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Ponto comercial: como escolher um para o seu negócio

Escolher um ponto comercial não é uma tarefa simples. Essa é uma decisão que pode tanto ajudar quanto impedir o crescimento do seu negócio, por melhor que sejam seus produtos e serviços. Por isso, essa definição deve ser feita com muito cuidado e planejamento. 

Confira os principais aspectos que precisam ser analisados no momento de definir a localização e o imóvel que vai abrigar seu empreendimento:

Requisitos legais e necessidades do seu negócio

Antes de mais nada, você precisa saber se existem e quais são as exigências legais que recaem sob o tipo de seu negócio e estão diretamente ligadas com o ponto comercial escolhido. Será que seu tipo de empreendimento tem, obrigatoriamente, de oferecer banheiro para o público? Qual a regra para a existência de saídas de emergência? Você precisará ter um espaço específico para guardar resíduos (lixo) até que sejam coletados pelo caminhão de lixo? Lembre-se que a legislação é complexa e existem exigências de nível federal (as que valem para todo o país), estaduais e municipais (específicas para seu estado e cidade).

Além disso, é preciso considerar as necessidades do dia a dia. Será que você vai precisar ter uma entrada para receber os materiais e insumos trazidos por fornecedores? E área de armazenagem? E o banheiro para funcionários?

Faça uma lista de todos os itens que precisam ser considerados e use como um checklist para validar a escolha do ponto comercial.

Acessibilidade (em todos os sentidos) e segurança

A falta de acessibilidade pode prejudicar seu negócio. E isso não quer dizer apenas com relação ao acesso a pessoas com dificuldades de locomoção, mas no sentido de ser fácil seu cliente acessar/chegar no seu ponto comercial. É fácil estacionar perto do local (ou será possível oferecer vagas de estacionamento em quantidade suficiente)? O ponto está bastante visível para potenciais clientes o descobrirem? Há algum ponto de ônibus perto? Como estão as calçadas, o asfalto no entorno? É um local seguro, bem iluminado no começo e no final do dia? 

Presença de público ao longo do horário de funcionamento

Uma avaliação importante é com relação ao fluxo de potenciais clientes, que deve acompanhar o horário previsto para o funcionamento do seu empreendimento. No caso de um restaurante, por exemplo, às vezes o pico se dá na hora do almoço, porém pela dinâmica da região, não há procura para jantar. É preciso avaliar se a operação se sustenta com o fluxo previsto apenas para o almoço. Para negócios nos quais haja previsão de abertura aos sábados, é preciso considerar se o entorno fica muito deserto e isso pode tornar a segurança mais vulnerável. 

Concorrência

A forma como olhar para a concorrência vai variar demais de acordo com o tipo de negócio e estratégia. Dependendo do segmento, estar em uma região onde há empreendimentos semelhantes é uma vantagem. Basta lembrar de ruas ou bairros conhecidos por concentrarem um determinado tipo de comércio, por exemplo, de móveis e decoração, de noivas, de roupas, de eletrônicos, de bares ou de artigos para iluminação. Nesse caso, um concorrente acaba gerando público para outro. Por outro lado, ser a terceira cafeteria em uma rua com pouco movimento pode ser uma aposta arriscada, assim como ser a única loja de artigos para a animais domésticos do bairro pode ser uma oportunidade.

Cenário futuro da região

Mudanças no entorno do empreendimento impactam diretamente no negócio, tanto positiva quanto negativamente. Claro que é impossível prever o que irá acontecer muito para frente no tempo, porém, algumas alterações estão facilmente visíveis. Preste atenção em movimentos como: previsão de abertura de uma nova estação de metrô ou de um terminal de ônibus; prédios comerciais ou residenciais em construção. Isso muda o cenário e precisa ser avaliado. Caso essas situações venham trazer mais público, é preciso considerar esse possível aumento de demanda e o que será necessário se adaptar para isso. Dependendo do negócio, porém, o maior fluxo de pessoas é negativo (como, por exemplo, a maior competição por vagas de estacionamento nas ruas próximas).

Seu público-alvo

Ter um local perfeito, porém em uma região que não é frequentada por seu público-alvo é algo muito arriscado. Se seu negócio exige praticar preços mais altos por oferecer diferenciais, não parece ser uma boa ideia instalá-lo em um bairro com baixo poder aquisitivo; da mesma forma como ter um negócio popular em uma área mais nobre. 

É claro que há locais que conseguem atrair público diferente do ambiente onde estão instalados, para os quais as pessoas se sentem motivadas para se deslocarem até ele, vindo de diferentes pontos da cidade. Mas são casos mais raros e você precisará de outras estratégias para isso, contando com já um bom acesso ao seu público e investindo fortemente em divulgação.

Orçamento

Finalmente, é preciso ter certeza de que o custo com o ponto cabe no orçamento disponível. No cálculo, considere reformas, adequações, aquisição de equipamentos e mobiliário e a própria manutenção do imóvel. Muito cuidado para não fazer cálculos muito otimistas com relação ao desempenho financeiro do negócio, especialmente em sua fase inicial.  Crie uma agenda com a previsão da data de abertura e inclua um tempo a mais para imprevistos e eventuais atrasos. Interessante é tentar negociar um tempo de carência para o começo do pagamento enquanto as obras são realizadas.

Como visto, são vários os cuidados a se escolher o ponto comercial para um negócio. Vale visitar o local várias vezes, em diferentes horários e dias da semana para entender realmente a dinâmica da região. A regra de ouro é evitar a empolgação (às vezes o local se destaca por um aspecto, como, por exemplo, boa localização) e a pressa em fechar o contrato para que o ponto não seja comercializado para outra pessoa. É preciso planejamento para uma boa escolha!

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