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Calendário comercial 2024: As datas comemorativas mais importantes para sua empresa

Com um novo ano no horizonte, é hora de planejar como sua empresa vai atuar ao longo dos meses. Seja para vender mais ou para se posicionar diante dos eventos que acontecem no dia a dia, é fundamental conhecer as datas mais importantes de 2024.  

Leia também: Como planejar o seu negócio para 2024: o Guia Completo 

Com o nosso calendário comercial, empreendedores vão encontrar as datas essenciais para diversos segmentos. 

Confira agora! 

Por que o calendário comercial é importante para o meu negócio?

Com o calendário comercial, é possível planejar toda a estratégia de vendas e marketing da sua empresa naquele ano. Como cada negócio tem sua data comercial mais importante, empreendedores precisam entender quais delas são as mais relevantes e explorar todas as possibilidades que elas oferecem. 

Por exemplo, se você tem uma loja de produtos de beleza com foco no público feminino, é essencial que você preste atenção em datas como Dia Internacional da Mulher, dia das Mães, Dia dos Namorados e, claro, o Natal. 

Em datas como essas, o empreendedor pode criar campanhas de marketing específicas e direcionadas, bem como aumentar o estoque de alguns produtos e até mesmo aumentar o número de funcionários ou reforçar a segurança de seus e-commerces.

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Confira o calendário comercial de 2023

Pensando nisso, o Programa Avançar montou um calendário comercial com foco em diferentes segmentos. Avalie o que faz mais sentido para o seu negócio e comece a se planejar: 

Fevereiro 

  • Início de fevereiro – Volta às aulas: Papelarias e lojas de acessórios precisam estar prontas para o retorno das aulas de escolas e faculdades. É, sem dúvidas, um dos períodos de maior procura por estes produtos. 
  • 10 a 13 de fevereiro – Carnaval: Varejo de bebidas alcoólicas, lojas de fantasia e empresas de turismo devem prestar atenção nas datas que antecedem o carnaval. 
  • 14 de fevereiro - Valentine's Day: O Dia de São Valentim é o Dia dos Namorados em países estrangeiros, como os Estados Unidos. Devido à proximidade cultural dos brasileiros com a cultura estadunidense, lojas de presentes e restaurantes podem se beneficiar desta data romântica. 

Março 

  • 08 de março - Dia Internacional da Mulher: Criar promoções dedicadas às mulheres ou lançar campanhas com foco nessa data podem ser boas oportunidades para vender mais. Lojas de presentes, perfumaria, cosméticos, spa, salões de beleza e mais devem se beneficiar. 
  • 15 de março - Dia do Consumidor: Conhecida como a “Black Friday do primeiro semestre”, a data permite a realização de campanhas que visam a melhoria da relação com o cliente e oferecem promoções que incentivam a movimentação dos consumidores. 
  • 20 de março - Início do outono: No varejo da moda, mudança de estações costumam significar vendas novas coleções.  

Abril 

  • 31 de março - Páscoa: Aqui, confeiteiros, vendedores de chocolate e peixe acabam assistindo às suas vendas crescerem bastante. Saiba explorar a data a seu favor. 

Maio 

  • 12 de maio - Dias das Mães: Nesta que é uma das mais importantes datas para o comércio brasileiro., prepare seu negócio e aposte em campanhas emocionantes, oferecendo preços atrativos e produtos especiais. 
  • 25 de maio - Dia do Orgulho Nerd: Perfeita para lojas com foco no público geek e fã de cultura pop, a data é o momento ideal para promoções e campanhas destinadas aos fãs de filmes, séries, quadrinhos, livros e games. 

Junho 

  • 01 a 29 de junho - Festa Junina: Os festejos do mês de junho podem trazer muitos benefícios para o setor de alimentos, em especial dos vendedores de milho. A venda e aluguel de roupas e acessórios juninos também podem ganham nesse período. 
  • 12 de junho - Dia dos Namorados: Pessoas de todas as idades estão dispostas a presentear seus parceiros nesta data. Aposte em estratégias de marketing bonitas e inclusivas e ofereça promoções especiais. Empresas de quase todos os segmentos podem ganhar com o Dia dos Namorados. 
  • 21 de junho - Início do inverno: Cerca de um mês antes do início do inverno, o setor de vestuário precisa colocar suas roupas de frio nas vitrines, especialmente nas regiões mais geladas do país.  
  • 28 de junho - Dia do Orgulho LGBTQIA+: O mês de junho é marcado por celebrar o Orgulho LGBTQIA+, sendo a oportunidade perfeita para se posicionar contra o preconceito e discriminação. Use essa data para mostrar que respeita e apoia a comunidade, faça campanhas direcionada e coloque produtos à venda que celebre a diversidade. 

