O que você precisa saber:
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O WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros que usam redes sociais;
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Para separar o WhatsApp pessoal do perfil da empresa, foi criado o WhatsApp Business;
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O WhatsApp Business tem diversas ferramentas exclusivas para ajudar no atendimento ao cliente.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil: segundo dados de 2022, 92% dos brasileiros que utilizam redes sociais tem o WhatsApp. Esses brasileiros fazem parte dos 2 bilhões de pessoas pelo mundo que usam o aplicativo ao menos uma vez ao mês.
Esses números são uma prova de que o WhatsApp é um ótimo canal de venda para as empresas. E a própria equipe que cuida do aplicativo percebeu isso: o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada para empresas, foi lançado em 2018 com recursos exclusivos para ajudar nas vendas e na divulgação no WhatsApp.
Nesse artigo, nós do Prospera vamos te mostrar como vender pelo WhatsApp e tudo mais o que você precisa saber para usar o aplicativo como canal de vendas em sua empresa. Leia agora!
Por que vender pelo WhatsApp?
Ter sua empresa presente no aplicativo mais popular do Brasil não é a única vantagem de vender pelo WhatsApp: existem outros motivos que tornam esse aplicativo necessário para seu negócio.
Entre eles estão:
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O fato do aplicativo ser gratuito;
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A praticidade para o contato;
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As ferramentas destinadas à negócios, como catálogo, pagamento e mensagens automáticas;
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A velocidade na comunicação, melhorando a experiência do cliente;
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A possibilidade de criar ou melhorar o relacionamento com o público;
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A proximidade com o cliente;
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A segurança dos dados, tanto da empresa como do cliente.
Como começar a vender pelo WhatsApp?
Para vender no WhatsApp, é preciso ter uma conta no aplicativo.
Você pode fazer isso adaptando seu WhatsApp pessoal ou utilizando o WhatsApp Business, também chamado de WhatsApp para Negócios, versão do aplicativo voltado para que empresas prestem atendimento ao cliente e vendam produtos.
Nesse caso, ter um perfil no WhatsApp Business é mais vantajoso: o aplicativo oferece recursos específicos para empresas para ajudar no atendimento e nas vendas, além de continuar gratuito e permitir que você mantenha sua lista de contatos do WhatsApp pessoal, algo vantajoso se você já costuma atender seus clientes pelo aplicativo.
Quais as diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business oferece alguns recursos exclusivos para que as empresas possam se comunicar facilmente com os clientes, mostrar seus produtos e serviços e até mesmo fazer compras.
Mas, mesmo com essas funcionalidades, o aplicativo mantém a interface do WhatsApp comum, o que facilita na hora de mudar a foto de perfil ou conversar com os clientes, por exemplo.
Entre as funcionalidades oferecidas estão:
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Perfil comercial
Com a função perfil comercial, é possível disponibilizar, além do nome da empresa e de sua foto de perfil — geralmente, o logotipo dela —, endereço, site, horários de funcionamento e até mesmo uma descrição do que você vende.
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Catálogo de produtos
No WhatsApp para Negócios é possível disponibilizar seu catálogo de produtos, com nomes, descrições e preços, facilitando que o cliente que entre em contato conheça os produtos disponíveis.
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Rótulos
Os rótulos funcionam como etiquetas para que você possa organizar as conversas de acordo com categorias e cores diferentes. Assim, você pode classificar as conversas de acordo com assuntos e prioridades, como novos clientes ou pós venda, por exemplo.
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Respostas rápidas
As respostas rápidas são um tipo de configuração feita para que você consiga responder rapidamente às perguntas frequentes feitas pelos clientes. Basta selecionar a resposta pronta e enviá-la.
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Mensagens automáticas
Parecida com as respostas rápidas, as mensagens automáticas são mensagens configuradas para serem enviadas automaticamente quando o cliente digita alguma palavra específica ou envia mensagem fora do horário de atendimento.
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Lista de transmissão
A lista de transmissão do WhatsApp é outro recurso disponível para o envio de mensagens. Com ela, é possível enviar uma mesma mensagem simultaneamente para vários contatos — algo útil para divulgar promoções e novidades.
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Link curto
O link curto no WhatsApp Business permite que você envie seu contato para clientes da maneira mais simples: com ele, basta que o cliente clique no link para iniciar uma conversa com você.
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Dados e estatísticas
O aplicativo também disponibiliza dados, estatísticas e análises sobre a relação da sua empresa com os clientes que entram em contato, como, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas pelo seu perfil, quantas foram entregues e quantas foram lidas pelos clientes ou métricas das vendas pelo WhatsApp.
