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Pesquisa de mercado: O que é, quais são os tipos e como fazer

Um bom marketing não surge por acaso. Para alcançar bons resultados nas ações do seu negócio e tomar decisões com assertividade, a pesquisa de mercado é muito importante.  

Por meio desta estratégia, é possível conhecer seu público-alvo, identificar oportunidades e até mesmo encontrar o caminho para alcançar destaque em relação à concorrência.    

Se você deseja realizar uma pesquisa de mercado e desenvolver estratégias baseadas em dados, mas não entende o suficiente sobre o assunto, este artigo irá te ajudar. Boa leitura! 

O que é pesquisa de mercado?   

A pesquisa de mercado é um levantamento de dados para que uma empresa se mantenha atualizada sobre seu nicho e possa agir de forma estratégica em sua gestão, aumentando a probabilidade de sucesso em cada escolha realizada.  

Para que você entenda melhor como tudo funciona, vamos a um exemplo: imagine que sua marca quer lançar um novo produto. Nesse caso, não basta ter uma boa ideia. É necessário realizar uma pesquisa de mercado para entender se aquilo que você pensou agrada o seu público-alvo, além de definir valores e ações de divulgação.  

Quais são os benefícios de fazer uma pesquisa de mercado?  

Pode-se dizer que a realização deste levantamento traz vantagens como:  

  • Identificar oportunidades de mercado; 

  • Tomar decisões baseadas em fatos; 

  • Acompanhar de perto a concorrência, encontrando caminhos para se diferenciar; 

  • Estar por dentro das tendências do seu nicho; 

  • Maior probabilidade de sucesso no desenvolvimento de produtos ou qualquer tipo de inovação; 

  • Possibilidade de definir um posicionamento de marca mais estratégico.  

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?  

Existem três tipos de pesquisa de mercado: quantitativa, qualitativa e experimental. Mesmo assim, é possível utilizar dois ou até mesmo todos os métodos com os mesmos participantes de um levantamento. 

Quantitativa  

Como o nome sugere, este tipo de pesquisa é focado em dados numéricos e estatísticos para quantificar informações relacionadas aos consumidores.  

Qualitativa 

A pesquisa qualitativa exige uma análise mais minuciosa das informações, obtidas principalmente por meio de entrevistas. A ideia é avaliar aspectos mais profundos sobre as opiniões e preferências do público-alvo da marca.  

Experimental 

Este tipo de pesquisa é baseado em hipóteses, que podem ser comprovadas ou descartadas de acordo com os resultados. Tudo ocorre por meio de experimentos relacionados ao comportamento do consumidor.  

Como fazer uma pesquisa de mercado? 

Para facilitar o processo e alcançar resultados eficientes ao término do levantamento, atente-se ao passo a passo abaixo.  

  1. Defina seu objetivo  

Uma pesquisa de mercado pode ser realizada por diversos motivos, como a busca de compreender seu público-alvo, criar um produto, passar a oferecer novos serviços, definir um posicionamento de marca ou até mesmo entender melhor sua concorrência. Dessa forma, o primeiro passo é definir qual o seu propósito com esta iniciativa.  

  1. Estabeleça os detalhes 

Além de determinar qual o tipo de pesquisa a ser realizado, é necessário pensar no escopo, incluindo o período da coleta de dados e o meio a ser considerado para a ação, como plataformas digitais, telefone ou até mesmo pessoalmente.  

Quando o assunto é a metodologia, existem várias técnicas disponíveis, como entrevistas, pesquisas de campo e grupos focais. A melhor escolha dependerá do seu negócio e objetivo.  

  1. Formule as perguntas com responsabilidade 

Em entrevistas de pesquisas quantitativas e qualitativas, as perguntas devem ser coerentes, claras e imparciais. Dessa forma, priorize a qualidade das informações e evite abordagens ou termos que induzam o participante a responder da forma mais conveniente para o resultado que você espera. Seja qual for a etapa, foque no propósito do levantamento.  

  1. Colete os dados 

Com tudo pronto, chegou o momento de colocar a pesquisa em prática. Certifique-se de fazer uma boa divulgação, seguindo boas práticas para chegar ao seu objetivo.   

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  1. Realize as análises 

Caso a quantidade de respostas seja muito expressiva, vale contar com o uso de um software estatístico para analisar os resultados. Dessa forma, é possível categorizar respostas e buscar padrões, tornando a tarefa mais otimizada. 

  1. Seja estratégico 

Se você seguiu todos os passos anteriores, não há dúvidas de que os resultados da pesquisa te darão um bom direcionamento para tomar decisões no seu negócio. Com base nos dados, busque insights, planeje as melhorias a serem realizadas e coloque os planos em prática.  

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