Garantir que sua empresa dê lucro é importante não apenas para que você consiga ganhar dinheiro: essa é uma forma de mantê-la funcionando.
Por isso, é necessário sempre organizar e monitorar as finanças, como forma de garantir que sua empresa continue dando lucro, e não prejuízo.
Mas, como saber quando os ganhos estão sendo menores que os custos e seu negócio está sendo prejudicado?
Hoje, nós do Programa Avançar vamos te explicar como saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. Leia agora!
O que é lucro?
Lucro é tudo o que a empresa ganha com suas vendas e prestações de serviço, certo?
Errado. Quem acredita que lucro é isso acaba comprometendo as finanças do negócio e pode levá-lo à falência.
Lucro é todo dinheiro que sobra para a empresa depois de pagar os custos que ela tem para se manter funcionando e oferecendo seus produtos e serviços para os clientes.
Por outro lado, todo o dinheiro que a empresa ganha antes de pagar seus custos é o faturamento.
Não saber diferenciar o faturamento do lucro é um caminho para o prejuízo: essa confusão pode parecer pequena, mas interfere nos resultados financeiros da sua empresa e pode levá-la a falência.
Leia também: 10 dicas para reduzir custos e aumentar o lucro do seu pequeno negócio
O que é prejuízo?
O prejuízo é a perda ou o dano de algo. Então, quando falamos de prejuízo para uma empresa, estamos falando sobre a perda de dinheiro.
Isso acontece quando a empresa gasta mais do que ganha, ou seja, tem mais custos do que faturamento.
Como saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo?
Saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo é, na verdade, muito simples.
Se o prejuízo acontece quando a empresa gasta mais do que ganha, basta subtrair os gastos das receitas da empresa.
Receitas – Gastos = Resultado
Caso o resultado for negativo, significa que sua empresa está dando prejuízo; se for positivo, sua empresa está dando lucro.
Porém, apesar da conta ser simples, isso não significa que ela sempre será fácil de fazer: existem empresas que descuidam de sua gestão financeira, o que pode dificultar na hora de saber quais são todos os gastos e até mesmo o seu faturamento.
Como cuidar da gestão financeira da empresa?
Fazer uma boa gestão financeira é importante não apenas para conseguir organizar e visualizar as finanças da empresa, mas também para rastrear de onde vem e para onde vai o dinheiro, evitar desvios, gastos desnecessários e prejuízos financeiros.
Para cuidar da gestão financeira, é necessário:
Entender os conceitos financeiros
O primeiro passo para fazer a gestão financeira é entender o significado de termos que são muito usados nela. E não precisa conhecer todos: saber o significado e a utilização dos mais utilizados vai te ajudar na hora de arrumar e controlar o dinheiro da sua empresa.
Por isso, é importante saber o que é:
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Faturamento: também chamado de receita, o faturamento é todo o dinheiro que a empresa ganha com suas vendas e prestações de serviços;
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Custos: é o que a empresa gasta. Salários de funcionários, matéria prima, contas de luz e água, aluguel e outras obrigações financeiras que saem do caixa do negócio.
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Lucro: é todo o dinheiro que sobra para a empresa depois do pagamento de suas despesas;
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Fluxo de caixa: é o monitoramento do dinheiro que entra e sai do caixa da empresa;
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Margem de lucro: a margem de lucro é a porcentagem de lucro que sua empresa está conseguindo em cima do preço de produção de um produto ou serviço;
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Precificação: é o processo de estabelecer o preço de um produto ou serviço tendo como base seu custo de produção ou prestação e o lucro desejado pela empresa.
Utilizar ferramentas de finanças
Existem planilhas e aplicativos que são necessários para a gestão financeira do seu negócio.
Entre eles estão a planilha de fluxo de caixa, a de controle de contas a pagar e a de controle de despesas.
Além de te ajudarem a se organizar, elas também são fundamentais para te ajudarem a rastrear e visualizar suas finanças.
Registrar custos e gastos
Não adianta fazer o download de dezenas de planilhas de controle financeiro se você não for utilizá-las. Por isso, é importante registrar os custos e gastos que sua empresa tem no seu dia a dia.
E isso vale mesmo para os pequenos gastos: eles acabam fazendo diferença no balanço do fim do mês e devem ser sempre contados em registros financeiros.
Registrar o que entra no caixa
Tão importante quanto registrar o que sai do caixa é registrar o que entra nele. Além dos valores, é fundamental descrever o ganho, a data, o canal de pagamento e outras informações que te ajudem a se organizar financeiramente, como se o pagamento é a prazo e em qual conta ele foi feito.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
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