Como fazer o download do WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito e disponível para telefones Android e iOS. Para se diferenciar da versão pessoal do aplicativo, o logotipo do WhatsApp para Negócios possui um B no local onde o logotipo da versão original tem o desenho de telefone.
Para baixar o aplicativo, basta entrar na loja de aplicativos do seu celular, buscar WhatsApp Business e fazer o download.
É possível usar o WhatsApp e o WhatsApp Business no mesmo celular?
Sim. O WhatsApp e o WhatsApp Business são dois aplicativos diferentes e, por isso, é possível utilizar os dois no mesmo celular.
Mas é preciso estar atento ao número utilizado: caso o número de telefone já esteja vinculado a sua conta pessoal do WhatsApp e você decidir usá-lo para seu WhatsApp Business, todas as conversas serão transferidas para ele e as pessoas serão avisadas de que você trocou sua conta pessoal para uma conta empresarial.
Por isso, é recomendado que você tenha dois números de telefone diferentes.
Como fazer um perfil no WhatsApp for Business?
Fazer um perfil no WhatsApp Business é fácil: basta seguir os passos instruídos pelo WhatsApp para criar seu perfil comercial.
Forneça seu número de celular ou telefone fixo e valide o número pelo código enviado por SMS ou ligação telefônica.
Depois, basta preencher informações como nome da empresa, endereço, site e escolher uma foto de perfil.
É possível usar o WhatsApp Business na web?
Sim, mas alguns recursos, como os rótulos, não estarão disponíveis pois só são permitidos no aplicativo mobile.
É possível receber dinheiro pelo WhatsApp?
Desde 2021, é possível transferir dinheiro entre perfis pessoais da plataforma. Porém, para o WhatsApp Business, essa função só foi liberada em abril de 2023 e a mudança está sendo feita aos poucos.
Para fazer pagamento no WhatsApp e disponibilizar essa função para seus clientes, é preciso vincular sua conta à Cielo, Mercado Pago ou Rede e configurar o aplicativo para receber pagamentos de cartão de débito e crédito.
Falamos mais sobre como configurar o WhatsApp da sua empresa para receber pagamentos em nosso artigo sobre como usar o WhatsApp para pagamentos.
Qual é o processo de venda pelo WhatsApp?
O processo de venda pelo WhatsApp e por outros meios sempre seguem as mesmas etapas, sempre adaptadas para o meio onde a venda está sendo realizada:
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Prospecção, que é onde você identifica possíveis clientes, ou seja, o público alvo do seu negócio;
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Contato, que é o primeiro contato com o cliente, onde ele é apresentado o produto ou serviço que você vende;
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Qualificação, que é o momento em que você classifica as pessoas que tem maior potencial de fechar negócio com você pois seus produtos ou serviços são capazes de resolver os problemas que eles têm;
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Oferta, onde você mostrará como seu produto ou serviço pode beneficiar os clientes;
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Avaliação e Negociação, que é a etapa onde são combinados os detalhes da venda, como preços, entrega e até mesmo possíveis descontos;
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Fechamento, que é quando a compra é efetivada, com o cliente fazendo o pagamento e recebendo seu produto ou serviço;
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Pós-venda, que é o momento em que se mede a satisfação do cliente com o produto ou serviço e com o atendimento prestado. Essa é uma das etapas mais importantes do processo de compra, porque é onde você consegue se certificar que o cliente voltará a fazer negócio com você.
Vender pelo WhatsApp permite que você consiga cumprir todas as etapas desse processo, dando a atenção individual necessária para cada um deles.
Como vender pelo WhatsApp?
Agora que você já sabe tudo sobre o WhatsApp para Negócios e as vantagens de usá-lo em sua empresa, é hora de saber como vender produtos e serviços pelo aplicativo.
Para te ajudar nisso, temos 15 dicas para vender por WhatsApp. Veja agora quais são elas!
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Saiba mais sobre seu público e use a linguagem dele
Para vender para seu público, você precisa falar a linguagem dele. Ou seja, dependendo do que você vende e do público que você atende, não é necessário usar uma linguagem formal o tempo todo. Desde que a mensagem seja clara, é possível ser descontraído e até mesmo usar emojis na hora do atendimento.
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Divulgue seu contato
Ninguém vai saber que seu negócio tem um WhatsApp se você não divulgar isso por aí. Então, assim que terminar de configurar seu WhatsApp Business, divulgue-o para clientes e clientes em potencial.
