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Como aumentar suas vendas em um marketplace

Se você usa um marketplace como canal de vendas, sabe que o grande desafio dessa modalidade é se manter relevante em meio aos outros vendedores. Confira se você está seguindo as principais estratégias que ajudam a destacar seus produtos e atrair mais compradores:

1) Seu anúncio está bem feito?

Confira, item por item, o que é preciso para ter um bom anúncio em um marketplace:

  • Título
    Lembre-se de que esta será a principal forma do cliente encontrar seu produto. Por isso, um bom título deve conter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica mais relevante do produto. Vale a pena fazer uma pesquisa no Google digitando o título que você pretende usar, para analisar o resultado da busca e verificar como o produto está sendo anunciado. Caso aquilo que está sendo comercializado possa ser descrito de formas diferentes como, por exemplo, “casa de boneca” ou “casinha de boneca”, use o Google Trends para identificar qual o termo mais utilizado nas buscas.
     
  • Categoria
    Este é um elemento muito importante. Muitos compradores acham mais simples realizar a busca por categoria. Então, tenha certeza de que está cadastrando seu produto na categoria certa.
     
  • Descrição/Ficha técnica
    Aqui a regra é quanto mais, melhor. Coloque todas as informações disponíveis sobre seu produto. Isso ajuda o comprador ter segurança de que está adquirindo exatamente o que deseja. Especifique dimensões, composição dos materiais e demais informações que sejam relevantes para a compra. Evite, no entanto, textos pouco interessantes. Destaque os diferenciais dos produtos e, se for o caso, indique as diversas possibilidades de uso. E muita atenção com a ortografia e a gramática: anúncios com erros de português podem gerar desconfiança nos compradores ou até mesmo dificultar o entendimento do que está sendo vendido.
     
  • Variações
    O bom preenchimento deste campo é fundamental para evitar devoluções ou clientes insatisfeitos. Caso o produto tenha variações (como cor, estampa, fragrância, tamanho, dimensões, voltagem) indique corretamente para que o consumidor possa fazer a escolha certa. Além disso, coloque uma foto para cada variação visível.
     
  • Foto
    Invista em boas fotos, pois elas serão o principal elemento para a decisão de compra. A foto deve ser bem tirada, ter nitidez e boa iluminação, apresentando bem o produto. Confira se nenhuma parte do produto foi cortada ou se ele não ficou muito pequeno na imagem. 
     
  • Vídeo
    Vale a pena incluir um vídeo mostrando o produto, suas funcionalidades e usos. Mas, atenção: foque apenas no produto, sem incluir o nome da sua loja ou do vendedor. Tenha cuidado na duração, nada de vídeos muito longos. O ideal são vídeos de 60 segundos.

2) Você está precificando bem seus produtos?

Tenha em mente que o marketplace permite uma fácil comparação de preços pelo consumidor. Por isso, compare os preços de seus produtos com os demais vendedores e promova ajustes, tendo sempre o cuidado para não reduzir demais sua margem de lucro e inviabilizar sua operação.

3) Já pensou em investir para ganhar relevância?

É comum que os marketplaces apresentem, em um melhor posicionamento, vendedores que já realizaram um bom número de vendas. Assim, considere baixar a margem de lucro das primeiras vendas ou até mesmo vender a preço de custo determinados itens, para obter um bom posicionamento e ganhar reputação. Indique, porém, que se trata de um preço promocional para que o comprador não estranhe caso queira voltar a comprar de você.

4) Você faz um bom controle de estoque?

A disponibilidade de itens é algo considerado pelo sistema dos marketplaces para conferir ou não relevância a um anúncio. Por isso, organize-se para sempre ter uma quantidade adequada de produtos disponíveis para compra. Esta é uma maneira, também, de não precisar pausar o anúncio, algo que deve ser feito quando todo o estoque é comercializado. Jamais mantenha o anúncio ativo caso você não tenha o produto disponível, confiando de que conseguirá cumprir com a venda mesmo assim. Essa é uma atitude de alto risco que pode gerar problemas na entrega e arranhar sua reputação.

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