Busca
Agronegócio Geral

Atualize-se e aceite estes 4 novos meios de pagamentos

Não é apenas na compra por e-commerce que os novos meios de pagamento substituem a moeda física e o tradicional cartão de débito ou crédito.

O consumidor exige mais praticidade na hora de pagar por sua compra, e o mercado tem sido inovador na hora de oferecer ferramentas para facilitar a transação comercial, seja em loja física ou virtual.

Entre as vantagens do uso da tecnologia no pagamento, estão a rapidez e a segurança, uma vez que a rotina de consumo deve ser otimizada para se adequar à nova realidade do cliente.

Por isso, listamos 4 novos meios de pagamento que a sua empresa precisa conhecer para se manter competitiva no mercado e atender o público com excelência. Confira a seguir!

1. Carteira móvel

A carteira móvel (ou carteira digital) foi criada em 2014 pela Apple, mas Google e Samsung rapidamente lançaram plataformas para competir por um nicho do mercado.

Em um aplicativo simples, o usuário pode armazenar dados pessoais e informações de pagamento no seu smartphone, eliminando a necessidade de apresentar o cartão e aumentando a segurança da transação bancária.

Esse novo meio de pagamento não exige conexão com a internet e transforma o celular em um dispositivo inteligente, capaz de fazer o pagamento com praticidade.

2. Pulseira inteligente

O mecanismo da pulseira inteligente é o mesmo utilizado no pagamento automático de pedágio em rodovia. A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite o compartilhamento de dados entre um dispositivo colocado a alguns centímetros de distância de outro.

Dessa forma, uma pulseira que oferece o recurso da comunicação por proximidade pode fazer um pagamento apenas aproximando o objeto de um leitor equipado com o chip NFC.

Essa opção já está disponível em diversas empresas e lojas de varejo ao redor do mundo, que disponibilizam terminais de pagamento sem contato para otimizar a experiência de compra do cliente.

3. Biometria

A leitura da impressão digital já é utilizada em vários cenários, mas apenas recentemente se tornou uma opção para autenticar uma informação de pagamento.

Hoje em dia, duas empresas de cartão (Visa e Mastercard) testam um sistema de pagamento que utiliza a biometria para validar uma compra online em aplicativo específico, aumentando a segurança da transação virtual.

4. Selfie

O reconhecimento facial também é um recurso promissor para agilizar o processo de compra, especialmente entre o público mais jovem.

A inovação partiu do banco digital Neon. Em parceria com a Visa, ele permite que o cliente confirme o pagamento utilizando uma selfie. Basta tirar uma foto do próprio rosto para validar a compra, substituindo a etapa de informar dados do cartão ou gerar boleto.

Algumas opções ainda não estão disponíveis no país, mas os novos meios de pagamento prometem despontar no mercado nacional e conquistar a preferência do público.

Por isso, é fundamental que a sua empresa acompanhe as ferramentas mais promissoras e esteja preparada para a implementação de novas tecnologias em seu processo de venda.

Quais desses novos meios de pagamento você já conhecia? Para se manter atualizado com as tendências do mercado, conte com o Grupo Santander: o portal oferece diversas pesquisas de acesso gratuito, como o Índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio, atualizado trimestralmente.

 

_x000C_

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.