Para que uma empresa atraia e mantenha profissionais talentosos em seu quadro de funcionários, é necessário que ela seja considerada um bom lugar para se trabalhar.
De forma geral, uma boa reputação não é conquistada da noite para o dia — e é aí que entra a estratégia de employer branding.
Se você deseja entender como colocar este conceito em prática no seu negócio, confira as informações abaixo. Boa leitura!
O que é employer branding?
O termo employer branding, que significa “marca empregadora”, é o conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para gerar uma visão positiva da empresa como ambiente de trabalho.
Além do salário, fatores como cultura organizacional, liderança inspiradora, plano de carreira e flexibilidade fazem toda a diferença para gerar identificação e, consequentemente, criar o desejo de pertencimento.
Empresas que não investem em employer branding têm forte tendência a perder os melhores candidatos e colaboradores para a concorrência. Pode-se dizer, portanto, que esta estratégia funciona como uma vantagem competitiva para todas as organizações com o objetivo de se destacar no mercado.
Qual a importância do employer branding?
Negócios inovadores já entendem a importância de manter seus funcionários engajados, além de oferecer melhores oportunidades e condições de trabalho para atrair os candidatos mais qualificados do mercado.
Em outras palavras, quanto melhor for a reputação de uma marca e maior o investimento em seus colaboradores, mais profissionais talentosos chegarão a ela, contribuindo para o seu sucesso e performance a longo prazo.
Vale ressaltar que a retenção de talentos representa uma diminuição de gastos com novos processos seletivos e treinamentos. De acordo com um estudo realizado pela rede social de negócios LinkedIn, empresas com boa reputação têm uma redução média de 43% no custo por candidato contratado.
Sendo assim, pode-se dizer que a estratégia de employer branding permite que um negócio possa destinar seu orçamento para questões mais estratégicas visando o desenvolvimento de uma área ou um projeto.
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Quem é responsável pelo employer branding em uma empresa?
O employer branding não é responsabilidade de um só setor. O departamento de recursos humanos, por exemplo, pode garantir uma boa experiência ao candidato desde o processo seletivo, enquanto a área de marketing é fundamental para que o propósito da marca seja divulgado de forma atrativa para o mercado.
Vale ressaltar que todos os colaboradores que expressem sua satisfação sobre o trabalho em uma determinada empresa podem contribuir para que outras pessoas passem a ter uma visão positiva sobre o que ela oferece.
Quais são as melhores estratégias de employer branding?
Agora que você já entendeu a importância do employer branding, confira as técnicas mais relevantes sobre esse conceito para aplicá-lo no seu negócio.
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Fortalecimento de cultura organizacional
Para fortalecer a cultura organizacional de uma empresa, é importante definir sua missão, visão e valores, além de garantir que os colaboradores estejam alinhados com esta identidade.
Nesse sentido, vale a pena reforçar a comunicação interna da organização — isso pode ser feito por meio de eventos, por exemplo, além do compartilhamento de conquistas e inovações.
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Marketing digital
Apostar na divulgação online é uma ótima maneira de impulsionar o employer branding de um negócio. Para isso, é imprescindível que as redes sociais da marca sejam sempre atualizadas de forma estratégica, exaltando os pontos fortes da empresa como instituição.
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Processos seletivos bem definidos
Uma má experiência em um processo seletivo pode fazer com que o candidato ideal desanime em seguir para as etapas finais. O recomendado é que a divulgação da vaga reforce a cultura da empresa em cada detalhe e ofereça benefícios atrativos.
Lembre-se de que o excesso de etapas (ou até mesmo a falta de feedback sobre os avanços durante o processo) podem resultar na perda de talentos durante a seleção.
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Onboarding
Onboarding é o termo usado para definir o processo de integração de um novo colaborador à equipe. Com o objetivo de engajá-lo, é interessante criar um evento de boas-vindas, fazendo um tour pela empresa e explicando todas as informações necessárias para que ele possa exercer sua função.
Também vale a pena aproveitar este momento para reforçar a identidade e os valores da empresa. Assim, o profissional se sentirá contente desde o primeiro contato com a nova rotina.
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Ambiente de trabalho agradável
Os funcionários passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho. Portanto, as melhores empresas do mercado investem em ações para mantê-los engajados, como momentos de descontração e clima respeitoso e colaborativo.
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Comunicação integrada
A comunicação integrada consiste em manter a identidade de uma marca em todos os seus canais. Ou seja, o atendimento via redes sociais não pode ser totalmente diferente daquele que é realizado por telefone, por exemplo.
Este conceito fortalece o employer branding por meio da integração entre as equipes. Para transmitir bons valores externos, todas elas devem seguir a mesma identidade de forma interna.
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Transparência
Mesmo em um cenário desafiador, manter uma comunicação clara e transparente é importante para que os funcionários passem a confiar na empresa, sentindo a segurança necessária para colaborar com o seu crescimento.
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Valorização
Para que um funcionário se mantenha satisfeito com sua carreira em uma empresa, é importante que ela reconheça seus avanços e entregas por meio de incentivos e promoções. Dessa forma, a retenção de talentos se torna uma realidade.
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Cultura de feedback
Visando o desenvolvimento contínuo de cada colaborador, é importante que os feedbacks façam parte da gestão. Assim, eles saberão quais são seus pontos fortes e fracos, além de receber dicas de como melhorar constantemente.
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Treinamento de liderança
Para que as equipes reproduzam os valores da empresa em suas ações, a liderança deve dar o exemplo. Treinamentos constantes ajudam os líderes a reforçar boas práticas com seus times.
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Salário e benefícios competitivos
Não adianta proporcionar um ótimo ambiente de trabalho se os salários e benefícios oferecidos estão abaixo do mercado. Lembre-se de que os profissionais consideram um conjunto de fatores antes de escolher entrar ou permanecer em uma vaga.
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Pesquisas de clima organizacional
Saber a opinião dos seus colaboradores é importante para promover melhorias internas constantes, identificando possíveis problemas e investindo em soluções.
Para garantir a sinceridade de cada avaliação, as pesquisas devem ser anônimas. Insira perguntas que expressem o nível de satisfação em relação à liderança, crescimento profissional, bem-estar, ferramentas de trabalho, entre outros fatores.
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