Começou a contagem regressiva para o fim do ano. A perspectiva é de aumento nas vendas, com um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por isso, o Programa Avançar trouxe dicas especiais neste conteúdo. Saiba como você pode preparar seu negócio para o mês de dezembro e não perca nenhuma oportunidade de conquistar clientes.
Decoração natalina
Invista para criar um clima natalino, tanto na loja física quanto no e-commerce: ele estimula os clientes a comprar presentes. Árvores de Natal, bonecos de Papai Noel e as tradicionais cores verde e vermelho estão na memória afetiva das pessoas, aposte nesses elementos.
Layout e protocolos de prevenção à Covid-19
A organização da sua loja física já deve ter sido adaptada para o momento de pandemia que estamos vivendo. No entanto, é esperado que seu estabelecimento tenha mais visitas nesse período do que nos últimos meses, e o consumidor precisa se sentir seguro para decidir comprar na sua loja. Por isso, revise tudo para pensar como manter o distanciamento social e contribuir com a saúde de clientes e funcionários dentro da sua loja. Determine o número máximo de clientes e oriente o profissional que irá controlar a entrada para dar atenção especial a idosos, pessoas com mobilidade reduzida e gestantes, que devem ter atendimento prioritário.
Promoções
As promoções atraem os clientes e podem fazer com que o consumidor adquira, também, itens que estão com preço regular. Defina quais produtos terão os preços reduzidos e destaque as ofertas na vitrine (ou na página inicial da sua loja virtual).
Sugestões de presentes
Crie sugestões de presentes para os clientes mais indecisos. Observe, de acordo com o seu mix, como essas opções podem ser apresentadas. Você pode destacá-las pela pessoa que será presenteada, como, por exemplo, “presente para o maridão”, “lembrancinha para a cunhada”, “para a sobrinha querida curtir”. Ou por perfil, personalidade ou estilo de vida, como, por exemplo, “esportista”, “cheia de estilo”, “pet lover” (que ama animais de estimação), “chef”, “conectado” etc.
Devolução e troca
Facilite a troca e a devolução dos produtos e destaque essa informação, tanto na loja física quanto no e-commerce. Isso tranquiliza o cliente que está em dúvida se vai acertar o gosto do presenteado.
Vale-presente
Para quem está realmente em dúvida do que presentear, um vale-presente resolve o problema. Alguns consumidores podem optar por isso para evitar trocas de presente e ida à loja física, especialmente se a pessoa a ser presenteada for do grupo de risco para a Covid-19.
Vantagens e facilidades
Considere incluir um cartão fidelidade ou cupons de descontos para aproveitar as vendas de Natal para fidelizar clientes.
Condições de pagamento
Uma boa forma de estimular o consumo é oferecer parcelamento da compra a partir de um determinado valor.
Prazo de entrega e senso de urgência
No caso de uma loja virtual, o respeito ao prazo de entrega definido deve ser o ponto de maior atenção. Imagine a decepção do seu cliente caso ele não receba o presente antes do Natal. Por isso, todo o cuidado deve estar voltado para garantir o recebimento no prazo combinado. Com isso bem ajustado, você pode usar a estratégia de despertar o “senso de urgência” no cliente, colocando chamadas como “compre hoje e receba até 23/12”; “finalize a compra para receber antes do Natal” em destaque no seu e-commerce.