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5 dicas para parar de vender fiado

Mulher aceita pagamento de cliente.

O que você precisa saber: 

  • O fiado é uma armadilha e pode trazer um grande prejuízo financeiro para qualquer negócio; 

  • Existem maneiras simples e eficazes de parar de vender fiado em seu comércio; 

  • Fazer a cobrança dos clientes devedores não precisa ser difícil e vamos te mostrar como fazer isso. 

Apesar de ser uma prática muito comum, o fiado é um grande problema para quem tem um negócio: ele se mostra inofensivo no começo e logo se transforma em uma grande bola de neve que traz um grande prejuízo financeiro. 

Esse artigo é para você que não sabe como parar de vender fiado ou quer saber por que vender fiado não é uma boa ideia para os negócios. 

Leia agora! 

O que é fiado? 

Vender fiado é quando você vende algo para alguém que só vai pagar depois. 

Ou seja, ao vender fiado, você não recebe nada e tem que se basear na promessa de que o pagamento será feito, não sabendo se ele realmente será feito ou quando isso vai acontecer. 

Qual a diferença entre cartão de crédito e fiado? 

Quando uma venda pelo cartão de crédito é feita, há a garantia da instituição financeira responsável pelo cartão de que o pagamento será feito. Afinal, a pessoa que fez a compra passa a dever ao banco caso não pague. 

Já no caso do fiado, não há nenhuma garantia além da promessa do comprador, o que torna o pagamento incerto. 

Por que parar de vender fiado? 

Muitas pessoas vendem fiado para não perder clientes ou até mesmo para conquistar novos compradores. Mas, isso é um erro: vender fiado é ficar muito próximo da falência do seu negócio. 

Vender fiado causa os seguintes prejuízos para empresa: 

  • Confusão nas finanças; 

  • Falta de dinheiro; 

  • Atraso no pagamento de fornecedores; 

  • Atraso no pagamento de contas, como luz, água e internet; 

  • Atraso no pagamento de funcionários; 

  • Interrupção no funcionamento da empresa; 

  • Falência do negócio. 

Pense dessa maneira: o dinheiro das suas vendas é o dinheiro que você usará para pagar seus fornecedores, então, se você ficar sem dinheiro, você vai ficar sem pagar seus fornecedores e não terá produtos para vender. 

É também esse o dinheiro que você usará para pagar as contas da sua empresa, então, se você não pagar suas contas, como aluguel, luz e água, você não terá onde vender seus produtos; e, por último, se você não pagar seus funcionários, você não terá como atender seus clientes. 

Todo esse processo pode fazer com que você seja obrigado a parar as atividades do seu negócio, o que pode levar à falência. 

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Como parar de vender fiado? 

Com algumas atitudes simples, é possível parar de vender fiado em seu negócio. Veja quais são elas agora: 

  1. Avise que seu negócio não vende fiado 

Sabe aquelas placas anunciando que um lugar não vende fiado? Essa é a melhor maneira de avisar clientes sobre essa regra do seu negócio.  

Tenha uma dessas em um lugar bem visível, como próximo a entrada ou no caixa, e economize seu tempo deixando de avisar que você não vende fiado. 

  1. Ofereça diversas formas de pagamento 

Muitas vezes, os clientes querem comprar fiado porque não tem dinheiro no bolso naquele momento. Então, facilite a vida dele oferecendo diversas opções de pagamento. 

Hoje em dia, é possível fazer pagamentos via PIX, na máquina de cartão de crédito ou débito, parcelado ou à vista. Também é possível deixar que os clientes paguem uma parte em dinheiro e outra no cartão, por exemplo. Quanto mais formas de pagamento você disponibilizar em seu negócio, menos os clientes vão pedir para comprar fiado. 

  1. Dê descontos para pagamentos à vista 

Se você quer incentivar que os pagamentos sejam feitos na hora para ter dinheiro rápido em seu bolso, ofereça descontos para quem pagar à vista, seja em dinheiro ou no cartão. 

Todo mundo gosta de descontos, então essa é uma maneira de melhorar a experiência do seu cliente, garantir que ele pague tudo na hora e também volte a fazer negócio com você. 

  1. Se você presta serviços, vale pedir um adiantamento 

Pedir um adiantamento por um serviço é uma maneira de garantir que, mesmo que o cliente não pague a outra parte do que foi acordado, você tenha uma parte do dinheiro pelo trabalho que você fez, possa parar de trabalhar sem ser prejudicado e ainda não tenha que fazer cobranças. Por isso, comece a pedir adiantamento pelos seus serviços antes de iniciá-los. 

  1. Negocie com quem está devendo 

Se você vende fiado, você precisa ter uma lista com todos os compradores e os valores devidos por eles. Com essa lista em mãos, vale a pena entrar em contato com quem deve para você e tentar renegociar a dívida, oferecendo descontos e novas condições de pagamento. 

Assim, você facilita o pagamento, além de conseguir reaver os valores que deveriam estar no seu caixa. 

Como cobrar clientes que compraram fiado? 

Fazer cobranças pode ser algo desconfortável, mas isso não significa que você deva deixar essa tarefa de lado: ela é extremamente importante para a sobrevivência do seu negócio. 

Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas que você pode colocar em prática para cobrar os clientes que pagaram fiado e estão te devendo. 

  1. Saiba quem está te devendo 

Saber quem está te devendo e quanto a pessoa deve é o primeiro passo para fazer cobranças. Por isso, anote informações como nome do comprador, valor e data da compra sempre que você vender fiado. 

  1. Seja gentil ao cobrar 

Quem deve dinheiro pode se sentir envergonhado por isso. Então, é importante fazer a cobrança com gentileza, evitando que a pessoa se sinta culpada por não ter pagado. Essa simples atitude pode não só fazer você conseguir seu pagamento, como também evitar que você perca seu cliente. 

Além disso, cobrar de maneira agressiva pode te trazer um problema com o Código de Defesa do Consumidor. 

  1. Crie uma mensagem padrão 

Ter uma mensagem pronta para enviar para quem está devendo é uma maneira de facilitar o seu trabalho e garantir que a pessoa que você está cobrando não se sinta perseguida e pressionada a pagar. 

  1. Ofereça boas condições de pagamento 

Negociar com o cliente é uma ótima maneira de garantir que você será pago. E isso não significa que você precisa diminuir o valor da dívida. Negociando, você pode oferecer novos prazos de pagamento, por exemplo. A chave de tudo é a conversa. 

Cobrar pagamentos não é a única tarefa difícil para quem tem um negócio: avisar os clientes sobre o aumento de preços também pode ser complicado, mas nós temos dicas para te ajudar! Acesse nosso blog e leia agora! 

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