Muito além de uma formalidade no atendimento, a ficha de cadastro de clientes pode contribuir para que as empresas ofereçam uma jornada de compra mais assertiva ao seu público.
Para utilizar o documento de forma estratégica, é importante manter suas informações atualizadas e analisá-las com o intuito de compreender o comportamento do consumidor.
Se você tem dúvidas sobre como fazer administrar a ficha de cadastro dos clientes no seu negócio, este é o artigo certo para o seu caso. Boa leitura!
O que é a ficha de cadastro de clientes?
A ficha de cadastro de clientes é um documento que reúne os dados dos consumidores de uma empresa. Sua gestão envolve o recolhimento, cadastramento, monitoramento e atualização das informações obtidas.
No pós-venda, os dados facilitam a comunicação da marca com o cliente, simplificando processos e fortalecendo o relacionamento.
Vantagens da ficha de cadastro de clientes
O documento tem potencial de trazer diversos benefícios para o marketing de uma empresa. Confira mais detalhes a seguir.
Ações personalizadas
A ficha de cadastro contém informações como o nome do cliente, data de nascimento e contatos como e-mail e celular. Por meio desses dados e o auxílio de ferramentas digitais, é possível promover ações personalizadas, como condições especiais de compra no mês de aniversário, por exemplo.
Além disso, é possível aproveitar o pós-venda para sugerir novos produtos de acordo com compras realizadas anteriormente. Lembre-se de que, em todos os meios de comunicação, chamar o cliente pelo nome faz toda a diferença.
Foco na experiência do cliente
Utilizar os dados do seu cliente para melhorar a jornada de compra é uma das maneiras de garantir que ele também tenha vantagens com a ficha de cadastro. Dessa forma, ambas as partes são beneficiadas.
A comunicação estratégica com o seu consumidor é uma das formas de contribuir para o fortalecimento da sua marca. Sendo assim, a fidelização tem mais chance de se tornar uma realidade no seu negócio.
Maior chance de assertividade em novidades
Imagine que a sua empresa está pensando em criar um produto ou serviço. Para acertar nos detalhes, as informações presentes na ficha de cadastro podem te dar um bom direcionamento. Por isso, o documento torna mais provável que a novidade seja bem aceita pelo público, fazendo sucesso entre os seus clientes.
Passo a passo de como fazer uma ficha de cadastro de clientes
Existem dicas que fazem toda a diferença no momento de colocar a ficha de cadastro de clientes em prática.
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Defina o formato do cadastro
A ficha de cadastro pode ser feita de forma física ou online. Entre as duas opções, o digital é considerado mais seguro e eficiente, já que as informações ficam armazenadas e podem ser facilmente atualizadas.
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Estabeleça quais dados serão solicitados
Para que as análises funcionem de forma eficiente, o ideal é que a coleta de dados seja padronizada. Algumas perguntas podem variar de acordo com o objetivo de cada negócio e segmento, no entanto, todos devem conter informações básicas.
Pessoa física: Nome completo, CPF, data de aniversário, endereço, contato (celular e e-mail), profissão e informações sobre a compra.
Pessoa jurídica: Razão social, nome fantasia, CNPJ, endereço, contato (celular e e-mail), atividade econômica e informações sobre a compra.
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Atenção à Lei Geral de Proteção de Dados
Antes de solicitar qualquer informação pessoal sobre os seus clientes, é imprescindível se atentar aos detalhes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, qualquer empresa que desrespeitá-la corre o risco de receber advertência e multa, que pode chegar até 2% de seu faturamento.
De acordo com as diretrizes da lei, é obrigatório garantir transparência aos usuários sobre como seus dados são coletados e armazenados. Para saber mais, confira nosso curso completo e gratuito sobre a LGPD.
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Preencha a ficha de cadastro
Com as informações definidas, chegou o momento de colocar a ficha de cadastro de clientes em prática. Para não prejudicar o atendimento, lembre-se de que o preenchimento deve ser rápido e conduzido de forma discreta para não constranger o consumidor.
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Não se esqueça da atualização
Dados como endereço e telefone, por exemplo, podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é importante que seus funcionários sejam orientados a atualizar as informações cadastrais a cada contato. Dessa forma, você evitará problemas para se comunicar com o consumidor quando for necessário.
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