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Dia das Mães: Estratégias e dicas para aumentar as vendas nesse período

O que você precisa saber: 

  • O Dia das Mães está apenas atrás do Natal entre os eventos especiais que movimentam mais dinheiro no comércio brasileiro;  

  • Entre os presentes que são mais buscados no comércio online, se destacam as roupas e acessórios, itens de beleza e celulares; 

  • Começar a planejar o Dia das Mães do seu negócio com antecedência é fundamental para conseguir aumentar suas vendas na data. 

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal, em dezembro, no aumento de vendas. Uma prova disso é que, só nos shoppings pelo Brasil, a data movimentou mais de R$5 bilhões de reais em 2022. 

Por isso, se você tem um negócio, o Dia das Mães é a data perfeita para aumentar as vendas e se preparar para isso é muito importante. Nesse artigo, nós do Prospera vamos falar sobre como se planejar para essa data, te dar ideias de produtos e te dar um passo a passo de como criar promoções de Dia das Mães com descontos e ofertas que te ajudarão a chamar atenção do público.  

Leia agora nosso especial de como vender mais no Dia das Mães! 

Quando é comemorado o Dia das Mães em 2024? 

Em 2024, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio. Como sempre, no Brasil, a data cai no segundo domingo do mês de maio. 

Em outros países, também se comemora o Dia das Mães, mas em datas diferentes: Portugal, por exemplo, comemora a data no primeiro domingo de maio, enquanto a Inglaterra comemora no mês de março. 

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O que é mais vendido no Dia das Mães? 

Apesar de equipamentos para casa serem um dos primeiros presentes lembrados quando o assunto é Dia das Mães, nos últimos anos, itens pessoais tem dominado o top 3 de tipos de produtos mais vendidos nessa data na internet. 

Segundo um levantamento da MercadoAds, plataforma de publicidade do Mercado Livre, em parceria com a consultoria Ipsos, as categorias dos produtos mais buscados na época do Dia das Mães são as seguintes: 

  • Moda, roupas e calçados (51%);  

  • Beleza (44%);  

  • Celulares e acessórios (27%);  

  • Eletrodomésticos (24%);  

  • Moda esportiva (24%);  

  • Decoração (23%); 

  • Itens de supermercado (7%). 

O que vender no Dia das Mães? 

Utilizar o Dia das Mães para aumentar as vendas é possível tanto para quem trabalha com a venda de produtos quanto para quem trabalha com prestação de serviços

Nós do Prospera temos algumas ideias que podem fazer parte das suas promoções de Dia das Mães! Dividimos elas entre produtos e serviços. Veja agora! 

Produtos 

Entre os produtos que você pode vender como presentes para mães estão: 

  • Roupas, como blusas, calças, saias ou pijamas, e calçados, como chinelos, sandálias e tênis; 

  • Kits de cosméticos e maquiagem; 

  • Kits de spa; 

  • Cestas de café da manhã; 

  • Cestas de chocolates e doces; 

  • Doces e bolos especiais e personalizados; 

  • Artesanatos, como vasos, crochê e almofadas, e artes, como quadros e desenhos, personalizadas; 

  • Itens de decoração; 

  • Álbuns de fotos personalizados; 

  • Presentes relacionados à mãe e seus filhos, como lembranças do nascimento deles, quadros e artes em resina personalizadas. 

Serviços 

Geralmente, os serviços no Dia das Mães são experiências, ou seja, são oportunidades de quem recebe o presente ter um dia inesquecível, que ficará marcado na memória, uma experiência sozinha ou com as pessoas que ela ama. Por isso, entre os serviços que você pode oferecer no Dia das Mães estão: 

  • Um dia de beleza, com serviço de manicure, pedicure, cabeleireiro e até mesmo massagem relaxante; 

  • Um almoço ou jantar especial, que pode ser preparado por você na casa do cliente; 

  • A organização de um passeio, como um piquenique ou uma atividade ao ar livre. 

Como criar promoções para o Dia das Mães? 

