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Live Marketing e Live Commerce: entenda como funcionam e como aplicar no seu negócio

O conceito de live, o chamado “ao vivo” já está dominando todos os mercados. Antes uma exclusividade de emissoras e canais de comunicação, agora pode ser realizado por todos nós, meros seres humanos, tendo em mãos um aparelho com câmera e internet.

A chamada revolução digital tão logo está tomando conta das nossas vidas que hoje já conseguimos produzir conteúdos e compartilhar em tempo real com quer que seja. E as marcas estão ligadas nisso. Não é à toa que são muitas as estratégias com objetivo de interagir com o público e proporcionar o diálogo entre marcas e pessoas, a famosa humanização.

Dentro desse cenário, o Live Marketing e o Live Commerce entram em cena, para promover mais engajamento entre empresas e consumidores, com a utilização dos meios digitais. Se você quer saber mais sobre esses dois termos e como funcionam, continue com a gente!

O que é Live Marketing

O Live Marketing ou Marketing de Experiência se baseia em ações que visam experiências imersivas e de engajamento entre marcas e consumidores.

Ou seja, são iniciativas com propostas diferenciadas, onde serviços e produtos são compartilhados por meio de experiências que acontecem ao vivo e são interativas, como sensoriais. Nesse sentido, o Live Marketing consegue alcançar objetivos estratégicos de marca, vendas e fidelização por meio de ações que se tornam memoráveis. O propósito é promover instantaneamente o impacto positivo e o engajamento. 

Ferramentas de Live Marketing

A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) define o Live Marketing como “Segmento em que se inserem todas as ações, eventos e campanhas que aconteçam ao vivo na relação do consumidor ou shopper com marca, produto ou serviço”.

Dentro desse contexto, as principais ferramentas utilizadas no Live Marketing são:

  • Eventos
  • Feiras
  • Promoções
  • Ativações
  • Marketing de Incentivo
  • Trade Marketing

Como aplicar o Live Marketing

Como já comentamos, o Live Marketing pode ser feito por meio de diversos tipos de ações. Pode parecer complexo, mas aplicar uma dessas iniciativas para o seu negócio nem sempre vai necessitar de uma grande produção. 

Confira algumas:

  • Realização de ações promocionais: liquidações, brindes, degustação, amostras grátis, distribuições gratuitas de prêmios por meio de gamificação;
  • Participação em eventos: shows, feiras e congressos;
  • Ações de merchandising: estandes e degustação em pontos de venda;
  • Ações digitais: campanhas nas mídias sociais, aplicativos e etc.

Para ajudar nesse sentido, a AMPRO desenvolveu dois guias, o Manual do Live Marketing e o Guia de melhores práticas em planejamento logístico para Live Marketing com dicas e técnicas que podem auxiliar a colocar suas ideias em prática.

O que é Live Commerce

Já o conceito de Live Commerce, “Comércio Ao Vivo”, é um pouco mais específico do que o Live Marketing. Se baseia na estratégia de uso do streaming de transmissões ao vivo para gerar vendas

Ou seja, por meio da interação proporcionada pelas lives, a marca promove produtos e serviços e também pode direcionar esse espectador para a compra em seu e-commerce, já que tudo funciona no ambiente digital. 

Como aplicar estratégias de Live Commerce

O Live Commerce atua para estabelecer a interação direta entre marcas e usuários, ou seja, o principal ponto aqui é engajar o consumidor.

Nesse sentido, para aplicar uma estratégia de Live Commerce para o seu negócio, é importante entender qual a dor do seu cliente e buscar atendê-la por meio das transmissões. Alguns exemplos:

  • Respostas às principais dúvidas sobre o seu produto ou serviço;
  • Demonstrações do seu produto em uso ou serviço;
  • Dicas para problemas que o seu consumidor enfrenta e o seu produto pode resolver;
  • Webinars sobre temas de interesse ao público-alvo, temas específicos de interesse, que ajudam a fortalecer o relacionamento.

Além dessas, existem outras ideias que podem surgir! A frequência dessas transmissões pode ser o segredo do sucesso, pois a periodicidade de novos conteúdos também pode gerar mais compartilhamentos e, com isso, maior abrangência da marca. 

Outro exemplo de Live Commerce são as lives patrocinadas, seja de cantores ou influenciadores digitais, onde os espectadores são impactados por uma marca com seu produto e solução em meio à transmissão. O uso de influenciadores também otimiza ainda mais as chances de conversão, já que muitas dessas personalidades carregam consigo seguidores fiéis.

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