Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como começar seu próprio negócio

Quem pensa em empreender precisa lidar com uma série de decisões importantes até finalmente chegar à primeira venda ou fechar a primeira prestação de serviço. Muitas vezes, as escolhas feitas nesse começo são fundamentais para o sucesso – ou o fracasso – de um empreendimento. Por isso, para ajudar você, reunimos nesse artigo diversas dicas do Programa Avançar que apresentam informações e dicas do que você precisa considerar a cada passo dessa jornada inicial. Acompanhe e confira todos os conteúdos indicados:

No que empreender

Se você não sabe no que atuar ou tem dúvidas se o que está pensando é realmente o mais adequado, siga esses passos que mostram como escolher um negócio para empreender. Identificando um segmento ideal, avalie, ainda, se é interessante ou há alguma oportunidade em escolher um nicho de negócio e, considere, também, se é o caso de apostar no desenvolvimento de uma DNVB (siga em inglês para Digitally Native Vertical Brand – ou marca vertical digitalmente nativa, em português). 

Com quem empreender

Se você pretende dividir as responsabilidades e tarefas, vale a pena conferir quais são os cinco elementos sobre os quais refletir antes de escolher um sócio. Já se a ideia é empreender com o(a) parceiro(a), a recomendação é avaliar se você considera possível seguir essas cinco dicas de como empreender em casal.

Definir Missão, visão e valores

Pode parecer relevante apenas para médias e grandes empresas, porém, na verdade, definir Missão, Visão e Valores é uma forma de refletir sobre o papel do seu empreendimento na sociedade e, ainda, sobre a visão de futuro da sua empresa. Saiba mais sobre o conceito de cada um e como fazer para construir esses elementos.

Personalidade

Além do trio Missão, Visão e Valores, você precisa decidir como sua empresa se apresenta para o consumidor. Além de ser fundamental para as ações de marketing, essa definição ajuda a identificar aquilo que precisa ser priorizado e constantemente aprimorado. Confira os pontos de análise que ajudarão você a definir a personalidade da sua marca.

Escolher o nome fantasia

O nome fantasia é a principal forma de os seus clientes identificarem seu empreendimento e diferenciá-lo de todos os demais do mercado.  Se você ainda não definiu ou tem dúvidas sobre o nome fantasia do seu pequeno negócio, veja o que considerar para escolher o nome ideal para sua empresa.

Definir a logomarca

Depois do nome, é preciso escolher a maneira como ele será apresentado visualmente para os clientes. Por isso, é importante entender tudo o que está envolvido na hora de se pensar na logomarca do seu negócio.

Formalizar seu empreendimento

A formalização é fundamental para o crescimento do seu negócio. Ter um CNPJ permite que você abra uma conta corrente PJ, forneça para pessoas jurídicas, emita notas fiscais para seus clientes, além de conseguir comprovar a origem dos seus recebimentos. A questão é definir o melhor tipo de empresa, o que vai depender do faturamento previsto e se você irá empreender sozinho ou contará com um sócio. Confira o que você precisa saber para ter um CNPJ, o caminho legal do seu negócio.

Escolher um ponto comercial ou montar seu e-commerce 

Se a ideia é abrir um negócio físico, a escolha do ponto comercial é extremamente estratégica, pois isso pode ajudar ou impedir o sucesso do seu empreendimento. Essa é uma definição de que deve ser feita com cuidado e planejamento. Veja o que levar em consideração na hora de escolher o ponto comercial para seu negócio.
Já se a sua estratégia é montar uma loja virtual (associada ou não ao negócio físico, confira 5 passos para montar seu e-commerce.

Finalmente, lembre-se: empreender exige persistência, resiliência e aprendizado contínuo. Conte com os conteúdos do Programa Avançar para aprofundar seus conhecimentos e ter acesso a dicas para que vão facilitar a gestão do seu negócio.

Sonha em abrir seu próprio empreendimento? Conte com a ajuda do Programa Avançar, do Santander. Além de cursos online e conteúdos desenvolvidos para empreendedores, você tem acesso a parcerias, reserva de ambientes físicos para reuniões, contratação de estagiários e mais. Cadastre-se agora mesmo, é de graça.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.