Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

KPI: O Guia Completo para aplicar em sua empresa

A imagem mostra cubos de madeira empilhados, cada um com uma ilustração diferente indicando crescimento e o mais acima escrito "KPI".

O que você precisa saber: 

  • KPIs são indicadores que medem o sucesso da empresa; 

  • Cada empresa pode ter KPIs diferentes, já que cada uma delas tem a necessidade de mensurar diferentes aspectos de suas atividades; 

  • Existem diferentes categorias de KPIs e diferentes tipos, que podem ser ideais para diferentes empresas. 

Você sabe como medir o sucesso da sua empresa? É claro, é importante observar o faturamento, o número de vendas e o lucro, mas existe algo que também deve ser observado: os KPIs. 

Esses indicadores medem as performances das ações feitas por um negócio e, com seus resultados, podem descobrir o que está funcionando e o que deve ser repensado. 

Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre os KPIs, incluindo como usá-los em seu negócio. 

Continue lendo para saber mais! 

O que significa KPI? 

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator. Em livre tradução para português, significa Indicador Chave de Performance

O que é KPI? 

O KPI – ou Indicador Chave de Performance – é um indicador que mede o sucesso de uma ação feita pela empresa. 

Esse indicador se relaciona com as métricas, as metas e os objetivos da empresa. Dessa forma, é possível entender se os planos feitos por ela estão funcionando ou precisam de ajustes. 

Ou seja, com o uso dos KPIs, é possível medir a eficiência das ações da empresa e melhorar seus resultados. 

Para que serve o KPI? 

O KPI serve para medir o sucesso da empresa. 

Com esse indicador, é possível ver se a maneira que a empresa está trabalhando para cumprir suas metas e atingir seus objetivos está funcionando. 

Além disso, o KPI também mostra as chances de melhora nas áreas, as oportunidades de crescimento e quando é necessário fazer ajustes nas ações para alcançar os objetivos e resultados esperados. 

Ou seja, esses indicadores são maneiras de visualizar o desempenho da empresa e decidir novas estratégias para melhorá-lo. 

Então, medir os KPIs e acompanhá-los regularmente é uma maneira de garantir o crescimento da empresa. Por isso, é fundamental que todo empreendedor saiba como eles funcionam e como implantá-los em seus negócios. 

Qual a diferença entre KPI e métrica? 

Apesar de parecerem semelhantes, o KPI e a métrica são bem diferentes. 

A métrica é algo que é apenas medido. Ela pode ser usada para um relatório, uma apresentação, ou algo parecido, mas não é usada como base para elaborar estratégias ou para mudar as ações da empresa. 

Já um KPI é um indicador, ou seja, ele indica que algo está funcionando ou precisa ser mudado e serve como base para tomada de decisões. 

Como exemplo de métrica, podemos usar os likes em redes sociais: apesar de serem um número que mostra quantos usuários curtiram sua publicação, eles não medem o alcance dela ou até mesmo quantos clientes entraram em seu site depois de vê-la. 

Por outro lado, um KPI para redes sociais é o número de usuários convertidos em leads por uma publicação – ou seja, quantos usuários se mostraram uma oportunidade de negócio para a empresa.  

Uma métrica pode se tornar um KPI se, com o seu uso, perceberem que ela mostra resultados importantes de um negócio. 

Quais são os tipos de KPI? 

Agora que você já sabe o que é um KPI, é importante entender que existem diferentes tipos de indicadores: os KPIs primários, os KPIs secundários e os KPIs práticos. 

O que são KPIs primários? 

Os KPIs primários são os principais indicadores de desempenho da empresa. Eles são os que são encontrados primeiramente e podem mudar de acordo com o ramo de atividade do negócio. 

Por exemplo, o KPI primário de uma empresa de marketing pode ser um indicador que mostram os resultados de uma estratégia, como a taxa de conversão de leads; já o KPI primário de uma empresa de vendas pode ser o custo de aquisição por lead. 

A função do KPI primário é mostrar se o negócio está ganhando dinheiro com suas atividades. 

Alguns exemplos desse KPI são: 

  • Leads; 

  • Taxa de conversão; 

  • Tráfego; 

  • Receita total. 

O que são KPIs secundários? 

Os KPIs secundários são os indicadores medem o desempenho das atividades das áreas e de suas operações. 

Sua função é mostrar que as estratégias que foram aplicadas nessas áreas e se o gerenciamento delas dão bons resultados. 

Assim como os KPIs primários, os KPIs secundários também podem variar de empresa para empresa. 

Entre os exemplos de KPIs secundários de um negócio estão: 

  • Assinantes de um blog; 

  • Assinantes de uma newsletter; 

  • Visitantes que clicaram em um link; 

  • Custo por visitante; 

  • Custo de mercadorias; 

  • Estoque; 

  • Taxa de giro de estoque; 

  • Valor médio do pedido. 

O que são KPIs práticos? 

São os KPIs que explicam os resultados dos KPIs primários e dos KPIs secundários, dando informações úteis sobre as operações e processos feitos pela empresa e ajudando a traçar estratégias para promover melhorias. 

Entre os KPIs práticos que podem ser usados por uma empresa estão: 

  • Visitas na página; 

  • Palavras-chave mais pesquisadas no site; 

  • Tempo de desenvolvimento de produto; 

  • Tempo de atendimento. 

Curso para Empreendedores – Invista no seu negócio

Quais são as categorias de KPIs? 

Além de serem divididos entre primários, secundários e práticos, os KPIs também podem ser separados por categoria. São elas: 

  • Indicadores de produtividade: são os que medem a eficiência dos processos da empresa e ajudam a entender quantos recursos a empresa utiliza para praticar suas atividades; 

  • Indicadores de qualidade: são os que ajudam a produção a evitar erros e imprevistos; 

  • Indicadores de capacidade: são os que medem a capacidade de produção da empresa; 

  • Indicadores estratégicos: são usados para comparar o cenário real da empresa e o cenário ideal – ou seja, que foi planejado para ela. 

