Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Nichos tendências 2024: Descubra os negócios mais lucrativos para abrir no ano

A imagem mostra um gráfico com 2024 no topo.

O que você precisa saber: 

  • Acompanhar tendências é uma maneira de conquistar clientes e estar à frente da concorrência; 

  • Além disso, também é importante acompanhar o cenário econômico brasileiro – que mostra tendências de crescimento em 2024; 

  • Serviços de saúde, alimentação e bem-estar são algumas das tendências de negócios para esse ano. 

Com a chegada de 2024, além de fazer o planejamento da empresa para o novo ano, é preciso estar de olho nas tendências que surgirão nesse período. 

Afinal, além de uma maneira de ajudar o negócio a crescer em um mercado que é cada vez mais competitivo, essas tendências também são uma maneira de incorporar novas estratégias de negócios, ser mais assertivo com os planos para o novo ano e até mesmo investir e começar em uma área nova. 

Nesse artigo, vamos reunir as principais tendências de negócios para 2024 – desde os nichos de negócios mais lucrativos até os temas que estarão em pauta nesse ano. 

Leia agora! 

Por que acompanhar as tendências de negócios? 

Entre as vantagens de acompanhar as tendências de negócios que surgem todos os anos estão: 

  • Se adequar aos desejos e necessidades dos clientes; 

  • Estar à frente da concorrência

  • Fazer o negócio crescer e se desenvolver; 

  • Aumentar o faturamento e o lucro

  • Tornar-se referência de inovação no mercado. 

Ou seja, acompanhar e se adaptar às tendências é uma maneira de estar à frente, ganhando relevância em um mercado cada vez mais competitivo e chamando atenção da clientela, além de ser uma maneira de garantir o desenvolvimento da empresa – junto ao aumento do faturamento e dos lucros. 

Quais são as tendências para 2024? 

Em 2024, a tecnologia será foco do mercado, assim como a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, tanto para pequenos negócios, quanto para grandes empresas. 

Já entre os temas que vão se destacar estão as novas formas de trabalho e de consumo. 

Tão importante quanto analisar as tendências, é se preocupar com o cenário econômico do país em 2024. Afinal, a economia dita o poder de compra da população, os juros que atingem tanto as pessoas físicas como as jurídicas e a maneira como negócios vão se desenvolver com o passar do ano. 

Qual será o cenário econômico brasileiro em 2024? 

Em 2024, espera-se que a economia global se recupere – e isso terá um efeito direto na economia brasileira. 

No Brasil, há a projeção do crescimento do PIB: de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Produto Interno Bruto crescerá 2%. Isso significa que haverá um crescimento da economia e, consequentemente, da oferta de trabalho, já que houve aumento da demanda a ser atendida, e da qualidade de vida da população – aumentando também seu poder de compra. 

Além do aumento do PIB – um dos principais indicadores econômicos brasileiros –, espera-se também que as famílias brasileiras tenham uma melhora financeira. Isso se dá devido à programas como o Desenrola Brasil, que incentiva a renegociação de dívidas da população, a nova lei sobre juros rotativos do cartão de crédito e, principalmente, devido à política de valorização do salário-mínimo – que, em 2024, será de R$ 1.412. 

Ou seja, a previsão para o cenário econômico brasileiro em 2024 é otimista, já que possivelmente haverá uma melhora na economia do país.

Quais são as tendências de nichos de negócios? 

Em 2024, segundo pesquisas como a do Sebrae e a da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, os nichos de negócios que vão se destacar são:  

  • Serviços de saúde e bem-estar; 

  • Alimentação; 

  • Negócios e produtos digitais; 

  • Inteligência artificial e realidade aumentada; 

  • Serviços para pets e saúde animal. 

Serviços de saúde e bem-estar 

Desde academias até atendimento médico, os serviços de saúde e bem-estar tem chamado atenção da população que, cada vez mais, está preocupada com cuidar do corpo e da mente – além de estar envelhecendo cada vez mais rápido, o que exige um cuidado especial com a saúde. 

Por isso, serviços como academia, atendimento médico à distância (telemedicina), alimentos e bebidas que potencializam resultados de exercícios ou melhoram a produtividade – como as superfoods e as bebidas energéticas – e produtos de beleza sustentáveis e veganos estão entre os produtos e serviços com potencial para 2024. 

Alimentação 

Junto com a preocupação com a saúde, vem a preocupação com a alimentação. Mas não é só a alimentação saudável que é uma tendência de negócio para 2024: alimentos gourmet, como pipocas, sorvetes, cafés e outros tipos de doces e bebidas também vão chamar a atenção do público nesse ano. 

Negócios e produtos digitais 

Em um mundo cada vez mais conectado, negócios digitais sempre são uma tendência. A vantagem aqui é a ampla gama de possibilidades que o universo digital permite para os negócios. 

De marketing digital para pequenas e médias empresas, passando por plataformas de educação e suporte para funcionários e professores, infoprodutos e até mesmo o desenvolvimento de aplicativos para empresas, o universo digital está cheio de tendências que só vão crescer nos próximos anos. 

Inteligência artificial e realidade aumentada 

A febre do ChatGPT e outros sites de inteligência artificial não vai diminuir em 2024: as tendências para o ano indicam que isso é algo que vai ocupar cada vez mais espaço no mundo e veio para ficar. 

