Consultar o CNPJ da sua empresa é uma boa opção para verificar como se encontra a sua situação cadastral. Ou seja, se o negócio realmente existe e está regularizado.
O processo é simples e pode ser considerado útil também para microempreendedores que não se lembram do seu próprio CNPJ. Porém, essa consulta é permitida em apenas uma categoria específica.
Se você deseja saber mais sobre o tema e conferir o passo a passo para descobrir o documento por meio do seu CPF, vale a pena conferir as informações abaixo. Boa leitura!
Para que serve o CNPJ?
A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O documento é, literalmente, um número que define o reconhecimento de uma empresa.
Além de oficializar a abertura do negócio, este cadastro serve como garantia de que a sua atuação esteja de acordo com a legislação brasileira.
Abrir um CNPJ permite que o empreendedor emita notas fiscais, contrate funcionários e tenha acesso a linhas de crédito para pessoa jurídica. Porém, também traz obrigações com impostos, que podem variar de acordo com a categoria em que a empresa está inserida.
Quando é possível consultar CNPJ pelo CPF?
Esta consulta só é possível para quem está cadastrado como Microempreendedor Individual (MEI) e é titular do negócio. Isso significa que empresas enquadradas como ME, por exemplo, não podem realizá-la.
Quanto custa para consultar CNPJ pelo CPF?
No caso do MEI, o CNPJ permanece vinculado ao CPF da pessoa física. Por isso, o procedimento pode ser feito gratuitamente no site oficial do Portal do Empreendedor.
Como consultar CNPJ pelo CPF: passo a passo
De fato, o CPF é o único dado necessário para que esta consulta seja realizada. Para concluir o processo, siga os passos abaixo:
-
Acesse o site Portal do Empreendedor;
-
Clique na opção “Já sou MEI”;
-
Toque em “Emissão de Comprovante (CCMEI);
-
Após este passo, será necessário fazer login com a sua conta gov.br. Caso você ainda não tenha, crie uma utilizando o seu CPF;
-
Com o login concluído, digite seu CPF na área de busca;
-
Pronto! Nessa parte, o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual será disponibilizado, com informações como CNPJ, data de abertura da empresa e situação cadastral;
-
Caso você considere interessante, é possível fazer download do certificado em PDF no canto inferior esquerdo da tela.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Se você é Microempreendedor Individual e deseja ficar por dentro de todas as obrigações e benefícios da categoria, vale a pena conferir nosso curso gratuito e com certificado Tudo Sobre MEI. Conte sempre com o Programa Avançar!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<