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Análise da concorrência: o que é e como fazer

Mulher negra estudando informações em um papel e em um tablet.

O que você precisa saber: 

  • Analisar a concorrência é importante para saber como sua empresa pode se destacar no mercado;  

  • É preciso entender aspectos como os produtos e serviços e até mesmo quem são os clientes que você quer conquistar; 

  • Você pode fazer uma análise da concorrência do seu negócio em sete passos simples. 

Você sabia que entender a concorrência é uma das coisas mais importantes para quem empreende?  

Entender quem são os competidores do seu negócio é tão importante quanto prestar um bom atendimento ou fazer a divulgação local para conquistar clientes. Isso porque é dessa maneira que você consegue descobrir o que sua concorrência está fazendo e pode descobrir como se diferenciar dela. 

Nesse artigo, nós do Prospera vamos te dar dicas para você fazer a análise da concorrência. 

Leia agora! 

O que é análise da concorrência? 

A análise da concorrência é um estudo dos concorrentes do seu negócio. 

Com essas informações em mãos, você pode: 

  • Saber quais são os produtos e serviços oferecidos pela concorrência; 

  • Saber como é a divulgação desses produtos e serviços; 

  • Saber quais são os preços da concorrência

  • Saber quem são os clientes e o que eles costumam comprar; 

  • Saber quais são os pontos fortes da concorrência. 

E ter muito mais informações que vão te ajudar a definir quais serão as estratégias que você vai colocar em prática para se diferenciar dos seus competidores. 

Microcrédito Prospera Santander

7 passos para fazer análise da concorrência 

Para fazer uma boa análise da concorrência, siga esses 7 passos. Durante todos eles, faça anotações sobre suas descobertas. 

Uma dica: com uma tabela de pontos fortes e fracos, fica mais fácil visualizar todos os aspectos que você analisar. 

  1. Descubra quem são seus concorrentes 

O primeiro passo para fazer a análise da concorrência é saber quem é a concorrência. 

Então, pesquise e liste seus concorrentes: se você tem uma loja de roupas para crianças, seus concorrentes são as outras lojas de roupas para crianças da sua região; se tem uma lanchonete delivery, os concorrentes são as outras lanchonetes que entregam no mesmo raio de entregas da sua. 

Caso sejam muitos concorrentes, liste os mais populares entre o público e os que tem produtos e serviços mais semelhantes aos seus. 

  1. Entenda mais sobre os produtos e serviços da concorrência

Agora que você sabe quais são seus concorrentes, é hora de saber o que eles vendem. Por isso, o segundo passo em nossa análise da concorrência é entender sobre os produtos e serviços da concorrência. 

Aqui, é importante que você analise: 

  1. Estude como é o atendimento prestado 

Sabemos que um bom atendimento é muito importante para conquistar os clientes. Por isso, uma análise da concorrência precisa levar isso em conta também. 

Observe como o atendimento é feito não apenas durante a compra, mas depois dela também: se há algum acompanhamento para se certificar que tudo está funcionando ou uma pesquisa de opinião enviada para os clientes. 

Tudo isso mostra que o negócio se importa com o atendimento prestado e pode ser algo que chama a atenção e faz com que os clientes prefiram comprar com eles. 

  1. Estude as redes sociais 

Presença digital é muito importante hoje em dia. Por isso, esse é um aspecto que deve ser levado em conta na hora de entender quem são seus concorrentes. 

Veja quais redes sociais eles usam, como eles usam, quais são os tipos de posts feitos por lá, quantos posts são feitos por semana, como são as fotos e vídeos postados e até mesmo como é a interação com os seguidores. 

  1. Observe os clientes 

Os clientes da concorrência são os clientes que você quer conquistar para seu negócio, certo? Então é importante saber quem são esses clientes. 

Observe qual a faixa etária, o gênero, escolaridade, o que costumam comprar, quanto gastam e todas as outras características possíveis que possam te ajudar a identificar quem são eles e a ter ideias para conquistá-los. 

  1. Compare seu negócio com a concorrência 

Você já analisou os principais pontos para entender quem é a concorrência, sabe como ela trabalha e o que chama atenção do público. Então, é hora de se comparar para entender o que você pode fazer para melhorar os seus serviços. 

Nesse passo, você pode reunir as informações para entender: 

  • Onde o concorrente está acertando; 

  • Como ele é uma ameaça para o seu negócio; 

  • Quais são as fraquezas deles; 

  • Quais são suas vantagens em relação à concorrência; 

  • No que seu negócio pode melhorar. 

  1. Trace estratégias para fazer do seu negócio melhor que a concorrência 

Com todas essas informações e análises em mãos, você já consegue entender por que a concorrência se destaca no mercado, as estratégias deles que funcionam e, com isso, pode definir maneiras para melhorar e inovar em seu negócio, tendo um diferencial em relação aos demais. 

É importante saber que a análise é algo que deve ser feita regularmente, já que a concorrência pode sempre ter novas ideias e mudar estratégias. Então, sempre esteja de olho para saber tanto o que os concorrentes fazem quanto o que você pode aplicar e melhorar em seu negócio. 

Sabia que vender pelo WhatsApp é uma maneira de diferenciar o seu negócio da concorrência? Leia mais sobre isso em nosso Guia Definitivo de Vendas pelo WhatsApp

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