muito gratos por ter você conosco.”.  

  • Somos muito honrados por ter você em nossa lista de clientes. Nesta data especial, queremos te agradecer! Feliz Dia do Cliente!”.

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