Quais os principais KPIs de uma empresa? 

Existem alguns KPIs que são mais utilizados pelas empresas, por permitirem que elas tenham um panorama total de sua situação e possam acompanhar mais de perto o seu desempenho. 

Listamos os principais KPIs usados por negócios de diferentes ramos de atividade. 

KPI financeiro 

Os indicadores de desempenho financeiro são os que medem como vai a saúde financeira da empresa. 

Geralmente, ferramentas financeiras, como fluxo de caixa e registro de entradas e saídas, são usadas para calcular esses indicadores. 

Entre os KPIs financeiros que são utilizados pela empresa estão: 

  • Ticket médio; 

  • Margem de lucro; 

  • Ponto de equilíbrio; 

  • EBTIDA. 

KPI de produtividade 

São os que medem a produtividade dos colaboradores de um negócio, mensurando os resultados de atividades e tarefas feitas na empresa. 

Por esse motivo, os indicadores de produtividade podem mudar de acordo com as funções dos funcionários. O KPI dos funcionários de call center pode ser a velocidade do atendimento, enquanto o KPI dos funcionários de uma fábrica pode ser a quantidade de produtos feitos em um certo espaço de tempo. 

Entre os indicadores de produtividade que podem ser usados em uma empresa estão: 

  • Tempo ocioso; 

  • Número de atendimentos; 

  • Tempo médio de resposta; 

  • Nível de qualidade de atendimento. 

KPI operacional 

São os indicadores que medem a performance da operação diária da empresa e podem ser usados para reconhecer os problemas que acontecem todos os dias. 

Entre os KPIs operacionais que existem estão: 

  • Índice de rotatividade de funcionários; 

  • Tempo de resposta para o cliente; 

  • Investimento em qualificação de funcionários. 

KPI de vendas 

São os indicadores que monitoram o andamento das vendas da empresa. Para uma empresa que se guia com os resultados do que é vendido, eles são os indicadores mais importantes que devem ser monitorados. 

Alguns dos KPIs de vendas são: 

  • Ticket médio; 

  • Leads convertidos; 

  • Número de oportunidades abertas; 

  • Custo de aquisição por cliente. 

KPI de marketing 

Os KPIs de marketing ajudam na hora de criar estratégias de marketing de sucesso em um negócio, contribuindo para que elas sejam ajustadas de acordo com a necessidade para que sejam mais efetivas. 

Entre os KPIs de marketing estão: 

  • Alcance nas redes sociais; 

  • Taxa de rejeição no site; 

  • Duração de visitas ao site; 

  • Origem do tráfego. 

KPI de logística 

São os KPIs relacionados às operações logísticas da empresa, como tempo de entrega, giro de estoque e até mesmo custo unitário de cada produto. 

Os KPIs de logística de uma empresa são: 

  • Giro de estoque; 

  • Custos de armazenagem; 

  • Custos de transporte; 

  • Taxa de avaria. 

KPI de qualidade

Por fim, os KPIs de qualidade são aqueles que podem medir tudo o que envolve a empresa, desde a produção até o atendimento ao cliente

Entre os KPIs de qualidade que uma empresa pode acompanhar estão: 

  • Satisfação do cliente; 

  • Durabilidade do produto; 

  • Taxa de defeitos. 

Como criar um KPI? 

Agora que você já sabe alguns exemplos de KPIs que pode usar em seu negócio, é hora de saber como criar o seu próprio KPI. Isso porque existem casos que os KPIs já existentes podem não se encaixar no que você deseja mensurar sobre o seu negócio. 

Criar um KPI é um processo simples, que exige apenas alguns passos essenciais. 

Descubra com o Programa Avançar como criar um KPI em 3 passos: 

  1. Escolha o que você quer mensurar 

Como explicamos antes, KPIs são usados para mensurar o sucesso das ações de um negócio. Por isso, o primeiro passo para criar um KPI é entender o que você quer mensurar. 

Para isso, procure uma meta que possa ser transformada em uma quantidade, como redução de custos ou satisfação dos clientes. Esses dados mostrarão qual é seu ponto inicial e quanto seu negócio melhorou depois que você colocou suas estratégias em prática. 

  1. Coloque seus planos em prática 

Se os KPIs são usados para medir se as ações da empresa estão dando certo, é importante ter ações e colocá-las em prática, certo? 

Depois de definir o que sua empresa precisa medir, é hora de colocar os planos em prática para entender se os KPIs terão resultados melhores daqui para frente. Ou seja, não há KPI sem ação. 

  1. Defina em quanto tempo o KPI deve ser analisado 

KPIs devem ser analisados periodicamente para que seja possível entender se as ações estão tendo sucesso. Então, é importante definir de quanto em quanto tempo os KPIs da sua empresa serão analisados. 

Esse passo também vai te incentivar a estabelecer metas e objetivos e a buscar maneiras de atingi-los. Quando compartilhadas com a sua equipe, essas metas e objetivos podem ajudar a aumentar sua produtividade. 

Como usar os resultados apresentados pelos KPIs? 

Os KPIs são uma maneira de entender como vai o andamento e a evolução do seu negócio. Por isso, os resultados apresentados pelos KPIs são maneiras de entender onde você pode melhorar sua empresa e onde você já está acertando. 

Então, a melhor maneira de utilizar os resultados apresentados pelos KPIs é vê-los como um caminho para o que deve ser melhorado em seu negócio e quais as estratégias que devem ser mantidas porque estão dando certo. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.