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10 dicas para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados

Celebrado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma importante data para o comércio brasileiro. Em 2022, as expectativas, segundo uma pesquisa da área de Negócios da Globo em parceria com a Mind Miners, são positivas: 72% dos entrevistados pretendem comemorar com seus pares esse ano. 

Confira 10 dicas para aproveitar a oportunidade e aumentar as vendas do seu pequeno negócio:

1.Crie o clima

Não importa se é uma loja física ou um e-commerce: leve o clima romântico para seus canais de venda, com elementos decorativos no primeiro caso; e fotos, ilustrações e ícones nos espaços de destaque, no segundo caso. É preciso lembrar o consumidor de que o Dia dos Namorados está se aproximando e, ainda, mostrar que seu negócio tem opções para ele celebrar a data. 

2.Aposte em kit com produtos ou serviços combinados

Aproveite a compra por impulso que a data proporciona e crie kits promocionais com produtos ou serviços complementares, com embalagens diferenciadas. Por exemplo: uma caixa com diferentes tipos de cerveja artesanal; um conjunto com vinho, taça e saca-rolha; produtos de bem-estar para um mini-spa caseiro etc.

3.Reforce as ações nas redes sociais 

É a hora de estar muito presente nas redes sociais, com postagens diárias. Cuidado para não falar apenas de venda. Alterne com conteúdos interessantes, preferencialmente associados ao seu negócio. Por exemplo, quem trabalha com produtos de bem-estar pode publicar um post de como fazer uma massagem nos pés do(a) parceiro(a); se o negócio é relacionado a produtos esportivos, as postagens podem falar sobre como treinar em dupla e assim por diante.

Vale, também, considerar realizar um investimento em posts patrocinados para sua campanha ter maior alcance.

4.Apresente sugestões de presentes

Facilite a vida de quem está indeciso com relação ao que presentear. Ofereça sugestões. Uma opção é reunir produtos por tipo de interesse/perfil (como “parceiro/a esportista”, “parceiro/a que adora ler”, “parceiro/a cinéfilo/a”, “parceiro/a chef de cozinha”) para seu cliente encontrar sugestões mais direcionadas.

5.Ofereça opções de presentes para serem usufruídos a dois

Esta é uma estratégia para atrair quem está em busca de um presente para estreitar ainda mais o relacionamento. Um dia de spa para dois; uma cesta de café da manhã para duas pessoas; uma sessão de fotos para o casal; camisetas com frases que se completem; etc.

6.Aposte em produtos personalizados

Avalie se é possível incluir, em seu mix de produtos, itens personalizáveis. A personalização cria um produto exclusivo, valorizado por quem adquire. Exemplos de ideias são placas de chocolate com frases escolhidas pelo cliente, pão de mel decorado com o apelido carinhoso do casal, canecas com fotos etc. Caso não seja possível personalizar o produto em si, avalie se é viável personalizar a embalagem.

7.Promoções e brindes

Selecione produtos para serem ofertados com preços promocionais e veja se é possível incluir brindes para quem adquirir produtos de maior valor.

8.Redobre o cuidado no atendimento pelos diversos canais

Datas especiais costumam gerar maior demanda nos canais de atendimento. É preciso cuidado para que o aumento de volume não prejudique a experiência do seu cliente. Prepare-se para que o atendimento seja eficiente em canais como WhatsApp, Facebook, Instagram. As pessoas desejam agilidade, cordialidade e clareza nesse tipo de atendimento. Uma dica é listar as principais questões que costumam ser feitas e deixar respostas prontas. Não é preciso nenhum sistema sofisticado para isso, apenas criar as respostas em um editor de texto (como Word) e usar o WhatsApp web para as respostas, copiando e colando no momento de responder, tendo o cuidado de personalizar a resposta padrão antes de enviar. Outra boa solução é preparar um material de apresentação dos principais produtos, kits e sugestões para a data, que possa ser facilmente enviado para o cliente, já com as informações básicas, como preços, tamanhos, cores disponíveis etc.

9.Entrega rápida e garantida até o Dia dos Namorados

Veja como está a logística de seu negócio e prepare-a para ter capacidade de entrega garantida para que o presente chegue até o Dia dos Namorados. Cuidado para não prometer um prazo de entrega que não consiga cumprir. É melhor perder a venda do que ganhar uma reclamação que irá prejudicar sua relação com o cliente e até mesmo a reputação do seu negócio.

10.Lembre-se de quem está solteiro

Essa dica pode ser muito bem aproveitada por marcas com personalidades mais divertidas ou muito informais: fazer uma campanha direcionada para quem não está em um relacionamento, propondo que a pessoa aproveite a data para presentear a si mesma. Como o Dia dos Namorados de 2022 cai num domingo, a proposta fica ainda mais interessante, pois o final de semana estará todo voltado para a data. Entre as ideias possíveis estão oferecer produtos e serviços para grupos de amigos/as que podem passar o dia juntas; selecionar itens divertidos relacionados ao fato de se estar solteiro/a; etc.

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