Oferecer uma boa experiência aos seus funcionários vai muito além de uma remuneração atrativa. Nesse sentido, existe o conceito de employee experience, que tem conquistado cada vez mais destaque em empresas do mundo todo.
Aplicar essa estratégia de forma eficiente pode funcionar como um diferencial competitivo para o seu negócio, já que colaboradores mais engajados tendem a alcançar melhores resultados em uma organização.
Pensando nisso, o Programa Avançar reuniu tudo o que você precisa saber sobre employee experience nos tópicos abaixo.
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O que é employee experience?
O termo Employee experience (EX) engloba todos os pontos de contato de um funcionário com uma empresa, desde o processo seletivo até o desligamento.
O objetivo do conceito é prezar pelo bem-estar físico, psicológico e financeiro do colaborador em cada etapa de sua jornada, considerando fatores como:
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Infraestrutura física e tecnológica;
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Cultura organizacional;
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Flexibilidade;
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Remuneração;
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Pacote de benefícios;
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E muito mais!
Em outras palavras, todos os fatores relacionados às percepções do funcionário fazem parte do employee experience.
Quais são os benefícios do employee experience?
Investir no employee experience é uma decisão positiva tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.
Melhora a reputação da marca
Colaboradores satisfeitos tendem a exaltar a empresa entre amigos, familiares, redes sociais e até mesmo em sites como o Glassdor, que reúne avaliações anônimas de funcionários e ex-funcionários sobre suas experiências e percepções.
Em outras palavras, a estratégia de employee experience contribui para que a marca tenha uma boa reputação em diversos canais, se tornando mais bem-vista entre o público.
Ajuda na conquista e retenção de talentos
Os profissionais mais qualificados do mercado são seletivos quando o assunto é escolher uma empresa para trabalhar e se manter. Sendo assim, quanto mais pontos positivos um negócio oferecer, maiores talentos farão parte do seu quadro de funcionários.
Impulsiona os resultados da empresa
O employee experience é capaz de formar times de alta performance, que alcançam excelentes resultados em diferentes projetos. Além disso, vale ressaltar que um colaborador satisfeito tem motivação suficiente para entregar o melhor de si em cada tarefa.
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Como aplicar a estratégia de employee experience?
Para que esse conceito seja colocado em prática de forma eficiente, vários fatores devem ser levados em consideração.
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Ouça seus colaboradores
Para construir um ambiente de trabalho saudável, é importante que a empresa esteja aberta a ouvir ideias, necessidades e até mesmo insatisfações. Dessa forma, é possível implementar melhorias constantes em cada etapa da jornada do colaborador.
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Fortaleça a cultura organizacional
Um posicionamento coerente não existe sem uma boa cultura organizacional. Para realizar contratações e decisões assertivas, a empresa deve estabelecer sua missão, visão e valores como a base de tudo o que a envolve.
Além de definir sua essência, a organização deve comunicá-la de forma eficiente aos seus colaboradores.
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Mapeie a jornada
Para aplicar o employee experience, é necessário que você mapeie todas as etapas do colaborador na empresa, incluindo a participação no processo seletivo, contratação, desenvolvimento e desligamento. Dessa forma, é possível criar estratégias de acordo com cada parte da jornada.
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Invista na infraestrutura do ambiente
No caso de trabalhos presenciais e híbridos, os funcionários passam grande parte da sua rotina dentro da empresa. Portanto, é importante que o ambiente seja limpo, confortável e tenha a estrutura necessária para que eles possam desempenhar suas funções de forma eficiente.
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Garanta oportunidades de crescimento
Para um profissional dedicado, nada melhor que conquistar reconhecimento pelo seu empenho. Se o objetivo é manter os maiores talentos como parte da sua empresa, garantir oportunidades de crescimento é fundamental.
Além de desenvolver um plano de carreira coerente, vale a pena recompensar com prêmios e promoções os responsáveis pelos resultados mais satisfatórios em cada equipe.
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Incentive o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Como mencionamos, o bem-estar psicológico é um dos fatores relacionados ao employee experience. Nesse sentido, promover um ambiente de trabalho empático e flexível é importante para manter a satisfação dos profissionais.
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Treine a liderança
Quando não há uma boa liderança por trás, dificilmente uma equipe qualificada consegue alcançar uma performance eficiente. Sendo assim, vale a pena oferecer treinamento para que os líderes se desenvolvam e possam transmitir os valores da empresa aos seus times.
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Priorize uma comunicação clara e transparente
Construir uma confiança sólida é uma forma de fazer com que as pessoas se sintam seguras no ambiente de trabalho. Para isso, a transparência faz toda a diferença — mesmo quando as notícias são desafiadoras.
Quais métricas estão relacionadas à experiência do funcionário?
Se você tem dúvidas de como avaliar a satisfação do funcionário, as métricas abaixo podem ser interessantes para o seu caso.
Taxa de rotatividade
Se os colaboradores não permanecem por muito tempo na empresa e já buscam outras oportunidades, é um forte sinal de que eles se sentem insatisfeitos ou desvalorizados. Para reverter esta situação, é necessário identificar quais fatores estão causando um alto índice de rotatividade e investir em ações para revertê-los.
Pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é um questionário com o objetivo de identificar a percepção dos colaboradores sobre a empresa. Para isso, são feitas diversas perguntas relacionadas à liderança, cultura, valores, condições de trabalho, benefícios, oportunidades de crescimento, entre outros assuntos que podem variar de acordo com as especificidades de cada negócio.
Para que as questões sejam respondidas com sinceridade, este tipo de pesquisa costuma ser anônima. Dessa forma, é possível estabelecer melhorias de acordo com os resultados, além de avaliar a satisfação de cada profissional.
Feedback
Um dos objetivos do feedback é promover diálogo e alinhamento de expectativas entre o líder da equipe e seus funcionários.
Nesta ferramenta de engajamento, ambas as partes podem contribuir com sua avaliação. Ou seja, além de analisar o desempenho de seus colaboradores, o gestor também deve receber opiniões sobre o seu trabalho.
NPS (Net Promoter Score)
A métrica de NPS pode ser colocada em prática por meio de uma pergunta direta: “de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um bom lugar para se trabalhar?”.
De acordo com as respostas, é possível entender a percepção do funcionário e estabelecer melhorias na cultura organizacional.
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