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Dia dos pais: 7 dicas para aumentar as vendas

menina alegre com seu pai mostrando desenho para o dia dos pais

Para o mercado varejista, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano. Por isso, empreendedores que desejam alcançar sucesso nas vendas precisam preparar suas estratégias, seja de forma online ou offline.  

Preparamos este artigo especialmente para te ajudar a aproveitar esta comemoração de forma inteligente e aumentar os lucros do seu negócio. Por aqui, você pode conferir: 

  • Quando é comemorado o Dia dos Pais em 2024

  • Produtos mais vendidos no Dia dos Pais 

  • 7 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 

Quando é comemorado o Dia dos Pais em 2024?  

Em 2024, a data será celebrada no Brasil dia 11 de agosto — como de costume, trata-se do segundo domingo do mês.  

O Dia dos Pais passou a ter repercussão mundial a partir do século XX, quando foi instituído nos Estados Unidos sem grandes estratégias, exclusivamente para prestar homenagens à figura paterna. 

Já no Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez somente em 1953, no dia 16 de agosto. Tudo começou com uma ideia do publicitário Sylvio Bhering, que pensou em aproveitar o potencial que a celebração teria para as vendas.  

Atualmente, o Dia dos Pais se tornou uma das datas mais importantes para os empreendedores que fazem parte do comércio brasileiro. Por isso, se este é o seu caso, coloque como prioridade se preparar com antecedência e estudar sua concorrência para oferecer um diferencial voltado à comemoração.  

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Produtos mais vendidos no Dia dos Pais 

Embora a data traga uma infinidade de possibilidades para presentear, sempre existem os produtos que mais se destacam. Quer saber se o seu negócio se encaixa em algum deles e definir o que vender no Dia dos Pais? Fique atento à lista abaixo!  

Vestuário e acessórios 

Roupas, calçados, óculos de sol e relógios são algumas opções que fazem sucesso no Dia dos Pais. Por isso, com o planejamento correto, lojas do segmento de moda e acessórios tendem a alcançar bons resultados em suas vendas.  

Alimentos e bebidas 

Outras opções muito procuradas pelos filhos no Dia dos Pais são alimentos como chocolates, carnes para churrasco e diferentes tipos de pimentas, além de bebidas como vinhos e cervejas artesanais.  

Embora se trate de um serviço, não podemos deixar de destacar os restaurantes, que também são considerados ótimas opções para comemoração. Nesse caso, vale criar promoções interessantes e oferecer lançamentos de pratos.  

Cuidados pessoais 

Comercializar itens como perfumes, kits de beleza e aparelhos de barbear é uma boa estratégia para que o seu negócio cresça no Dia dos Pais. Lembre-se de que a divulgação faz toda a diferença para potencializar os resultados. 

7 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 

Agora que você já sabe quais quando é o Dia dos Pais e quais são os produtos mais visados para a data, é hora de desenvolver estratégias e, em breve, colocar em prática o que mais fizer sentido para o seu negócio! Separamos orientações incríveis para isso. 

1. Reforce ações nas redes sociais 

Este é o momento de enfatizar para o seu consumidor que a sua empresa conta com boas opções de presentes para o Dia dos Pais. Por isso, vale a pena intensificar as postagens nas redes sociais reforçando esse ponto, inclusive investindo em posts patrocinados para que a campanha tenha maior alcance. 

É importante ressaltar que, para evitar que as publicações se tornem maçantes para os seus clientes, nem sempre elas devem mencionar a venda de produtos. Intercale com conteúdos sobre os benefícios de determinados itens (mantendo o foco, claro, naqueles que podem servir como presente para pais). 

2. Sugira presentes para o momento de trabalho híbrido/remoto 

O trabalho em home office trouxe necessidades que podem representar oportunidades de venda no Dia dos Pais. 

Avalie quais produtos, dentro do seu mix, podem servir para levar mais conforto, produtividade e bem-estar para o trabalho em casa ou para o modelo híbrido, e dê destaque a eles nos seus canais de venda. Alguns exemplos são aparelhos eletrônicos e itens para escritório, sejam para mobiliar ou decorar o espaço.    

3. Presentes combinados ou venda recorrente/por assinatura 

Datas especiais são um excelente momento para aumentar seu lucro com a oferta de produtos combinados, já que o consumidor está mais motivado a comprar. 

Pensando nisso, procure sempre criar combos/kits de produtos ou fazer sugestões de compras complementares. Associar itens de menor valor a produtos de preços mais altos é uma estratégia para atrair aquele cliente disposto a gastar “um pouquinho” mais. 

Se você também trabalha com vendas por assinatura, essa é uma época muito favorável para reforçar essa oferta. Considere, inclusive, oferecer um período menor de contratação ou um tempo de experimentação, com desconto especial para a renovação feita pelo próprio presenteado. 

4. Crie momentos para pais e filhos 

Sugerir presentes que promovem momentos de interação entre pais e filhos é algo muito positivo. Jogos, camisetas combinando e ingredientes para os filhos prepararem um almoço especial para o pai são algumas possibilidades. 

5. No e-commerce, ofereça a possibilidade de envio como “presente” 

Oferecer conveniência é sempre uma forma de agregar valor para seu cliente. Incluir a possibilidade de que o item já chegue embalado para presente, por exemplo, é um diferencial para quem prefere que a entrega seja feita diretamente para o presenteado.  

Não se esqueça, porém, de calcular o custo para este processo (é possível repassar para o consumidor) e o quanto ele irá impactar na sua logística de preparação dos produtos para entrega. Outra possibilidade é sugerir a compra de embalagem para presente, algo que também facilita a vida do cliente sem interferir negativamente no seu negócio.  

6. Aumente a atenção no atendimento por diversos canais 

Seu negócio pode vivenciar uma maior procura devido às compras pelo Dia dos Pais. Isso é ótimo, porém, é preciso redobrar o cuidado com todos os canais de atendimento. Afinal, quando o assunto é fazer compras, as pessoas buscam agilidade, clareza e cordialidade. 

Para suprir as expectativas e evitar problemas futuros, redobre a atenção em canais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Descuidar disso pode resultar não somente na perda de vendas, como também comprometer a experiência do cliente

7. Entrega rápida e garantida  

Prepare sua logística para um possível aumento de vendas, sempre considerando ter capacidade de entrega garantida para que a compra chegue a tempo de ser presenteada no Dia dos Pais. 

Porém, aqui vai um alerta: tome muito cuidado para não prometer um prazo de entrega e não conseguir cumprir. Pior que perder uma venda é o produto não chegar no tempo prometido, gerando uma reclamação que pode afetar a reputação da sua marca.  

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Agora que você aprendeu estratégias para fazer com que o Dia dos Pais seja um sucesso na sua empresa, que tal ver mais dicas de como ampliar as vendas do seu pequeno negócio?  

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