Por isso, serviços de automação, chatbots, assistentes virtuais, comunicações, IA generativa, entre outros serviços relacionados são boas áreas de investimento em 2024. 

Serviços para pets e saúde animal 

Além de se importar com sua própria saúde, os brasileiros têm também cuidado cada vez mais de seus pets, fazendo com que o Brasil seja o terceiro maior mercado pet do mundo. 

Por isso, não apenas os pet shops têm se destacado no comércio brasileiro, mas serviços e produtos feitos especificamente para os pets também: desde hotéis até alimentação saudável até dispositivos para monitorar sua saúde e para cuidar de doenças são tendências em um mercado com 170 milhões de animais de estimação. 

Quais são os pequenos negócios que serão tendência em 2024? 

Começar um negócio é o sonho de muitas pessoas, mas, na hora de empreender, nem todas já escolheram onde querem atuar. Por isso, apostar em uma tendência pode ser uma boa ideia nesses momentos. 

Em 2024, os pequenos negócios que serão tendência estão todos relacionados às tendências que citamos anteriormente: serviços de saúde e bem-estar; alimentação; negócios e produtos digitais; inteligência artificial e realidade aumentada; e serviços para pets e saúde animal. 

Algumas ideias de pequenos negócios relacionadas à essas tendências são: 

Saúde e bem-estar

  • Delivery de produtos de beleza; 

  • Manicure e pedicure; 

  • Salão de beleza

  • Venda de chás e produtos naturais para melhorar a qualidade do sono. 

Alimentação

  • Marmitas fit; 

  • Personal chef; 

  • Lanches saudáveis; 

  • Alimentação para pessoas com restrições alimentares. 

Saúde e bem-estar animal

  • Hotéis para pets; 

  • Spa para pets; 

  • Pet shop; 

  • Passeio com pets. 

Negócios digitais e inteligência artificial

  • Cursos digitais; 

  • Ferramentas de auxílio para pequenos negócios; 

  • Livros digitais (e-books); 

  • Planilhas de controle de finanças ou estoque. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Quais são os temas do mercado em 2024? 

Além dos nichos, alguns temas também serão tendências de mercado em 2024, pautando discussões sobre assuntos do dia a dia das empresas, sobre sua produtividade e atividades. 

É importante saber quais são eles, já que esses temas são de importância para o mercado, para os clientes e te deixarão a frente da concorrência. 

Entre os temas do mercado em 2024 estão: 

Inteligência Artificial 

Uma das principais pautas de 2023 não vai ser deixada de lado em 2024: enquanto no ano passado as pessoas descobriam o que era a IA, nesse ano as pessoas querem descobrir como usá-las da melhor maneira possível.  

Diversidade, inclusão e humanização 

A preocupação com ambientes de trabalhos cada vez mais diversos e inclusivos é, cada vez mais, uma realidade no Brasil e no mundo. Por isso, iniciativas que valorizem a diversidade e a inclusão produtiva no mercado de trabalho receberão cada vez mais destaque, assim como as vantagens que isso traz não apenas para a sociedade, mas também para as empresas. 

ESG e sustentabilidade 

Apesar de ainda ser pouco conhecido por donos de pequenas e médias empresas, o ESG – sigla em inglês para Governança ambiental, social e corporativa – é um assunto que está cada vez mais em alta no mercado devido à necessidade de criar políticas e práticas sustentáveis nas empresas. 

O Programa Avançar oferece um curso sobre ESG totalmente gratuito para você saber mais sobre o assunto e sua importância em seu negócio! 

Mudanças nas formas de consumo 

Com a pandemia e as práticas sustentáveis tomando conta do dia a dia das pessoas, as formas de consumo que existiam antigamente estão sendo deixadas de lado por novas formas mais amigáveis ao meio ambiente, incentivando a economia circular – que associa o desenvolvimento da economia com um melhor uso dos recursos naturais. 

Simplificação do mercado 

Encarar horas e horas de fila, ficar muito tempo no telefone para resolver algo, burocracia: isso é coisa do passado. Agora, as empresas têm cada vez mais buscado maneiras de simplificar a resolução de problemas de seus clientes – e, consequentemente, de seus próprios problemas. 

Novas formas de trabalho 

As novas formas de trabalho trazidas pela pandemia, como o home-office, o anywhere-office e o trabalho híbrido, vieram para ficar. E não adianta se negar a se adaptar a elas: os trabalhadores têm buscado cada vez mais vagas que os permitam equilibrar suas vidas pessoais com a vida profissional. Por isso, assuntos como estes devem ser pauta para a empresa, assim como a adaptação a essa nova realidade. 

Reservar recursos para períodos de incerteza 

Controle financeiro é fundamental para o sucesso de uma empresa e isso nunca deixa de ser um tema falado no mercado. Depois de um período traumático de pandemia, a tendência é criar uma maneira de reservar e gerir recursos para serem utilizados em períodos de incerteza – não só em uma pandemia, mas em períodos de baixa de vendas, por exemplo. 

Internacionalização e crescimento no exterior 

Internacionalizar o negócio e vender para fora do país é uma das tendências para crescer em 2024. Com a transformação digital e a busca por novos mercados, as possibilidades no exterior são tão alcançáveis quanto as possibilidades no Brasil. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.