Busca
Agronegócio Prospera

5 passos para expandir o seu negócio

Mulher negra verifica estoque segurando uma prancheta.

O que você precisa saber: 

  • Expandir seu negócio pode ser feito de várias maneiras: desde aumentar o espaço da sua loja até comprar um equipamento novo para aumentar a produção; 

  • Um dos passos mais importantes para garantir que sua expansão funcione é cuidar das finanças e mantê-las em dia; 

  • Manter uma reserva de emergência é fundamental na hora de expandir um negócio. 

Você está ganhando mais dinheiro, tem mais clientes do que esperava e não está dando conta de atender a todos eles? Talvez seja hora de expandir seu negócio! 

Esse é um momento de realização profissional: expandir seu negócio é um resultado positivo, que mostra todo o trabalho que você fez e teve nos últimos tempos. 

Por outro lado, também é um momento que exige paciência e, principalmente, estudo: expandir um negócio significa investir dinheiro e, às vezes, começar coisas do zero novamente. 

Nesse artigo, nós do Prospera vamos te explicar quais passos você precisa seguir para expandir seu negócio. Leia agora! 

Como saber que é hora de expandir meu negócio?

Expandir seu negócio é uma decisão séria, que deve ser tomada depois de analisar alguns fatores, sendo o principal deles se o seu negócio está crescendo. 

Se você percebeu que seus clientes estão aumentando, seu faturamento e seus lucros estão altos e que você precisa de mais espaço para produzir ou prestar serviços, por exemplo, isso é sinal de que você está pronto para expandir seu negócio. 

Por outro lado, se suas finanças estão desorganizadas, seu faturamento está baixo, não há clientes o suficiente para garantir que seu negócio terá público e faturamento, a melhor alternativa é buscar maneiras de garantir que esses resultados melhorem antes de pensar em expandir seu negócio. 

Microcrédito Prospera Santander

Quais passos preciso tomar para expandir meu negócio?

Temos 5 passos para te ajudar a expandir seu negócio! São eles: 

  1. Defina objetivos 

Quais são os seus objetivos com a expansão? Atender mais clientes, produzir mais, ter um espaço maior de estoque ou ter uma loja maior podem ser objetivos para a expansão de um negócio. 

Esse passo é importante não só para direcionar ainda mais os caminhos que você irá tomar na expansão, mas também para, depois de algum tempo, poder medir se as medidas tomadas e os investimentos feitos para a expansão foram efetivas – ou seja, deram certo para seu negócio. 

  1. Decida o que você quer expandir 

Quando falamos em expandir, logo pensamos em mudar para um lugar maior. Mas existem outras maneiras de expandir seu negócio: a compra de um equipamento novo pode expandir a produção, por exemplo, o lançamento de um novo produto pode expandir sua oferta de produtos ou a abertura de uma nova unidade do seu negócio pode expandir seu público. 

Por isso, com os objetivos da expansão em mente, você pode decidir o que quer expandir e quais caminhos serão tomados para isso. 

  1. Cuide das finanças 

Você irá gastar dinheiro para expandir seu negócio. Isso é um fato. Por isso, é importante que você tenha todas as suas finanças arrumadas e em dia para expandir suas atividades.  

Use ferramentas de controle financeiro, como o fluxo de caixa e o controle de contas a pagar, para garantir que você não está gastando mais do que o necessário. 

Não se esqueça de criar uma reserva de emergência para gastos imprevistos – que sempre acontecem – e pense em pedir um microcrédito para garantir que você sempre tenha dinheiro em caixa enquanto faz sua expansão. 

  1. Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores 

Ter um bom relacionamento com seus fornecedores é uma maneira de garantir que eles vão te priorizar não só durante a expansão do seu negócio, mas nas fases que virão depois também, quando você provavelmente vai precisar de mais produtos por causa do aumento da sua clientela. 

Por isso, é importante garantir que todos os pagamentos estejam em dia, que não haja pendências com os fornecedores e que você e seu negócio tenham um bom relacionamento e sejam conhecidos pelos fornecedores. 

  1. Invista em marketing e em divulgação 

Marketing é uma maneira de garantir que o público irá conhecer o seu negócio e pensará em comprar com você. Por isso, depois de fazer uma expansão, é importante garantir que seus clientes e o público saibam da novidade, seja ela uma loja nova ou um produto diferente. 

Por isso é importante fazer a divulgação local da sua empresa e ainda usar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, no processo. Além de tornar seu negócio conhecido, isso ainda garante o retorno do investimento feito para a expansão. 

Agora que você sabe quais são os passos para expandir seu negócio, aprenda com o Prospera como atender bem e conquistar mais clientes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.