O que você precisa saber:
-
O Pix Automático funcionará como um débito automático, permitindo que consumidores programem o pagamento de suas contas;
-
Ele será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs);
-
Sua principal vantagem é a facilidade e o fato de que ele vai evitar atrasos em pagamentos.
Desde que foi lançado, o pix se tornou o meio de pagamento favorito dos brasileiros por sua praticidade. Por isso, o Banco Central passou a buscar maneiras de tornar o pix ainda mais simples, e, para isso, criou diferentes categorias para a forma de pagamento.
Uma dessas novas categorias é o Pix Automático, que foi anunciado recentemente pelo Banco Central. Nesse artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse novo tipo de pix!
Leia agora!
O que é Pix Automático?
O Pix Automático é uma nova forma de pagamento que vai permitir programar pagamentos via pix.
Funcionando como se fosse um débito automático – um meio de pagamento muito utilizado pelos brasileiros –, o Pix automático vai facilitar o pagamento de contas – como conta de luz, água, internet e impostos –, já que será possível fazer pagamentos sem a necessidade do processo manual (selecionar ou digitar o contato, digitar o valor a ser transferido e confirmar o pix).
Como o Pix Automático vai funcionar?
O Pix automático será como um débito automático: na data selecionada, o pix para pagamento de contas será feito sem a necessidade de fazer todo o processo manual de fazer um pix.
Porém, é importante ressaltar que, para programar o Pix Automático, será necessária a autorização do titular da conta bancária. Ou seja, nenhuma conta terá o Pix Automático sem a autorização do usuário da conta.
Para facilitar o processo, o Pix Automático virá acompanhado de novas funcionalidades, como uma função para estabelecer um valor máximo que poderá ser pago e a opção de cancelar a autorização a qualquer momento.
Quais as vantagens do Pix Automático?
Entre as vantagens que o Pix Automático trará para os brasileiros estão:
-
Será gratuito;
-
Mais facilidade para fazer pagamentos;
-
Evita atrasos em pagamentos de contas, o que gera juros e pode deixar seu nome sujo.
Já para empresas, as vantagens que se destacam são:
-
Automatização de pagamentos;
-
Melhor gestão do fluxo de caixa;
-
Melhor controle das finanças do negócio.
Quem vai poder usar o Pix Automático?
O Pix Automático poderá ser usado por pessoas físicas e jurídicas que tenham:
-
Conta corrente;
-
Conta poupança;
-
Conta para pagamento em instituições financeiras adeptas ao Pix.
Não haverá restrição para ramo de atividade ou porte da empresa.
O Pix Automático será pago?
O Pix Automático será gratuito para pessoa física e para quem é microempreendedor individual (MEI).
Por outro lado, empresas que optarem por essa forma de recebimento podem ser tributadas, mas ainda não há informações oficiais sobre quais serão essas taxas e seus valores.
Quando o Pix Automático vai ser lançado?
Segundo o Banco Central do Brasil, a expectativa é que o Pix Automático seja lançado em abril de 2024.
Quais as modalidades de Pix?
Além do Pix Automático, existe também o Pix Saque e o Pix Troco, outras modalidades de Pix que podem ser usadas pela população. São elas:
-
Pix Saque: é um tipo de Pix que permite que os consumidores saquem dinheiro em estabelecimentos, lojas e caixas eletrônicos. Para isso, basta fazer um Pix do valor desejado para a loja e ela te dará o dinheiro em espécie – ou seja, em notas;
-
Pix Troco: como o próprio nome diz, o Pix troco permite que o consumidor faça uma compra, pague em Pix e receba o troco em dinheiro.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<