O Dia das Mães é a oportunidade perfeita para atrair seus clientes com descontos e ofertas na hora de comprar presentes. Por isso, é importante saber como criar uma estratégia de vendas — ou seja, quais objetivos você quer atingir com suas vendas e como fará isso — para essa data. 

Temos alguns passos que você pode seguir para criar essa estratégia e uma promoção dos seus produtos e serviços. 

  1. Comece a planejar com antecedência 

Essa é uma dica que vale para qualquer data especial que você queira usar para vender mais. Quando um negócio quer fazer campanhas sazonais — ou seja, preparar suas vendas para uma data especial, como é o caso do Dia das Mães, dos Pais, da Páscoa, do Natal e de qualquer outra data que é comemorada com presentes — é necessário começar a se planejar o quanto antes. 

Isso porque, desta maneira, é possível decidir quais produtos você irá criar, quais promoções irá fazer, quanta matéria prima comprar de fornecedores, se planejar para lidar com os custos de produção, testar os produtos e, o mais importante, deixar que os clientes saibam que seu negócio fará algo especial para aquela data. 

  1. Descubra o que seu cliente quer 

Seu cliente deve ser o centro das vendas. Por isso, o primeiro passo para vender mais no Dia das Mães é descobrir o que ele quer e o que você e seu negócio podem fazer para ajudá-lo a conseguir. 

Para isso, além de pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo, vale perguntar diretamente aos clientes que você já tem ou abrir uma caixa de perguntas no Instagram, por exemplo. 

Se tratando do Dia das Mães, não se esqueça de perguntar para quem a data foi criada: para as mães que você tem como clientes. Pergunte o que elas gostariam de ganhar dos filhos, o que elas precisam ter e não tem ainda e o que elas acham especial para a data. Tudo isso vai te ajudar a definir o que vender e como fazer isso. 

  1. Crie produtos e serviços exclusivos para a data 

Sejam kits de produtos de beleza, um sabor especial para um doce ou um pacote de serviços que você não vende todos os dias, datas especiais exigem produtos especiais. 

Por isso, para o Dia das Mães, você pode criar produtos diferentes e que serão vendidos apenas por um período. Isso faz com que você tenha algo para se diferenciar da concorrência, chamando a atenção dos clientes. 

  1. Calcule o quanto você irá gastar 

Se você vai criar produtos e serviços novos, é importante saber o quanto vai gastar fazendo isso. Esses são os custos de produção, que incluem matérias primas, ou seja, o que você vai usar para produzir, gasto com equipamentos que irá utilizar e até mesmo o pagamento de pessoas que você chamar para te ajudar na produção. 

Sabendo o quanto você vai gastar no total, é possível descobrir se faz sentido produzir seus novos produtos ou oferecer seus novos serviços. Além disso, é possível calcular o quanto irá gastar para produzir cada unidade dos produtos, algo importante para estabelecer preços. 

  1. Precifique corretamente 

Precificar um produto ou serviço é o ato de colocar preço nele. Isso pode parecer algo fácil, mas se algo não for precificado corretamente, isso pode fazer com que o seu negócio não consiga conquistar os clientes, não consiga arcar com os custos de produção e de funcionamento, e que tenha prejuízos financeiros que vão levar seu negócio à falência. 

Para precificar um produto ou serviço corretamente, é preciso considerar os custos de produção, de funcionamento e o lucro que você quer ter ao fazer negócio com seu cliente. Por isso, é necessário registrar tudo o que você gasta ao produzir algo, mesmo que sejam os menores detalhes possíveis, como uma forminha de doce ou a compra de um esmalte diferente para atender suas clientes.  

  1. Anuncie para seus clientes 

Promoções são feitas para conquistar seus clientes. Por isso, o último passo para vender mais no Dia das Mães é anunciar para eles que você tem produtos e serviços novos, com descontos e preços especiais e esperando para serem comprados para comemorar essa data especial. 

Para isso, vale adotar várias estratégias: anunciar com fotos no Instagram, criar uma vitrine temática na sua loja, criar um panfleto virtual para mandar no WhatsApp dos seus clientes, distribuir panfletos nas ruas, apostar no boca a boca — que é quando seus clientes te indicam para conhecidos — ou utilizar qualquer outra estratégia de divulgação que você saiba que vai chamar atenção do seu público. 

