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Employer branding: O que é e para que serve

A imagem apresenta uma mão estendida segurando figuras humanas coloridas, representando diversidade e inclusão.

Para que uma empresa atraia e mantenha profissionais talentosos em seu quadro de funcionários, é necessário que ela seja considerada um bom lugar para se trabalhar.  

De forma geral, uma boa reputação não é conquistada da noite para o dia — e é aí que entra a estratégia de employer branding.  

Se você deseja entender como colocar este conceito em prática no seu negócio, confira as informações abaixo. Boa leitura! 

O que é employer branding?  

O termo employer branding, que significa “marca empregadora”, é o conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para gerar uma visão positiva da empresa como ambiente de trabalho.  

Além do salário, fatores como cultura organizacional, liderança inspiradora, plano de carreira e flexibilidade fazem toda a diferença para gerar identificação e, consequentemente, criar o desejo de pertencimento.  

Empresas que não investem em employer branding têm forte tendência a perder os melhores candidatos e colaboradores para a concorrência. Pode-se dizer, portanto, que esta estratégia funciona como uma vantagem competitiva para todas as organizações com o objetivo de se destacar no mercado.  

Qual a importância do employer branding? 

Negócios inovadores já entendem a importância de manter seus funcionários engajados, além de oferecer melhores oportunidades e condições de trabalho para atrair os candidatos mais qualificados do mercado.  

Em outras palavras, quanto melhor for a reputação de uma marca e maior o investimento em seus colaboradores, mais profissionais talentosos chegarão a ela, contribuindo para o seu sucesso e performance a longo prazo.  

Vale ressaltar que a retenção de talentos representa uma diminuição de gastos com novos processos seletivos e treinamentos. De acordo com um estudo realizado pela rede social de negócios LinkedIn, empresas com boa reputação têm uma redução média de 43% no custo por candidato contratado.  

Sendo assim, pode-se dizer que a estratégia de employer branding permite que um negócio possa destinar seu orçamento para questões mais estratégicas visando o desenvolvimento de uma área ou um projeto.  

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Quem é responsável pelo employer branding em uma empresa? 

O employer branding não é responsabilidade de um só setor. O departamento de recursos humanos, por exemplo, pode garantir uma boa experiência ao candidato desde o processo seletivo, enquanto a área de marketing é fundamental para que o propósito da marca seja divulgado de forma atrativa para o mercado.  

Vale ressaltar que todos os colaboradores que expressem sua satisfação sobre o trabalho em uma determinada empresa podem contribuir para que outras pessoas passem a ter uma visão positiva sobre o que ela oferece.  

Quais são as melhores estratégias de employer branding? 

Agora que você já entendeu a importância do employer branding, confira as técnicas mais relevantes sobre esse conceito para aplicá-lo no seu negócio.  

  1. Fortalecimento de cultura organizacional 

Para fortalecer a cultura organizacional de uma empresa, é importante definir sua missão, visão e valores, além de garantir que os colaboradores estejam alinhados com esta identidade.  

Nesse sentido, vale a pena reforçar a comunicação interna da organização — isso pode ser feito por meio de eventos, por exemplo, além do compartilhamento de conquistas e inovações. 

  1. Marketing digital 

Apostar na divulgação online é uma ótima maneira de impulsionar o employer branding de um negócio. Para isso, é imprescindível que as redes sociais da marca sejam sempre atualizadas de forma estratégica, exaltando os pontos fortes da empresa como instituição.  

  1. Processos seletivos bem definidos 

Uma má experiência em um processo seletivo pode fazer com que o candidato ideal desanime em seguir para as etapas finais. O recomendado é que a divulgação da vaga reforce a cultura da empresa em cada detalhe e ofereça benefícios atrativos.  

Lembre-se de que o excesso de etapas (ou até mesmo a falta de feedback sobre os avanços durante o processo) podem resultar na perda de talentos durante a seleção.  

  1. Onboarding 

Onboarding é o termo usado para definir o processo de integração de um novo colaborador à equipe. Com o objetivo de engajá-lo, é interessante criar um evento de boas-vindas, fazendo um tour pela empresa e explicando todas as informações necessárias para que ele possa exercer sua função.   

Também vale a pena aproveitar este momento para reforçar a identidade e os valores da empresa. Assim, o profissional se sentirá contente desde o primeiro contato com a nova rotina.  

  1. Ambiente de trabalho agradável 

Os funcionários passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho. Portanto, as melhores empresas do mercado investem em ações para mantê-los engajados, como momentos de descontração e clima respeitoso e colaborativo.  

  1. Comunicação integrada 

A comunicação integrada consiste em manter a identidade de uma marca em todos os seus canais. Ou seja, o atendimento via redes sociais não pode ser totalmente diferente daquele que é realizado por telefone, por exemplo.  

Este conceito fortalece o employer branding por meio da integração entre as equipes. Para transmitir bons valores externos, todas elas devem seguir a mesma identidade de forma interna.  

  1. Transparência 

Mesmo em um cenário desafiador, manter uma comunicação clara e transparente é importante para que os funcionários passem a confiar na empresa, sentindo a segurança necessária para colaborar com o seu crescimento.  

  1. Valorização  

Para que um funcionário se mantenha satisfeito com sua carreira em uma empresa, é importante que ela reconheça seus avanços e entregas por meio de incentivos e promoções. Dessa forma, a retenção de talentos se torna uma realidade.  

  1. Cultura de feedback 

Visando o desenvolvimento contínuo de cada colaborador, é importante que os feedbacks façam parte da gestão. Assim, eles saberão quais são seus pontos fortes e fracos, além de receber dicas de como melhorar constantemente.  

  1. Treinamento de liderança 

Para que as equipes reproduzam os valores da empresa em suas ações, a liderança deve dar o exemplo. Treinamentos constantes ajudam os líderes a reforçar boas práticas com seus times.  

  1.  Salário e benefícios competitivos 

Não adianta proporcionar um ótimo ambiente de trabalho se os salários e benefícios oferecidos estão abaixo do mercado. Lembre-se de que os profissionais consideram um conjunto de fatores antes de escolher entrar ou permanecer em uma vaga.  

  1.  Pesquisas de clima organizacional 

Saber a opinião dos seus colaboradores é importante para promover melhorias internas constantes, identificando possíveis problemas e investindo em soluções. 

Para garantir a sinceridade de cada avaliação, as pesquisas devem ser anônimas. Insira perguntas que expressem o nível de satisfação em relação à liderança, crescimento profissional, bem-estar, ferramentas de trabalho, entre outros fatores.  

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