Quando uma empresa se torna capaz de despertar o interesse por seus produtos ou serviços, pode-se dizer que ela está no caminho certo. Afinal, é o público quem faz o sucesso de uma marca. Para alcançar este resultado e converter visitantes em clientes, é necessário criar e saber aproveitar oportunidades.
Nesse sentido, entram os chamados leads, uma importante estratégia de marketing digital para o seu negócio. Se você deseja aumentar sua base de clientes, vale a pena ler com atenção todos os tópicos que separamos por aqui:
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O que é um lead?
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Qual a diferença entre visitantes e leads?
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Qual a importância de um lead?
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Como gerar leads no digital?
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O que são leads qualificados?
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Como fazer a gestão dos seus leads?
O que é um lead?
Lead é o nome dado para um cliente em potencial. Isto é, uma pessoa que já demonstrou interesse pela empresa e cedeu suas informações pessoais ou profissionais (como nome, e-mail e telefone) em troca de alguma recompensa.
Para ficar mais claro, vamos a exemplos: quando alguém baixa um conteúdo exclusivo no seu site ou solicita um orçamento e deixa seus contatos para concluir a ação, pode-se dizer que ele é um lead.
Qual a diferença entre leads e visitantes?
Os visitantes são pessoas que entram no site ou nas redes sociais da sua marca. Nesse caso, eles já podem estar familiarizados com ela ou até mesmo ter acabado de conhecê-la.
É importante entender que nem todos os visitantes se tornarão leads. Isso porque as pessoas podem chegar às suas mídias por diversos motivos — desde estudo de concorrência até uma simples curiosidade. Portanto, é possível afirmar que esta é uma fase mais distante da venda.
Qual a importância de um lead?
Leads representam oportunidades de negócio. Dessa forma, cabe à empresa desenvolver estratégias para concluir a venda e até mesmo fidelizar o consumidor.
Quando um visitante se transforma em lead, é sinal de que seus produtos, serviços e comunicações estão atrativos o suficiente para despertar o desejo do público-alvo.
Para que uma marca cresça no mercado e apresente bons resultados em suas vendas, é essencial ter uma base de leads engajada e desenvolver ações que visam a conversão.
Como gerar leads no digital?
Para ser mais assertivo em suas ações, vale a pena compreender como funciona a evolução de um lead. Por isso, atente-se às informações abaixo.
1 - Atração
Quando a intenção é gerar leads, o primeiro passo é trazer novas pessoas para os canais de divulgação da sua empresa. Você pode alcançar este resultado por meio de conteúdos qualificados em seu blog e nas redes sociais, além de mídia paga.
2 – Conversão
Nesta etapa, a marca deve incentivar o possível consumidor a realizar alguma ação para se tornar lead. Para isso, é interessante investir em newsletter, e-books, podcasts e outros formatos que chamem atenção do público a ponto de ele se conectar com os produtos ou serviços oferecidos.
3 – Relacionamento
Após converter seu possível cliente, é importante conectá-lo à essência da sua marca. De nada adianta ter muitos leads e não promover ações suficientes para conquistar engajamento a longo prazo.
Por isso, vale a pena continuar oferecendo conteúdos de qualidade, seja por e-mail ou com postagens constantes nas redes sociais. Para fazer com que os seus leads se sintam únicos e contribuir para a decisão de compra, você também pode disponibilizar cupons de desconto exclusivos para eles.
4 – Fidelização
Nesse ponto, a venda já foi concluída. Por isso, além de continuar investindo nas estratégias do passo anterior, seu negócio deve contar com um excelente atendimento ao cliente.
Tendo o suporte rápido e necessário para qualquer problema ou dúvida que possam surgir, as chances de que seu novo cliente passe a recomendar sua empresa se tornam bem maiores.
O que são leads qualificados?
Mesmo que o seu público-alvo seja bem definido, nem todos os leads esperam receber o mesmo tratamento. Por isso, para garantir uma melhor experiência, o segredo é personalizar sua comunicação.
Os chamados leads qualificados dividem os consumidores que já estão em um estágio de maturidade avançado para concluir a compra. Existem dois tipos:
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MQL, qualificado para o marketing;
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SQL, qualificado para as vendas.
O MQL se define por um possível cliente que já avançou bastante em seu funil de vendas. Nesse caso, ele tem consciência de que possui um problema e deseja resolvê-lo. Porém, ainda não está em busca de uma empresa para este fim.
Leads classificados como SQL, por sua vez, tem ainda mais chances de concluir a compra, já que além de saberem a melhor solução para o seu problema, também estão em busca de uma empresa para solucioná-lo.
Com as estratégias corretas, um MQL pode facilmente se tornar um SQL. Para abordar cada um de forma individual e efetiva, vale a pena investir em ferramentas que automatizam os processos de CRM e e-mail marketing, que são capazes de avaliar e filtrar campanhas de acordo com os dados disponibilizados.
Como fazer a gestão dos seus leads?
Ferramentas de automatização de dados são essenciais para uma boa gestão de leads. Por isso, o primeiro passo é fazer esta contratação para aprimorar o marketing digital do seu negócio e, consequentemente, facilitar este processo.
Após esta etapa, você deve:
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Entregar conteúdos de qualidade, levando em conta os dois tipos de qualificação;
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Recolher dados de engajamento;
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Elaborar estratégias que incentivem a finalização do negócio.
Lembre-se de que as métricas são essenciais para medir a performance da sua estratégia. Se necessário, ajuste suas ações de acordo com os resultados.
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