Agosto 

  • 11 de agosto - Dia dos Pais: Focado no consumo do público masculino, esse período é ideal para a compra de vestuário, perfumaria, artigos de esporte e experiências memoráveis para pais e filhos. 

Setembro 

  • 15 - Dia do Cliente: Assim como o Dia do Consumidor, o Dia do Cliente é mais uma data que visa estabelecer a relação com quem compra com você. Aproveite para realizar promoções e fidelizar novos e antigos clientes.  
  • 23 – Início da primavera: Lojas e departamentos de jardinagem, bem como itens coloridos e leves costumam ser mais procurados na época da primavera. 

Outubro 

  • 12 de outubro - Dia das Crianças: Data estratégica para o varejo, o Dia das Crianças costuma ser um momento de destaque para os segmentos de vestuários, calçados, brinquedos e eletroeletrônicos. 
  • 31 de outubro – Halloween: Uma data amplamente comemorada nos Estados Unidos, o Halloween tem ganhado destaque no Brasil a cada ano, com as lojas de artigos e fantasias sendo muito beneficiadas neste período. 

Novembro 

  • 29 de novembro - Black Friday: Data em que o público está disposto a comprar seu objeto de cobiça desde que ele tenha um bom desconto. Trata-se de um dos dias mais esperados pelo comércio, especialmente o online. 

Dezembro 

  • 02 de dezembro - Cyber Monday: Com a consolidação da Black Friday, foi criada a Cyber Monday, com o intuito principal de vender produtos eletrônicos e de informática. Aproveite esta data para estender as suas ofertas da Black Friday. 
  • 21 de dezembro - Início do verão: Lojas e departamentos de jardinagem, bem como itens coloridos e leves costumam ser mais procurados na época da primavera. 
  • 25 de dezembro – Natal: Nenhuma data é tão grandiosa para o varejo quanto. A cultura de presentear neste período é tão forte que áreas comerciais como shoppings ficam abarrotadas de pessoas até o último minuto. Vestuário, eletrônicos, brinquedos, cosméticos e perfumaria são algumas das datas que mais crescem. 

Como montar um calendário de datas comerciais

Confira algumas dicas valiosas para montar seu próprio calendário comercial e como colocar suas estratégias em prática: 

Se planeje antes 

Ações com datas determinadas demandam antecipação. Elabore um calendário com as celebrações que pretende trabalhar e já estabeleça os planos para cada uma delas. 

Vá além das datas mais conhecidas 

Além de Natal, Dia dos Namorados, das Mães, das Crianças, são inúmeras as datas comemorativas. Há todo um grupo dedicado ao meio ambiente, como o Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Terra; um conjunto de celebrações de profissões (Dia do Pedreiro, do Médico); e efemérides variadas como Dia Mundial do Café, o Dia Internacional dos Animais, entre outras. 

Na lista aparecem até datas curiosas, como o Dia da Ressaca, 28 de fevereiro. Em uma busca na internet é possível encontrar celebrações para praticamente todos os dias do ano, basta procurar por “efemérides”. 

Foque em datas que tenham a ver com seu público 

A dica para definir com quais datas trabalhar é simples: escolha aquelas que mais se aproximem do público do seu negócio e, claro, tenham a haver com sua linha de produtos e personalidade da sua marca. 

Não exagere: busque espalhar ao longo do ano, para que a proposta de celebração não “canse” seus clientes.  

Crie o clima

Invista em uma decoração especial da loja física e/ou no visual do e-commerce e programe posts nas redes sociais. Em algumas datas mais especiais, avalie se vale investir em alguma embalagem específica para o momento.  

Faça promoções 

Separe alguns produtos para ter preços promocionais. Isso serve de chamariz para atrair clientes, que podem acabar levando produtos de preços regulares. 

Crie “mimos” com a temática da data celebrada

Você pode produzir um cartãozinho com uma frase relacionada à data, ou incluir um brinde a ser entregue junto com as compras feitas no período da ação.  

Invista no mix de produtos 

Analise se vale incluir, em seu mix de produtos, itens voltados especialmente para a data, mas com cuidado para não ficar com unidades encalhadas no estoque. Monte combos com sugestões de produtos que possam ser comprados juntos, com desconto. 

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