O que você precisa saber:
-
O ROAS é usado para que você possa calcular se o investimento em marketing em sua empresa está dando resultados;
-
Ele permite que ações de marketing sejam repensadas e reformuladas se não dão o resultado esperado;
-
Cada empresa deve estabelecer qual é o ROAS ideal para ela, mas é importante que ele esteja sempre acima de 0.
Você já deve ter ouvido falar sobre o ROI (Retorno sobre Investimento), mas você sabia que existe uma versão desse indicador feito para quem quer calcular se as campanhas de marketing estão rendendo o suficiente para serem mantidas?
É o ROAS, sigla para Return On Advertising Spend ou, em português, Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o ROAS e te mostrar como fazer esse cálculo.
Leia agora!
O que é ROAS?
Sigla para Return On Advertising Spend – em português, Retorno Sobre o Investimento em Publicidade –, o ROAS é um KPI que mostra se o retorno do dinheiro investido em ações de marketing compensa para a empresa.
Ou seja, com o ROAS, é possível entender se os investimentos feitos em uma campanha de marketing, como o pagamento da promoção de um anúncio em uma rede social, estão trazendo lucros para um negócio.
Quais são os investimentos em marketing que podem ser considerados no ROAS?
É possível calcular o ROAS de toda companha de marketing digital que sua empresa fizer.
Alguns dos exemplos das campanhas em que é possível calcular o ROAS são:
-
Google Ads;
-
Facebook Ads;
-
Instagram Ads;
-
Newsletter;
-
E-mail marketing;
-
Blog.
Qual a diferença entre o ROAS e o ROI?
A diferença entre o ROAS e o ROI é simples: enquanto o ROAS é utilizado para calcular o retorno de campanhas de marketing, o ROI é um indicador que pode ser usado para calcular o retorno de todos os investimentos da empresa: desde o feito no departamento de marketing até o investimento no departamento administrativo, de compras, de vendas – ou seja, o ROI é usado em qualquer investimento que a empresa faz.
Então, sempre que você ouvir sobre ROI e ROAS, lembre-se: o ROI é para todo investimento, o ROAS é para investimentos em marketing.
Qual a importância do ROAS?
O ROAS é uma maneira de você entender se está perdendo dinheiro nas ações de marketing que faz em seu negócio.
Isso porque, ao calcular o retorno que essas ações dão para a empresa, o ROAS mostra se o retorno do investimento é menor do que o esperado, está no nível previsto ou é maior do que o esperado.
Com esses resultados em mãos, é possível repensar e reformular ações de marketing que tem resultados abaixo do esperado, entender quais são os pontos positivos das que tem um resultado maior e até mesmo eliminar ações inefetivas.
Ou seja, calcular o ROAS é fundamental para cortar custos desnecessários em seu negócio.
Como calcular o ROAS?
O ROAS, assim como o ROI, é calculado por meio de uma fórmula. Ela é a seguinte:
ROAS = (Receita da campanha – Custo da campanha) / Custo da campanha
Então, para calcular o ROAS, você precisa pegar quanto você ganhou com a campanha e subtrair o seu custo. Depois, basta dividir esse resultado novamente pelo custo da campanha e, assim, você terá seu ROAS.
Vamos à um exemplo.
A empresa Avançada investiu R$7.000 em uma campanha de Google Ads. Um mês depois, a receita dessa campanha era de R$10.000. Vamos descobrir o ROAS dessa campanha.
Usando a fórmula do ROAS, teríamos o seguinte cálculo:
ROAS = (Receita da campanha – Custo da campanha) / Custo da campanha
ROAS = (10.000 – 7.000) / 7.000
ROAS = 3.000 / 7.000
ROAS = 0,42
Ou seja, para cada R$1 gasto com essa campanha, a empresa tem R$0,42 de retorno em receita.
Já em uma campanha de Instagram Ads, a empresa investiu R$3.000 e, depois de um mês, teve uma receita de R$1.200.
Vamos descobrir o ROAS dessa campanha utilizando a fórmula:
ROAS = (Receita da campanha – Custo da campanha) / Custo da campanha
ROAS = (1.200 – 3.000) / 3.000
ROAS = -1.800/3.000
ROAS = -0,6
Esse resultado mostra que, a cada R$1 investido na campanha de Instagram Ads, a empresa está perdendo R$0,60. Portanto, ter um resultado negativo no cálculo do ROAS representa as perdas financeiras que a empresa tem em sua campanha de marketing.
Qual é um bom ROAS?
Não existe um resultado de ROAS que é considerado bom ou ótimo, já que isso depende das metas e objetivos de cada empresa e suas campanhas.
Mas, quanto maior o ROAS, melhor para os negócios. Ou seja, um resultado alto de ROAS é bom para a empresa.
O importante é que o ROAS não seja negativo: isso indica que a empresa está perdendo dinheiro com seus investimentos em marketing e propaganda.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<