Com foco no varejo online, a Cyber Monday é um dia relevante para lojistas, principalmente de aparelhos eletrônicos.
Se trata de um evento comercial que ocorre logo após a Black Friday, sendo uma oportunidade para a queima de estoque e circulação de produtos que não foram vendidos. Trouxemos neste conteúdo, ainda mais informações sobre essa data relevante e como você pode preparar o seu e-commerce para impulsionar as vendas. Acompanhe com a gente:
- O que é Cyber Monday?
- Tem Cyber Monday no Brasil?
- Como preparar o seu e-commerce?
O que é Cyber Monday?
Em poucas palavras, podemos traduzir literalmente para “Segunda-feira Cibernética”. É um evento que tradicionalmente ocorre na última segunda-feira do mês de novembro, onde lojistas ofertam descontos em produtos vendidos por meio de sua loja virtual ou e-commerce.
Como surgiu a Cyber Monday?
A Cyber Monday surgiu oficialmente em 2005 nos EUA, como uma iniciativa da Federação Nacional de Comércio Americana, com foco no impulsionamento das vendas de final de ano no varejo online.
Tem Cyber Monday no Brasil?
Sim! No Brasil, a Cyber Monday ganha destaque a partir de 2012, quando os e-commerces começaram a trabalhar a data com mais regularidade. Em 2021, será no dia 29 de novembro.
Como preparar o seu e-commerce?
Como comentamos, se trata de uma data importante para quem quer colocar em circulação produtos que não foram vendidos na Black Friday, já que ocorre logo após o evento. Sendo assim, é uma oportunidade imperdível para queima total do estoque.
Quem quer impulsionar as vendas do negócio nessa data, precisa estar preparado com uma boa estratégia. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ser implementadas com foco na Cyber Monday. Veja com a gente:
1. Monte um planejamento
Um planejamento é essencial para um ótimo desempenho das vendas. Ou seja, é importante se planejar com antecedência na definição de produtos que poderão entrar na esteira de promoção, assim como na estratégia de divulgação das ofertas, com foco em marketing digital. Sendo assim, o planejamento de canais de distribuição é fundamental para um plano de mídia. Pense onde você poderá trabalhar a divulgação, mídias sociais e sites de busca.
2. Ofereça descontos atrativos
Este ponto também é fundamental, afinal, a Cyber Monday é um evento que, assim como a Black Friday, possui alta concorrência na oferta de descontos. Por isso, abuse da criatividade n nos descontos e promoções: crie combos, kits de produtos, brindes e etc.
Outra dica importante é: aja com cautela e de forma planejada na decisão dos produtos a serem ofertados, para evitar prejuízos.
3. Tenha uma boa estratégia operacional
Para o sucesso da Cyber Monday no seu negócio, é preciso pensar além do online e também definir uma estratégia das operações logísticas, ou seja, a entrega. Geralmente, eventos comerciais atraem clientes que terão a primeira experiência de compra no seu site. É importante causar uma boa impressão para que esses clientes se fidelizem. É fundamental garantir a satisfação para manter uma boa reputação online.
Sendo assim, tenha como foco garantir:
- Pré-venda: atendimento comercial;
- embalagem das mercadorias;
- entrega e processo de postagem;
- pós-venda: atendimento comercial e soluções necessárias via mídias sociais e e-mail marketing de satisfação.
Outra dica é vender em marketplaces. Com alta porcentagem de visitantes, fazer parte de marketplaces pode ser uma estratégia interessante para oferta de produtos online, por conta da facilidade de implementação e baixo custo. Alguns dos marketplaces mais conhecidos são Amazon e Magazine Luiza.
Gostou das dicas? Conforme vimos, a Cyber Monday já pode ser considerada uma data relevante no e-commerce brasileiro. Por isso, se você possui uma loja virtual, é importante estabelecer metas para essa data e colocar em prática as estratégias necessárias para o sucesso de seu negócio.
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