Mesmo com os desafios enfrentados pelas mulheres que decidem ter seu próprio negócio, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força no Brasil.
Para quem deseja iniciar esta jornada com o objetivo de conquistar sucesso e independência financeira, vale a pena se atentar às tendências do mercado para apostar em 2024. Afinal, diversas oportunidades surgem de acordo com o avanço da tecnologia.
Se você está começando do zero ou precisa implementar mudanças na sua empresa, este artigo é perfeito para o seu caso.
4 tendências de empreendedorismo feminino para 2024
Por meio das dicas abaixo, você poderá analisar quais tendências mais se encaixam no segmento do seu negócio. Confira!
-
Inteligência artificial e personalização
A inteligência artificial tem revolucionado cada vez mais o mercado de trabalho e as tarefas cotidianas. O famoso ChatGPT, que entrega respostas completas em texto de forma praticamente instantânea após uma pesquisa, é um bom exemplo desta tecnologia.
No entanto, nem todas as necessidades e preferências dos consumidores estão ligadas à automatização: em meio a tantos avanços, há a crescente demanda pelo lado humano capaz de propor soluções personalizadas para cada cliente. Nesse sentido, o empreendedorismo feminino encontra oportunidades para oferecer produtos e serviços de forma única, criativa e atenciosa.
-
Sustentabilidade
Além de ser benéfico para o meio ambiente, aplicar práticas sustentáveis é uma ação muito bem-vista pelos consumidores atuais, que estão cada vez mais conscientes em suas escolhas. Isso significa que esta preocupação também pode ser considerada como uma estratégia de vendas.
Serviços e empresas que produzem com menor impacto ambiental podem conquistar o Selo Verde, que serve como um parâmetro para que os compradores identifiquem marcas que se preocupam com o planeta.
-
Diferenciais competitivos
Quanto mais os anos passam, melhor as empresas entendem que para alcançar o sucesso, não basta comercializar produtos ou serviços. Afinal, com tanta concorrência em diversas áreas, é necessário saber claramente o propósito por trás da criação da sua marca para motivar pessoas, além de criar um diferencial.
Por si só, o ato de ser mulher e comandar seu próprio negócio já representa coragem, mudança e inovação, aumentando as suas chances de inspirar pessoas e se destacar no mercado em 2024.
-
Valorização da vida real
No passado, houve uma constante romantização da rotina exaustiva para as mulheres. Hoje, o estereótipo da mulher super-heroína está perdendo espaço para a compreensão de que dar conta de um excesso de compromissos em várias áreas da vida é algo inviável, levando à exaustão e frustração.
Por isso, tanto as mulheres empreendedoras quanto as marcas que atuam com foco em um público feminino devem considerar esta tendência para acertar em suas comunicações, utilizando uma abordagem mais realista e inovadora.
O que é preciso para se tornar uma mulher empreendedora?
A última edição do relatório “Empreendedorismo Feminino”, elaborado pelo Sebrae, apontou habilidades técnicas e pessoais para que as mulheres alcancem bons resultados nesta jornada. Conheça quais são elas:
-
Iniciativa;
-
Inovação;
-
Resiliência;
-
Atitude empreendedora;
-
Organização e planejamento;
-
Capacidade de comunicação;
-
Habilidade para criar e conduzir uma equipe.
De fato, muitas das aptidões acima podem ser adquiridas por meio de estudo e dedicação. Para impulsionar o empreendedorismo, o Programa Avançar conta com cursos online gratuitos e com certificado sobre empreendedorismo, marketing digital, investimentos, educação financeira, gestão responsável do seu negócio e muito mais. Inscreva-se já!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<