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Crie um roteiro para atendimento
Criar um roteiro para o atendimento vai facilitar seu dia a dia e, quando você tiver funcionários, ajudar no treinamento deles. O roteiro é uma ferramenta onde você irá descrever todos os passos que irá tomar no atendimento, desde o primeiro contato do cliente até as perguntas que serão feitas na pesquisa de satisfação após o atendimento.
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Foque no atendimento humanizado
Não é horrível quando você liga para algum lugar para resolver um problema e é atendido por algum atendente virtual que faz você ficar apertando botões no telefone, mas nunca entende o comando?
Então, seus clientes também não gostam disso. Por isso, lembre-se que as funções de mensagens automáticas do WhatsApp são auxiliares e não algo para se usar em todo o atendimento, pois o torna desumanizado e pode deixar o cliente irritado.
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Sempre configure uma mensagem automática
Mensagens automáticas são ótimas para dar uma resposta rápida ao cliente em casos em que você precisa de mais informações sobre ele ou em que você não está disponível para fazer o atendimento.
Por isso, configure uma mensagem automática para situações em que elas podem ser usadas: quando você estiver fora do horário de atendimento, em um feriado, ou mesmo para perguntar para o cliente com o que você pode ajudá-lo logo que ele entrar em contato.
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Foque na objetividade e na agilidade
Oferecer um atendimento rápido e objetivo é uma vantagem para você, pois faz com que você possa atender mais clientes em menos tempo, e para o cliente, que terá sua dúvida respondida rapidamente e reconhecerá isso como uma das vantagens da sua empresa.
Por isso, sempre que responder perguntas, faça isso da maneira mais completa possível, sem deixar espaço para que o cliente tenha mais dúvidas.
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Use a função catálogo
A função catálogo do WhatsApp para Negócios foi feita para que você possa expor seus produtos e serviços, dar detalhes sobre eles e, principalmente, seus preços. Usá-la é uma maneira de facilitar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp e mostrar tudo o que você tem a oferecer para ele.
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Use as listas de transmissão
A lista de transmissão do WhatsApp é ótima para divulgar promoções e novos produtos diretamente nas mensagens dos seus contatos. E o melhor é que é possível segmentar esses envios e criar listas específicas para públicos que podem ser interessar mais por um produto do que o pelo outro, por exemplo.
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Crie e divulgue promoções
Todo mundo ama uma promoção. Por isso, se bem-feitas, promoções podem ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Para divulgá-las, use os recursos oferecidos pelo WhatsApp Business: eles são feitos para que você possa contatar o máximo possível de clientes em sua lista de contatos.
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Use o status para divulgações
O status é aquela função do WhatsApp que funciona como os stories do Instagram: você posta uma foto ou vídeo e ele fica disponível por 24 horas para que seus contatos vejam.
Usar o status é uma ótima maneira de anunciar novidades no catálogo, produtos novos ou promoções.
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Defina um calendário
Planejamento é a chave no mundo das vendas. Ter um calendário anual, com todas as datas comerciais, comemorativas e outras que possam ter um impacto no seu negócio — seja no aumento das vendas ou em sua baixa — é uma maneira de se planejar para épocas de baixa de vendas e criar divulgações para datas específicas.
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Preste atenção às datas comemorativas
Datas comemorativas são as oportunidades perfeitas para aumentar suas vendas. Por isso, aproveite o Dia das Mães, dos Pais, a Páscoa, o Natal e todas as outras que existem no calendário — como dia dos avós, dos professores, dos namorados etc. — para promover o que você vende.
Uma dica: o quanto antes você anunciar sua campanha para essas datas comemorativas, melhor vai ser a recepção do público a elas, afinal, eles terão tempo para se planejar e comprar com você.
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Use o WhatsApp pagamentos
Não deixe de habilitar a função WhatsApp para pagamentos! Te explicamos como fazer isso nos tópicos anteriores, então, fique de olho em quando a função será habilitada no seu WhatsApp Business.
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Integre as funções de contato no WhatsApp Business em outras redes sociais
O WhatsApp Business permite que você o conecte com outras redes sociais para facilitar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp. Por isso, se você tem uma página no Facebook ou perfil no Instagram, vale a pena dar uma chance para a integração dessas redes com o WhatsApp.
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Nunca deixe o cliente sem resposta
Deixar o cliente sem resposta é sinônimo de perder o cliente. Então, nunca faça isso: sempre dê respostas a quem entra em contato com você, sempre se atente às notificações novas e cheque as conversas para garantir que não deixou ninguém sem resposta.
O WhatsApp não é o único aplicativo que você pode usar para aumentar as vendas do seu negócio. Veja nosso artigo sobre como vender no Instagram e descubra a importância dessa rede social em seu negócio!