Uma das partes mais importantes na hora de cuidar do seu negócio é saber como cuidar da parte financeira dele. E isso inclui saber como calcular preços, tanto o preço de custo quanto o preço de venda.
Apesar dos nomes semelhantes, esses dois preços são muito diferentes e interferem diretamente no lucro que você terá com seu trabalho.
Nesse artigo, vamos te explicar o que é preço de custo e preço de venda e como fazer o cálculo desses dois valores.
Continue lendo para saber mais!
Qual a diferença entre preço de custo e preço de venda?
A diferença entre esses dois preços é bem simples: enquanto o preço de venda é o preço que será cobrado dos clientes pelo produto ou serviço que você está oferecendo, o preço de custo são os custos que você tem para produzir o que você vende ou fazer o serviço que você presta.
Fácil, né? Vem saber mais com a gente!
O que é preço de custo?
O preço de custo é o valor que você gasta para produzir ou comprar um produto ou serviço que vai revender.
Ou seja, é a soma de todos os custos que você tem para fazer o que você vai vender.
Por essa razão, o preço de custo também é considerado o preço mínimo pelo qual um produto ou serviço pode ser vendido sem causar prejuízos à empresa.
O que faz parte do preço de custo?
Para calcular o preço de custo, é preciso considerar alguns custos que ocorrem durante a produção ou compra de um produto ou serviço.
Entre eles estão:
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Gastos com matéria prima;
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Gastos com mão de obra;
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Gastos com transporte.
Esses são os chamados custos de produção, ou seja, todos os custos que você tem para fabricar um produto ou prestar um serviço.
Por que é importante calcular corretamente o preço de custo?
Para evitar prejuízos financeiros. Calcular o preço de custo corretamente é importantíssimo para que você não perca dinheiro no seu negócio.
Isso porque é com base nesse preço que você irá definir o preço das vendas do seu negócio, garantindo seu faturamento, assim como sua margem de lucro, fundamental para que você tenha lucro com seu trabalho.
Como calcular o preço de custo?
Para calcular o preço de custo de um produto ou serviço é preciso reunir e somar todos os custos que você teve para produzi-lo ou prestá-lo, no caso de serviços.
São eles os custos diretos, os custos indiretos, os custos fixos e os custos variáveis.
Custos diretos
São os custos que estão diretamente relacionados à produção e, sem eles, produzir ou prestar o serviço é impossível.
Entre eles estão:
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Matéria-prima;
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Embalagem;
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Mão de obra.
Custos indiretos
Os custos indiretos são aqueles que, apesar de necessários para a produção, são mais difíceis de mensurar. Isso porque são gastos com energia elétrica, água, internet, entre outros.
Por isso, esses custos devem ser calculados de forma proporcional ao que é produzido: é possível tirar a média do que é gasto, por exemplo.
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles que não mudam (ou mudam muito pouco) de acordo com a produção.
Aluguel, por exemplo, é um custo fixo: ele deve ser pago periodicamente, independentemente da quantidade de produtos fabricadas naquele mês ou de serviços prestados.
Custos variáveis
São os custos que estão diretamente relacionados à produção: se a produção aumentar, eles vão aumentar junto; se a produção diminuir, eles também se manterão baixos.
Entre os custos varáveis estão:
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Impostos e taxas pagas para o governo;
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Comissões pagas aos funcionários;
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Pagamento de horas extras.
O que é preço de venda?
Ao contrário do preço de custo, o preço de venda é o preço pelo qual os produtos ou serviços serão vendidos pelo seu negócio.
Ou seja, é o preço que os clientes irão pagar.
Para decidir qual é o preço de venda dos produtos e serviços em seu negócio, você precisa fazer a precificação, um processo no qual você irá calcular todas as variáveis necessárias para chegar a um preço final.
Para calcular o preço de venda, é preciso considerar:
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O preço de custo (ou custos de produção);
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Preço cobrado pelos concorrentes;
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Lucro esperado com a venda.
Como calcular o preço de venda?
Para calcular o preço de venda, você pode utilizar uma fórmula muito simples:
Preço de venda = Preço de custo + Margem de lucro desejada
Basicamente, com essa fórmula, você vai decidir o quanto de lucro quer ter em cima do preço de custo do que você vende.
Vamos ver um exemplo: um comerciante produz um bolo que tem o preço de custo de R$15. Ele quer ter um lucro de 70% em cima desse valor com a venda desse produto. Vamos aplicar esses valores na fórmula:
Preço de venda = Preço de custo + Margem de lucro desejada
Preço de venda = R$15 + 70%
Preço de venda = R$25,50
Então, para ter a margem de lucro desejada, o comerciante teria que vender seu bolo por R$25,50.
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