É um fato: em um mercado cada vez mais competitivo, saber como se destacar em meio aos demais é importante para garantir o sucesso do seu negócio.
Para fazer isso, é importante, além de oferecer bons produtos e serviços e um atendimento excelente, conhecer seus concorrentes a fundo. Afinal, essa é a melhor maneira de diferenciar seu negócio da concorrência e se sobressair, chamando atenção do mercado e do público.
Nesse artigo, trouxemos dicas para você se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado. Continue lendo para aprender!
Por que é importante se diferenciar da concorrência?
Se diferenciar da concorrência é uma forma de ser visto!
Com tantas empresas e novos negócios surgindo todos os dias, é importante ser visto e ser lembrado: se diferenciar da concorrência te ajuda a capturar a atenção do público, conquistar novos clientes e manter os que você já tem.
E isso impacta diretamente no sucesso do seu negócio. Com mais clientes, suas vendas aumentam, seu faturamento também e, se a gestão financeira é feita de maneira correta, seus lucros se tornarão maiores.
Então, se diferenciar da concorrência é uma forma de fazer seu negócio ser bem-sucedido e de ganhar mais com seu trabalho.
Quais são os tipos de concorrência?
Antes de saber como se diferenciar da concorrência, é preciso entender que existem dois diferentes tipos de concorrência: a direta e a indireta.
A concorrência direta é formada pelos negócios que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço que você oferece. Por exemplo, se você tem uma padaria, seus concorrentes diretos são outras padarias do seu bairro.
Já a concorrência indireta é formada por negócios que, apesar de não oferecerem os mesmos produtos ou serviços que você oferece, disputa mercado com você.
Parece complicado, mas vamos te explicar: digamos que você tem um salão de beleza e, para o Dia das Mães, criou pacotes especiais de serviços que podem ser dados de presente para mulheres nesse período. Ou seja, você está vendendo uma experiência como presente para o Dia das Mães.
Mas, ao mesmo tempo que você criou sua oferta para essa data, existem diversos outros negócios oferecendo alternativas de presentes: lojas oferecendo produtos de beleza, roupas e até mesmo eletrodomésticos para que mães sejam presenteadas nessa data.
Dessa forma, você está disputando espaço no mercado com esses negócios: o público pode escolher comprar com você ou com outras lojas. Essa é a concorrência indireta: ela pode conquistar seus clientes com alternativas de produtos e serviços para eles.
Como se diferenciar da concorrência?
Agora que você já sabe quais são os tipos de concorrência que existem, é hora de saber como diferenciar seu negócio da concorrência.
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Conheça seus concorrentes
É impossível diferenciar seu negócio da concorrência sem saber o que ela está fazendo. Por isso, o primeiro passo para conseguir se diferenciar da concorrência é conhecê-la.
Para conhecer seus concorrentes, você precisa:
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Descobrir quem são os concorrentes do seu negócio;
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Analisar o tamanho deles no mercado;
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Analisar a relação com o público;
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Analisar o local onde o concorrente está;
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Avaliar os preços cobrados pelos produtos e serviços oferecidos;
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Analisar as formas que o concorrente faz a divulgação dos produtos e serviços.
Com essas informações em mãos, você pode entender como seus concorrentes são vistos no mercado e, dessa forma, analisar os seus pontos fortes e fracos para conseguir melhorar seu serviço e se destacar deles.
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Conheça seu público
Tão importante quanto conhecer sua concorrência é conhecer seu público. Afinal, é ele que você precisa conquistar para se destacar dos demais.
Então, além de entender o público que você já tem, você precisa também ter informações sobre o público que você quer atingir. Fazendo isso, é possível criar maneiras de atrair esses clientes ainda mais para o seu negócio.
Para conseguir conhecer seu público, é preciso reunir informações como:
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Faixa etária;
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Gênero;
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Ocupação;
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Escolaridade;
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Renda.
Entre outras informações que podem te ajudar a conhecer seu público mais a fundo.
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Treine sua equipe
Se você tem funcionários que trabalham com você, é muito importante garantir que eles sejam bem treinados para prestar um atendimento e um serviço eficiente para seus clientes.
E, além de oferecer treinamento, é importante também garantir que sua equipe se sinta valorizada em seu trabalho. Por isso, vale investir em bônus, brindes e outras formas de incentivo para garantir que todos se sintam satisfeitos com o trabalho.
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Ofereça um bom atendimento
O primeiro contato que o cliente tem com seu negócio é o que fica. E, muitas vezes, esse primeiro contato vai ser por meio de uma rede social ou quando a pessoa entra em sua loja e fala com alguém que está trabalhando lá.
Por isso, é importante oferecer um ótimo atendimento não apenas nessas ocasiões, mas também durante a compra ou prestação de serviço e até mesmo depois que o negócio está fechado.
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Foque nas suas qualidades
Seu negócio tem pontos fortes e eles devem sempre ser reforçados. Fazendo isso, você consegue chamar a atenção de seus clientes e do público que você quer conquistar realçando o que você tem de melhor.
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Ofereça vantagens
Todo mundo gosta de ter vantagens ao fazer compras ou contratar serviços. Ou seja, essa é uma forma de conseguir se diferenciar da concorrência: ofereça vantagens como brindes, produtos que complementam com o que foi comprado ou mesmo descontos em compras futuras.
Lembre-se sempre: as vantagens que você oferece podem ser a diferença na hora do cliente escolher comprar com você ou com seus concorrentes.
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Saiba ouvir críticas
Críticas são uma maneira de melhorar o seu negócio e fazê-lo ainda melhor do que o dos seus concorrentes. Por isso, é importante saber ouvi-las e aplicá-las no que você oferece.
Por isso, sempre que você receber um feedback sobre seu negócio, não hesite em analisá-lo e filtrar o que você pode e consegue melhorar.
Agora que você já sabe como diferenciar seu negócio da concorrência, que tal aprender a se posicionar nas redes sociais? Te mostramos como fazer isso em nosso curso gratuito de Marketing Digital!
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