Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Fluxo de caixa: saiba o que é e tenha o controle financeiro do seu negócio

Um dos passos fundamentais para ter sucesso em uma jornada empreendedora é garantir a gestão efetiva do planejamento financeiro, que tem como pilar importante o fluxo de caixa.

Sabemos que manter um controle financeiro é um desafio e tanto para muita gente, mas você sabia que, para isso, é possível contar com facilitadores? São eles ferramentas e iniciativas que ajudam no dia a dia do seu negócio. Trouxemos aqui um guia simples e prático sobre fluxo de caixa e muitas soluções! Confira com a gente:

  • O que é um fluxo de caixa
  • Como funciona
  • Qual a sua importância
  • Conheça o CoPiloto Santander
  • Conheça a ben
  • #EXTRA: curso online gratuito de Fluxo de Caixa do Programa Avançar

O que é um fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma das bases da gestão financeira de uma empresa. Para um negócio se manter saudável e em constante crescimento é preciso ter controle financeiro. Muito disso pode ser feito graças a um bom fluxo de caixa, que mantém o controle dos recebíveis, das vendas, entradas, saídas e pagamentos.

Por isso, o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para manter a organização financeira da sua empresa. Não importa se a empresa é individual, pequena, média ou multinacional. Ele é responsável pela análise do saldo disponível do seu negócio, estabelecendo um balanço do capital, ou seja, quais foram os gastos, quais os recursos e quais as finalidades – algo básico para uma boa gestão de qualquer negócio.

Como funciona um fluxo de caixa?

O fluxo de caixa funciona como um painel de controle financeiro, onde o empreendedor faz o registro de todas as movimentações, assim como da razão pela qual elas ocorreram.

Alguns dos pontos de atenção que não podem faltar num fluxo de caixa da sua empresa:

  • entradas de capital: pagamentos, compras e despesas da empresa;
  • recebimentos de clientes;
  • juros de investimentos.

Sendo assim, com essa ferramenta estruturada, qualquer que seja o porte da empresa, é possível ter um cenário completo da saúde financeira do negócio. Com uma gestão correta e aplicabilidade desse controle do fluxo de caixa, é possível verificar uma série de variáveis que podem afetar a empresa em diferentes frentes. Dessa forma, ter uma boa visão desse painel ajuda a identificar gaps e estruturar estratégias fundamentais, sejam elas de investimentos ou vendas.

Qual a sua importância para o empreendedor?

Como já comentamos, o fluxo de caixa é essencial para o empreendedor, mas vamos mostrar o porquê em exemplos práticos.

Digamos que a sua empresa no dia a dia não possui organização. Como são mantidos em dia seus rendimentos, investimentos e finanças? Como está o acompanhamento da utilização dos recursos e suas aplicações? Você consegue responder essas perguntas?

Montando um fluxo de caixa é possível ter uma gestão financeira onde é possível checar erros ou gargalos nesses pontos todos, ao otimizar processos que podem trazer benefícios enormes financeiros, que podem custar meses de trabalho ou até mesmo toda uma empresa.

Fora tudo o que já mencionamos, é para o fluxo de caixa que muitos investidores olham antes de investir em determinada empresa. Ou seja, é importante manter um fluxo de caixa saudável para que a sua empresa seja bem vista e reconhecida no mercado, atraindo investimentos e possibilidades de créditos, financiamentos e empréstimos por parte dos bancos. Sendo assim, o fluxo de caixa é fundamental para atestar a saúde financeira da sua empresa.

Gestão de Negócio: conheça o CoPiloto Santander

O CoPiloto foi desenvolvido para que o empreendedor acompanhe de perto cada movimentação do seu negócio. Por isso, atende as principais dificuldades de quem está começando a empreender ou ainda tem poucos funcionários para colaborar na gestão administrativa e de fluxo de caixa.

