Foto: Envato Elements
Em tempos de isolamento social, o home office é uma novidade para muitos funcionários e empresas. O formato oferece muitos benefícios, mas ainda representa um desafio para quem não está acostumado a trabalhar remotamente.
Manter a produtividade nesse novo contexto pode parecer difícil, mas não é uma tarefa impossível. Algumas dicas podem ajudar você a se adaptar e tirar bons resultados do trabalho remoto. No site da revista Fast Company, a socióloga focada em trabalho Tracy Brower listou os principais pontos de atenção para quem busca se manter produtivo em um trabalho remoto. Confira a seguir.
1) Mantenha a conexão
Conversas mais informais são muito eficazes para manter relacionamentos e conexões na sua rede de contatos. Sem as reuniões no café ou em áreas de descanso, recorrentes no ambiente físico de trabalho, você pode encontrar outras formas de manter esses contatos – seja através de chamadas telefônicas ou trocas de mensagens.
2) Fique no radar
Colaborar com tarefas realizadas pelo time ou se envolver com novos projetos são formas de se manter no radar da equipe, mesmo estando no trabalho remoto. É possível fazer isso através das várias ferramentas de comunicação e videoconferência disponíveis no mercado.
3) Garanta uma boa execução
Entregar um trabalho de qualidade é uma ótima forma de promover a confiança de que você está comprometido no home office. Ser responsivo, por e-mail ou por mensagens instantâneas, também é uma dica para reforçar a crença de que você está ativamente concentrado em suas atividades. A resposta, é claro, não precisa ser automática, mas é preciso ter atenção para não deixar esse tempo ser muito longo.
4) Seja transparente
Por não ter que realizar deslocamentos até o local de trabalho, quem trabalha de casa consegue ter mais flexibilidade para outras atividades, como um treino matinal ou uma consulta médica no almoço. Seja transparente quanto a sua agenda e permita que seus colegas saibam quando você está disponível ou não para o trabalho. Isso cria ainda mais confiança entre a equipe.
5) Estabeleça limites – e cumpra-os
Trazer o ambiente de trabalho para dentro de casa pode significar que você está sempre trabalhando. Estabelecer limites entre horários de trabalho e de descanço é fundamental para ter equilíbrio entre as suas atividades. Quando estiver conectado, deixe esse status visível para o restante da equipe, mas tenha horários e intervalos definidos e não esqueça de se desconectar ao final da jornada.
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