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Ficha de cadastro de clientes: O que é e como fazer

homem e mulher em atendimento para ficha de cadastro de clientes

Muito além de uma formalidade no atendimento, a ficha de cadastro de clientes pode contribuir para que as empresas ofereçam uma jornada de compra mais assertiva ao seu público.  

Para utilizar o documento de forma estratégica, é importante manter suas informações atualizadas e analisá-las com o intuito de compreender o comportamento do consumidor.  

Se você tem dúvidas sobre como fazer administrar a ficha de cadastro dos clientes no seu negócio, este é o artigo certo para o seu caso. Boa leitura!  

O que é a ficha de cadastro de clientes? 

A ficha de cadastro de clientes é um documento que reúne os dados dos consumidores de uma empresa. Sua gestão envolve o recolhimento, cadastramento, monitoramento e atualização das informações obtidas.  

No pós-venda, os dados facilitam a comunicação da marca com o cliente, simplificando processos e fortalecendo o relacionamento.  

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Vantagens da ficha de cadastro de clientes  

O documento tem potencial de trazer diversos benefícios para o marketing de uma empresa. Confira mais detalhes a seguir.  

Ações personalizadas  

A ficha de cadastro contém informações como o nome do cliente, data de nascimento e contatos como e-mail e celular. Por meio desses dados e o auxílio de ferramentas digitais, é possível promover ações personalizadas, como condições especiais de compra no mês de aniversário, por exemplo.  

Além disso, é possível aproveitar o pós-venda para sugerir novos produtos de acordo com compras realizadas anteriormente. Lembre-se de que, em todos os meios de comunicação, chamar o cliente pelo nome faz toda a diferença.  

Foco na experiência do cliente  

Utilizar os dados do seu cliente para melhorar a jornada de compra é uma das maneiras de garantir que ele também tenha vantagens com a ficha de cadastro. Dessa forma, ambas as partes são beneficiadas.  

A comunicação estratégica com o seu consumidor é uma das formas de contribuir para o fortalecimento da sua marca. Sendo assim, a fidelização tem mais chance de se tornar uma realidade no seu negócio.  

Maior chance de assertividade em novidades 

Imagine que a sua empresa está pensando em criar um produto ou serviço. Para acertar nos detalhes, as informações presentes na ficha de cadastro podem te dar um bom direcionamento. Por isso, o documento torna mais provável que a novidade seja bem aceita pelo público, fazendo sucesso entre os seus clientes.  

Passo a passo de como fazer uma ficha de cadastro de clientes 

Existem dicas que fazem toda a diferença no momento de colocar a ficha de cadastro de clientes em prática.  

  1. Defina o formato do cadastro 

A ficha de cadastro pode ser feita de forma física ou online. Entre as duas opções, o digital é considerado mais seguro e eficiente, já que as informações ficam armazenadas e podem ser facilmente atualizadas.  

  1. Estabeleça quais dados serão solicitados 

Para que as análises funcionem de forma eficiente, o ideal é que a coleta de dados seja padronizada. Algumas perguntas podem variar de acordo com o objetivo de cada negócio e segmento, no entanto, todos devem conter informações básicas.  

 Pessoa física: Nome completo, CPF, data de aniversário, endereço, contato (celular e e-mail), profissão e informações sobre a compra.  

Pessoa jurídica: Razão social, nome fantasia, CNPJ, endereço, contato (celular e e-mail), atividade econômica e informações sobre a compra. 

  1. Atenção à Lei Geral de Proteção de Dados  

Antes de solicitar qualquer informação pessoal sobre os seus clientes, é imprescindível se atentar aos detalhes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, qualquer empresa que desrespeitá-la corre o risco de receber advertência e multa, que pode chegar até 2% de seu faturamento.  

De acordo com as diretrizes da lei, é obrigatório garantir transparência aos usuários sobre como seus dados são coletados e armazenados. Para saber mais, confira nosso curso completo e gratuito sobre a LGPD.  

  1. Preencha a ficha de cadastro 

Com as informações definidas, chegou o momento de colocar a ficha de cadastro de clientes em prática. Para não prejudicar o atendimento, lembre-se de que o preenchimento deve ser rápido e conduzido de forma discreta para não constranger o consumidor.  

  1. Não se esqueça da atualização 

Dados como endereço e telefone, por exemplo, podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é importante que seus funcionários sejam orientados a atualizar as informações cadastrais a cada contato. Dessa forma, você evitará problemas para se comunicar com o consumidor quando for necessário.  

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