Uma dica: sempre deixe claro que seus produtos e serviços estarão disponíveis apenas por um tempo limitado e com desconto. Isso desperta a vontade que o cliente tem de comprar algo. 

Como atrair os clientes com ofertas de Dia das Mães? 

Além de te mostrar como criar ofertas no Dia das Mães, também temos algumas dicas para te ajudar a atrair ainda mais clientes. Veja agora quais são elas! 

Crie kits de produtos 

Como já falamos anteriormente, criar kits com produtos que são necessários para fazer algum tipo de tratamento de beleza, alguma receita especial ou até mesmo que se completam entre si — como uma tolha de banho, uma de rosto, um sabonete especial e um hidratante corporal — é uma ótima maneira atrair clientes no Dia das Mães. 

Isso porque os kits podem ser feitos de diversas maneiras e, assim, podem ser comprados por clientes que buscam presentes das mais diversas faixas de preço. Além disso, esses kits já vêm em embalagens especiais para presentes, o que facilita a vida de quem vai presentear. Então, capriche na embalagem, crie kits que possam ser acessíveis por diferentes clientes e comece a vender! 

Ofereça produtos e serviços que se completam 

Produtos que se completam são aqueles que, apesar de poderem ser comprados individualmente, podem ser vendidos juntos. Por exemplo, se alguém compra um perfume para a mãe, você pode oferecer um hidratante para completar o presente; se alguém compra um prato feito por você para o almoço, você pode oferecer também a sobremesa; se alguém quer fazer a mão com você, ofereça um desconto especial como pedicure também. 

Oferecer descontos para a compra de ambos os produtos é uma boa maneira de convencer o cliente a comprar, mas é preciso tomar cuidado com a venda casada, que é quando o consumidor é obrigado a comprar um produto para levar o outro. Isso é contra a lei brasileira. 

Um dos exemplos mais famosos de venda casada é a obrigação que alguns cinemas impõem de fazer quem vai ver um filme comprar pipoca, refrigerante e outras guloseimas no cinema, proibindo a entrada com alimentos na sala. 

Faça um ótimo atendimento 

Prestar um bom atendimento é o primeiro passo para conseguir fidelizar o cliente — ou seja, garantir que ele volte a fazer negócio com você. Então, fazer do seu atendimento um diferencial que chame a atenção dos seus clientes é fundamental para que ele faça a compra no Dia das Mães e que ele volte para comprar com você em outras datas. 

Dê atenção ao cliente, ofereça respostas rápidas e mostre a ele que você tem o que ele precisa. Ter um produto ou um serviço ótimo não é nada se você não presta um bom atendimento. 

Dê brindes para quem compra 

Todo mundo gosta de um brinde! Aproveite o Dia das Mães para aproveitar esse fato e ofereça brindes para quem comprar com você. Pode ser algo pequeno, como um esmalte ou um brigadeiro, ou algo grande que será ganhado a partir de um valor mínimo de compras. 

Fazer sorteios de produtos e serviços para quem comprou um valor mínimo com você também é uma boa ideia: além de fidelizar o cliente, isso ajuda com que você tenha acesso ao contato dele e possa mandar ofertas em outras datas. 

Estenda o seu horário de funcionamento 

Muita gente deixa para comprar presentes de última hora e acaba não encontrando nada para comprar, lojas fechadas e poucas opções de presente. Ser uma opção para essas pessoas é uma maneira de conseguir clientes dispostos a comprarem seus produtos e contratarem seus serviços. 

Estender seu horário de funcionamento e abrir no domingo do Dia das Mães é uma estratégia de venda para atrair os esquecidos ou os que deixam tudo para o último minuto. 

Agora que você sabe o que fazer para vender mais no Dia das Mães, que tal aprender a como vender mais no Instagram? Você encontra esse e outros artigos sobre assuntos que vão te ajudar a vender mais no blog do Prospera! 

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