Para chegar ao profissional ideal considerando as características da vaga e os valores relacionados à empresa, é necessário investir em uma boa estratégia de atração de talentos.
Realizar uma contratação assertiva é importante para evitar diversos problemas para o seu negócio, como alta rotatividade, prejuízos financeiros e falta de sintonia entre os funcionários.
Se você deseja saber como contratar pessoas de uma forma eficiente, atraindo os melhores candidatos para as posições disponíveis na sua empresa, confira as informações abaixo.
Boa leitura!
O que é atração de talentos?
Assim como as empresas estabelecem critérios para contratar novos funcionários, bons profissionais também são seletivos no momento de avaliar uma oportunidade. Nesse sentido, o conceito de atração de talentos tem o objetivo de despertar o interesse dos candidatos em fazerem parte do seu quadro de colaboradores, indo de encontro às estratégias de employer branding.
Além de divulgar requisitos coerentes e benefícios atrativos para cada vaga, é importante saber como chegar até os melhores candidatos. Sendo assim, para atrair os profissionais mais qualificados do mercado, é fundamental que os processos de recrutamento e seleção sejam bem-estruturados.
Como contratar pessoas de forma eficiente?
Para atrair talentos, não basta formular e divulgar uma vaga. O mais importante é reunir fatores que tornam a oportunidade interessante, além de utilizar os melhores canais para chegar aos candidatos certos. Veja a seguir o passo a passo de como fazer uma boa contratação.
1. Avalie o mercado
Oferecer salários coerentes de acordo com o mercado e a senioridade exigida é fundamental para todas as empresas que priorizam a atração de talentos. Se você não sabe ao certo como fazer essa definição, comece avaliando a concorrência e utilizando sites como o Glassdor, que reúne opiniões de funcionários e informações salariais.
Quando o objetivo é atrair talentos, os benefícios também devem ser interessantes. Flexibilidade de horários, assistêntica médica, home office, vale-refeição e plano de carreira estão entre os mais valorizados pelos candidatos.
2. Seja assertivo no anúncio da vaga
Com o objetivo de atrair candidatos compatíveis levando em consideração as necessidades da sua empresa, a descrição da vaga deve ser elaborada de forma estratégica e assertiva. Vale ressaltar que um bom anúncio evita que o RH perca tempo com pessoas que não estão alinhadas à cultura organizacional da empresa.
-
O título da vaga deve informar o cargo de forma direta e breve, sem termos desnecessários;
-
Não se esqueça de informar o local de trabalho, além de especificar se a vaga é presencial, híbrida ou home-office;
-
Para uma descrição atrativa, utilize a criatividade e exalte os valores da empresa, cultura, benefícios e diferenciais;
-
Inclua as funções, requisitos indispensáveis, habilidades desejáveis e benefícios da vaga;
-
Divulgar o salário pode ser um diferencial.
3. Faça uma boa divulgação
Para atrair candidatos qualificados, sua empresa deve estar onde eles estão. Por isso, em muitos casos, não basta contar com sites de recrutamento e seleção: vale a pena engajar os candidatos por meio das redes sociais, além de e-mails especiais e eventos do setor.
📲 Clique aqui para seguir o canal do Programa Avançar no WhatsApp
4. Avalie soft skills
As soft skills são habilidades interpessoais ou comportamentais que contribuem para a forma com que uma pessoa se relaciona com si mesma e com outros profissionais no ambiente de trabalho.
Boa comunicação, empatia, resiliência e trabalho em equipe são exemplos de soft skills que contribuem para uma boa convivência no mundo corporativo. Para avaliar essas habilidades, vale a pena aplicar testes coportamentais durante a etapa de seleção.
5. Conte com a Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial revolucionou a forma como os processos seletivos são conduzidos, afinal, esta tecnologia é capaz de realizar a triagem de currículos de forma mais rápida e precisa, interpretando um grande volume de dados com base no perfil definido para cada oportunidade.
Por meio da IA, também é possível utilizar chatbots no momento da inscrição, tirando possíveis dúvidas que possam surgir sobre a candidatura.
6. Utilize o poder das redes sociais
Além de divulgar as vagas em redes como o Instagram, Facebook e LinkedIn, vale a pena utilizá-las para fortalecer a imagem da sua marca por meio da produção de conteúdo relevante. Esta estratégia é importante para tornar a empresa mais valorizada e reconhecida, ampliando as possibilidades de compartilhamento e engajamento dos anúncios.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<