Para quem deseja conseguir um empréstimo bancário, por exemplo, comprovar renda é um processo necessário.
No caso das pessoas que atuam com carteira assinada, a solução para isso costuma ser bem óbvia: basta apresentar os holerites dos três últimos meses de trabalho e, na maioria das vezes, já é possível descobrir o resultado da sua solicitação.
Como esta opção não se aplica ao Microempreendedor Individual (MEI), o processo pode causar muitas dúvidas. Se você não sabe qual caminho seguir para comprovar sua renda mensal, continue acompanhando este artigo. Boa leitura!
Quando é necessário comprovar renda?
A comprovação de renda serve para mostrar a uma empresa ou instituição financeira que você tem condições de cumprir com um determinado pagamento. Este documento é obrigatório nos seguintes casos:
-
Financiamento imobiliário ou de automóvel;
-
Aluguel de imóvel;
-
Empréstimos pessoais;
-
Contratação de consórcio;
-
Liberação de cartão de crédito;
-
Aumento do limite do cartão de crédito.
De fato, não são poucas as situações em que é necessário comprovar renda. Isso porque, ao analisar sua situação financeira, é possível calcular o risco de inadimplência envolvido, além de estabelecer qual valor será liberado para o seu caso e quais serão as condições definidas para aprovação.
É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as instituições financeiras não aprovam solicitações de crédito em que as parcelas ultrapassem 30% do seu orçamento mensal.
Vamos supor que você queira financiar o valor de R$ 200 mil para quitar um imóvel, mas possui renda mensal de R$ 3 mil. Nesse caso, a aprovação provavelmente não ocorreria, já que as parcelas comprometeriam uma grande parte da sua receita e o risco de inadimplência seria grande.
Como o MEI pode comprovar renda?
Na lista abaixo, recomendamos 5 maneiras eficientes para que o MEI comprove sua receita mensal. A melhor delas dependerá da sua realidade e preferência.
1 – Extrato bancário
O MEI pode comprovar renda a partir de suas movimentações bancárias. A exigência costuma ser um extrato completo dos últimos três meses, seja da conta corrente, salário ou até mesmo poupança.
No entanto, se o objetivo for conseguir crédito para a sua empresa, é importante que o extrato seja da sua conta pessoa jurídica.
Embora seja possível conseguir o extrato diretamente no caixa eletrônico, um documento com a assinatura do gerente oferece maior credibilidade para a aprovação de solicitações.
2 – Contratos de prestação de serviços
Existem instituições que aceitam contratos como comprovação de renda. Para que eles sejam aceitos, é necessário que tenham firma reconhecida e comprovação de que quem fez a assinatura pode cumpri-lo.
Em muitos casos, além dos contratos, é possível que outros documentos sejam solicitados.
3 – Declaração do Imposto de Renda
O Imposto de Renda é um documento que reúne os rendimentos anuais de uma pessoa física ou jurídica junto à Receita Federal. Por isso, esta é outra forma que o MEI pode utilizar para comprovação de renda.
No entanto, como a declaração reúne apenas os dados do último ano finalizado, é comum que também sejam solicitados documentos adicionais de períodos mais recentes.
4 – Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)
O Recibo de Pagamento Autônomo tem a função de formalizar a prestação de serviços esporádicos de pessoas físicas para outras pessoas físicas ou jurídicas.
Este documento detalha tanto o valor acordado para a atividade realizada quanto os impostos a serem recolhidos. Sendo assim, o RPA também pode ser usado para que o MEI comprove sua renda.
5 – DECORE
DECORE é a sigla para Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Trata-se do documento oficial de comprovação de renda para empresas e profissionais autônomos, que tem como principal função declarar as receitas relacionadas ao sistema pró-labore.
Ao contrário das outras opções desta lista, o DECORE só pode ser emitido por um contador.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<