Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Sete dicas para montar um calendário de datas comemorativas e aumentar o faturamento

No dicionário, efeméride quer dizer “acontecimento ou fato importante que ocorreu em determinada data”. Já no idioma do empreendedor, essas datas comemorativas, como o Natal e o Dia das Mães, significam aumento nas vendas. Novas datas despontam como oportunidades, como tem acontecido já há algum tempo com o Dia das Bruxas (Halloween, em inglês). Veja sete dicas para levar este apelo para o consumo para outros dias do ano e faturar mais:

1) Faça tudo com planejamento

Ações com datas determinadas demandam antecipação. Elabore um calendário com as celebrações que pretende trabalhar e já estabeleça os planos para cada uma delas.

2) Vá além das datas mais conhecidas

Além de Natal, Dia dos Namorados, das Mães, das Crianças, são inúmeras as datas comemorativas. Há todo um grupo dedicado ao meio ambiente, como o Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Terra; um conjunto de celebrações de profissões (Dia do Pedreiro, do Médico); e efemérides variadas como Dia Mundial do Café, o Dia Internacional dos Animais, entre outras. Na lista aparecem até datas curiosas, como o Dia da Ressaca, 28 de fevereiro. Em uma busca na internet é possível encontrar celebrações para praticamente todos os dias do ano, basta procurar por “efemérides”.

3) Foque em datas que tenham a ver com seu público

A dica para definir com quais datas trabalhar é simples: escolha aquelas que mais se aproximem do público do seu negócio e, claro, tenham a haver com sua linha de produtos e personalidade da sua marca. Não exagere: busque espalhar ao longo do ano, para que a proposta de celebração não “canse” seus clientes. 

4) Crie o clima 

Invista em uma decoração especial da loja física e/ou no visual do e-commerce e programe posts nas redes sociais. Em algumas datas mais especiais, avalie se vale investir em alguma embalagem específica para o momento. 

5) Promoções 

Separe alguns produtos para ter preços promocionais. Isso serve de chamariz para atrair clientes, que podem acabar levando produtos de preços regulares.

6) Crie “mimos” com a temática da data celebrada 

Você pode produzir um cartãozinho com uma frase relacionada à data, ou incluir um brinde a ser entregue junto com as compras feitas no período da ação. 

7) Mix de produtos

Analise se vale incluir, em seu mix de produtos, itens voltados especialmente para a data, mas com cuidado para não ficar com unidades encalhadas no estoque. Monte combos com sugestões de produtos que possam ser comprados juntos, com desconto. 

Precisa organizar as finanças do seu pequeno negócio? Confira o curso sobre Fluxo de Caixa do Portal Avançar. Você vai aprender os principais conceitos de planejamento financeiro e como implementar um fluxo de caixa eficiente. Acesse já.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.