Plataforma completa, simples e intuitiva, tem como principais facilidades:

  • alertas sobre o fluxo de caixa;
  • conferências de informações financeiras;
  • catálogo para cadastramento de produtos, serviços, fornecedores e clientes;
  • módulo de vendas com solução de PDV (Ponto de Venda);
  • emissão de nota fiscal de produtos e de serviços;
  • loja virtual integrada ao e-commerce Getnet e funcionalidade para gestão de estoque;
  • módulo de relatórios;
  • DRE Simplificada.

copiloto santander

Já vimos que muitas são as facilidades encontradas na plataforma e, com isso, há diversas vantagens para o empreendedor. Além do ganho de produtividade no dia a dia com o Ponto de Venda e o emissor de nota fiscal, são diversos os benefícios do CoPiloto para quem administra a rotina da sua empresa, tais como:

  • custo reduzido com funcionários;
  • melhor controle financeiro do negócio;
  • atendimento personalizado;
  • ferramentas digitais online e off line.

Quem pode contratar o CoPiloto?

A ferramenta fica disponível, exclusivamente, no Internet Banking Empresarial para correntistas do Santander. Ou seja, para contratar o CoPiloto basta ser cliente PJ Santander 😉

O primeiro mês é grátis, a partir do segundo mês há uma taxa de R$14,90 mensais.

Gestão de Vendas: conheça a ben visa vale

ben é uma empresa do Grupo Santander que possui experiência digital integrada na oferta de cartões de benefícios. Aceitar ben no seu estabelecimento é contar com soluções ágeis e transparência para aumentar as suas vendas, além de ter mais benefícios para o seu negócio e seus clientes.

ben visa vale

Pelo portal dos estabelecimentos credenciados em benvisavale.com.br é possível conferir seus relatórios e fluxos de caixa, podendo assim ter um controle total sobre suas vendas.

Sobre os cartões ben

Os cartões ben refeição e ben alimentação são utilizados para pagamento de compras/refeições em supermercados, restaurantes, cafés, fast-foods, padarias, e são aceitos nas máquinas Getnet, Stone, Cielo, Safra Pay e PagSeguro.

Saiba mais sobre o curso de Fluxo de Caixa do Programa Avançar

Para explicar os pontos fundamentais sobre as etapas do fluxo de caixa, o Programa Avançar criou um curso online exclusivo sobre o assunto. Aqui, apresentamos um guia para mostrar os principais assuntos tratados ao longo dos quatro episódios do curso. Confira a seguir e prepare-se para aprender!

Compreendendo o fluxo de caixa

Iniciamos nosso curso ajudando você a se familiarizar com os conceitos de planejamento financeiro e fluxo de caixa.

Neste primeiro episódio, abordamos assuntos e perguntas como:

  • Os termos relacionados a fluxo de caixa
  • O que a empresa tem de pagamentos e recebimentos
  • Recebeu mais do que pagou? E agora?
  • Pagou mais do que recebeu? E agora?

Planejando sua gestão

Como planejar a gestão da empresa? Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não basta ter um grande conhecimento de sua própria área de atuação para que o negócio seja bem-sucedido. No segundo episódio, falamos sobre:

  • Pagamento e escolha de fornecedores;
  • Sazonalidade do negócio;
  • Formas de recebimento;
  • Relacionamento com fornecedores e compradores.

Aprimorando sua gestão

Agora que você já está por dentro do planejamento, é hora de aprimorar. No terceiro episódio, explicamos a importância de ter controle de entradas e saídas da forma que você entender que seja necessário para o seu negócio. O importante é manter a gestão em dia.

Mostramos também:

  • Formas para se ter controle da gestão financeira;
  • Relação dos formatos com os bancos;
  • Exemplos práticos.

Salvando sua gestão

Mesmo com todos os conceitos aplicados, problemas podem surgir. Isso faz parte da gestão de qualquer negócio. No último episódio do curso, mostramos como solucionar possíveis dificuldades e obstáculos na gestão de caixa. Compras a prazo e renegociação são alguns dos pontos de atenção que discutimos.

Quer saber ainda mais? Pensando na capacitação e na importância do planejamento e controle financeiro, o Programa Avançar traz diversos conteúdos para quem quer empreender. São cursos online gratuitos, podcasts e artigos para quem quer começar ou desenvolver o seu negócio.

  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.